UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
em Educação em Direitos Humanos
em Educação em Direitos Humanos
Cidadania Participativa nas
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DIRETRIZES CURRICULARES
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Educação Escolar Indígena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
A Escola e as Mudanças Sociais
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
O que é ensinar história?
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Currículo e diversidade
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
CAT.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO: DIREITOS HUMANOS: É HORA DE REFLETIR E AGIR APRESENTAÇÃO Atualmente a sociedade brasileira passa por violentas transformações econômico- sociais, políticas e culturais que excluem da maioria da população os direitos básicos do cidadão. Nesse sentido, é “comum” o desconhecimento das leis, dos direitos e deveres, enfim, da própria Constituição Brasileira. Na área dos direitos humanos e na educação não é diferente. As pessoas desconhecem os seus direitos e uma educação de qualidade torna-se cada vez mais distante. A educação é fundamental para o desenvolvimento do país e das pessoas, contribuindo para reduzir as desigualdades sócio-econômicas e culturais. Contudo, um dos maiores problemas da educação manifesta-se através da evasão e da repetência, o qual se configura em um campo vasto, onde pesquisadores têm desenvolvido estudos importantes na tentativa de resolver ou minimizar tais problemas, que atingem toda a sociedade brasileira. Nesse sentido, para combater a evasão e a repetência dos alunos do ensino fundamental e médio, e construir uma cultura de luta pelos direitos do cidadão, estamos propondo ações voltadas para a temática direitos humanos em nossas escolas, numa perspectiva de mudança na postura de gestores, professores e alunos, rumo a uma educação promotora de igualdade social e étnico-raciais. Pois, entendemos que a escola é um espaço coletivo de ensinar, aprender e valorizar as diferenças, proporcionando uma educação de qualidade e menos excludente. GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - DRE’03 COLÉGIO ESTADUAL “JOÃO XXIII” COLÉGIO ESTADUAL “ABDIAS BEZERRA” ESCOLA ESTADUAL “JOSUÉ PASSOS” Evandro Barbosa Portela Givaldo Santos de Jesus João Bosco dos Santos Josiêne Santos Marizete Morais Gimenes Airton Cardoso dos Santos Maria Inês dos Santos Paulo Sérgio Lima Nascimento Terezinha de Jesus Barreto Mendonça Jailda Nascimento Lima Marcos Antônio da Silva Ana Carla da Silva Oliveira Edemar Lima Oliveira OBJETIVO GERAL: Desenvolver atividades pedagógicas que proporcionem mudanças na postura de alunos, professores e gestores no sentido de uma educação voltada para os direitos humanos e de inclusão social e cultural. PLANO DE AÇÃO: - Realizar o 1º Fórum sobre Direitos Humanos em todas as escolas públicas de Ribeirópolis; - Articular a temática Direitos Humanos no planejamento de ensino de todas as áreas do conhecimento; - Desenvolver atividades de interpretação, análise e produção de textos sobre as mídias (televisão, internet, músicas, propagandas, filmes etc). - Realizar semestralmente mostras de mídias (televisão, internet, músicas, propagandas, filmes, etc); - Promover oficinas de manuseios de equipamentos tecnológicos; - Realizar palestras nas escolas sobre o ECA envolvendo Ministério Público e Conselho Tutelar; - Realizar a 1ª Semana de Arte e cultura com a temática “Cultura, diversidade e identidade” envolvendo as escolas públicas do município de Ribeirópolis; - Criar uma página das escolas na internet com o objetivo de divulgar todas as atividades realizadas durante o ano letivo, bem como, a utilização da rádio escola. RESULTADOS ESPERADOS: * Socializar a temática em Direitos Humanos, possibilitando a interação entre escola e comunidade; * Promover mudanças de postura na direção de uma educação anti-racista e promotora de igualdade das relações sociais e étnico-raciais; * Sensibilizar os educandos em relação ao poder da mídia sobre os valores humanos; * Proporcionar aos alunos e professores conhecimentos básicos sobre manuseio de equipamentos tecnológicos; * Conhecer o ECA, os direitos e deveres do cidadão, como ferramentas fundamentais para a construção da cidadania; * Utilizar o diálogo de maneira crítica, responsável e construtiva de acordo com as diversas situações sociais para discutir os conflitos e tomar decisões coletivas. * Reduzir os índices de evasão e repetência dos alunos das unidades escolares no município de Ribeirópolis-Se. Figura 01. Conferência Ambiental do Colégio Estadual João XXIII Figura 02. Professores e Alunos do Colégio Estadual Abdias Bezerra Figura 03. Alunos da Escola Estadual Josué Passos REFERENCIAL TEÓRICO ARROYO, Miguel(Org.). Da escola carente à escola possível. São Paulo: Edições Loyola, CARBONARI, Paulo. Direitos humanos: sugestões pedagógicas. Passo Fundo-RS: IFIBE, 2008, p ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares (Org.) Direitos humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, Fonte: Arquivo da escola, 2008.