BENEFÍCIOS DO RPPS E A PERÍCIA MÉDICA CONGRESSO DA AEPREMERJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
Advertisements

FAP Fator Acidentário de Prevenção 23ª Jornada AMIMT 2009
PROPOSTA NOVO MODELO DE RECONHECIMENTO DE DIREITO DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE 1.
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Setembro/2012 Brasília, Outubro de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2008.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Fevereiro/2011 Brasília, março de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: PROJEÇÕES DE LONGO PRAZO
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2012 Brasília, junho de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2012 Brasília, Dezembro de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Março/2013 Brasília, abril de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Janeiro/2011 Brasília, fevereiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2013
Eduardo Henrique R de Almeida
RODA DE CONVERSA REUNIÃO CAMS
Reabilitação Profissional como Fator de Reintegração Social
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Fevereiro/2013
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Readaptação e reabilitação: implicações jurídicas
Comunicação de acidentes no Trabalho
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2005 BRASÍLIA,
LAUDO MÉDICO PERICIAL JUDICIAL
MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO Brasília – Julho/2013.
SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2006.
Política Nacional de Saúde do Idoso
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM ABRIL/2007.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2006 BRASÍLIA,
Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2007.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2006 BRASÍLIA,
Prof. João Carlos da Fonte
1 ACORDOS INTERNACIONAIS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E ACORDO BRASIL- JAPÃO SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Fevereiro 2012.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MAIO/2004 BRASÍLIA,
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM NOVEMBRO/2007.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2007.
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
Apresentação Eng. Sergio Ussan.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social ALTERAÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR BRASÍLIA,
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM AGOSTO/2003 BRASÍLIA,
Os Estudantes e a Previdência Social
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM SETEMBRO/2006.
Rio de Janeiro, outubro de 2008 Previdência Social Brasileira Seminário Internacional de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social.
Auxílio Doença..
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Saúde e Segurança na Pesca Artesanal e Industrial
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM OUTUBRO/2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM AGOSTO/2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM ABRIL/2006.
Ministério da Previdência Social A Previdência Social vive um Novo Tempo Brasília, 20 de fevereiro de 2009 Ações e prioridades em execução.
NÚMERO DE ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS E LIQUIDADOS, NO BRASIL Anuário Estatístico da Previdência Social ANOACIDENTES DO TRABALHO REGISTRADOSACIDENTES.
NOÇÕES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Qualidade de Vida e Gestão de Absenteísmo Gustavo Nicolai.
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
Transcrição da apresentação:

BENEFÍCIOS DO RPPS E A PERÍCIA MÉDICA CONGRESSO DA AEPREMERJ Petrópolis, agosto de 2012. Baldur Schubert Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil

A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho NOVIDADE A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (Decreto n.º 7.602, de 7 de novembro de 2011) RPPS INTEGRALIDADE

Não programados: Risco BENEFÍCIOS (PRESTAÇÕES ECONÔMICAS) Os mais significativos Programados Aposentadoria por idade Aposentadoria por tempo de contribuição Não programados: Risco Benefícios por incapacidade: Auxílio doença Aposentadoria por invalidez

DOENÇA INCAPACIDADE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE Diferenças Hipertensão Arterial – I10 (CID 10) Diabetes – E10 (CID 10)

Avaliação Técnica da Incapacidade Perícia Médica

BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE Incapacidade - Conceito É a impossibilidade do desempenho das funções específicas de uma atividade ou ocupação, em consequência de alterações morfopsicofisiológicas provocadas por aci-dentes ou doenças. GRAU: Total ou Parcial DURAÇÃO: Temporária ou Indefinida ATIVIDADE: Uni, Multi ou Omniprofissional

BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE Complexidade Os benefícios por incapacidade são os mais complexos da Previdência Social. São os ÚNICOS passíveis de alteração por ação de profissionais! Exigem a intervenção de diferentes áreas, tendo a ação preponderante da Perícia Médica.

Médicas Perito Médico Médico do Trabalho Administrativas PRINCIPAIS PROBLEMAS Diferentes Visões Médicas Médico Assistente Perito Médico Médico do Trabalho Administrativas Secretaria da Administração Secretaria de Recursos Humanos Secretaria da Saúde Instituto de Previdência Estadual/Municipal

GESTÃO Dados Estatísticos

Em 2011 foram requeridos 4.535.373 Benefícios por Incapacidade*. INSS. BRASIL. BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE.VOLUME E DESPESA. Impacto sobre o Sistema de Previdência Social Em 2011 foram requeridos 4.535.373 Benefícios por Incapacidade*. Corresponde a cerca de 60% do volume de requerimentos do INSS e por mais de 22% do total das despesas com benefícios. A despesa com estes benefícios, neste mesmo ano, foi de R$ 59,5 bilhões de Reais. *Fonte: INSS/DATAPREV , SUIBE/SINTESE, 2012. Foram consideradas as espécies 31,32,36, 91,92,93,94,95 e 87.

BRASIL – INSS Tempo Médio de duração do auxilio doença acidentário (dias) 2006-2011 fonte: SUIBE, Anuário Estatístico da Previdência Social – MPS, 2010.

BRASIL – INSS Evolução dos três principais grupos de causas mais frequentes Auxílio Doença Previdenciário (B31) Período 2005-2011 TOTAL DE CONCESSÕES DE B31 EM 2011: 2.026.624 OBS: OS TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS DE CAUSAS DE CONCESSÃO DO AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO B31 CORRESPONDERAM, NO ANO DE 2011, A MAIS DE 60% DO TOTAL DE CONCESSÕES! FONTE: INSS/DIRSAT/DACGI.FEV/2012

SISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR PRESENTE/FUTURO VISÃO INTEGRAL SISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

ESTRATÉGIA IBERO-AMERICANA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO APOIO INTERNACIONAL - OISS (www.oiss.org) ESTRATÉGIA IBERO-AMERICANA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DO ADULTO MAYOR (3ª IDADE) PROGRAMA DE EMPREGO PARA DISCAPACITADOS CAPACITAÇÃO – MASTERS ASSESSORIA

Possibilidades de Intervenção...

Pagamento de benefício por incapacidade ALGUMAS AÇÕES (MEDIDAS) Antes da ocorrência do dano (acidentes/doença) Promoção da saúde Prevenção Proteção coletiva e individual Após ocorrência do dano (acidentes/doença) Diagnóstico precoce Pronto tratamento Limitação do dano Reabilitação física, profissional e social (o mais precoce possível) Pagamento de benefício por incapacidade

Muito obrigado! Baldur Schubert baldur.schubert@previdencia.gov.br Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil baldur.schubert@previdencia.gov.br (61) 3313-4376