TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Advertisements

ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Aula de Física Fevereiro de 2013
DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA
Propriedades coligativas
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Propriedades Coligativas
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
Método Científico das Ciências da Natureza
Propriedades coligativas: pressão máxima de vapor
Mudanças de Estado Físico
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.
O ciclo da Água
A Água Foi este líquido incolor, inodoro e sem
Desenvolvimento Sustentável
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Mudanças de Estado Físico da Matéria
Objeto do conhecimento: Matéria
Termometria Temperatura
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
NÃO troca calor com o meio externo
Poemas de Rómulo de Carvalho.
A construção do significado
Soluções.
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Propriedades gerais da Matéria
CALOR SENSÍVEL  Usado quando há mudança de temperatura  Q = m.c. 
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3.5. Distinguir substâncias – ponto de fusão e ponto de ebulição.
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Propriedades Coligativas
Física Térmica INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Física Calorimetria – Diagramas de fase Ilan Rodrigues.
Diagrama de Fase.
Soluções.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES LÍQUIDAS
Propriedades Coligativas
Diagrama de Fases.
Química – mudanças de estados de agregação da matéria
TRANSFORMAÇÕES, PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA
MOVIMENTO.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
MUDANÇA DE FASE.
Termodinâmica.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
REVISÃO – 9a série Prof. João Batista de Castro
L - calor latente da substância
Caderno 2 Capítulo Calor.
Termometria Conceito de temperatura
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
Termometria Temperatura
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS ÁGUA.
Água Estrutura química.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Conceitos Química Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico
Prof. Silvio Professor Silvio.
Ciências Físico-Químicas - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Propriedades físicas e químicas das substâncias.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Hildegarton Nogueira.
Estudo do Calor.
Transcrição da apresentação:

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS

Transformações Físicas e Químicas Dissolver o sal em água; Triturar os grãos de sal; Partir um copo de vidro

Transformações Físicas e Químicas Maçã a apodrecer; Bolo; Madeira a arder ;

Transformações Físicas e Químicas Transformações Químicas não há formação de novas substâncias há formação de novas substâncias, ou seja, formam-se substâncias diferentes das existentes inicialmente.

Lição sobre a água É um bom dissolvente. Embora com excepções mas de um modo geral, dissolve tudo bem, bases e sais. Congela a zero graus centesimais e ferve a 100, quando à pressão normal. Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão, sob um luar gomoso e branco de camélia, apareceu a boiar o cadáver de Ofélia com um nenúfar na mão. António Gedeão Este líquido é água. Quando pura é inodora, insípida e incolor. Reduzida a vapor, sob tensão e a alta temperatura, move os êmbolos das máquinas que, por isso, se denominam máquinas de vapor.

Mudança de Estado Físico A mudança de estado físico (líquido gasoso) é a vaporização: Evaporação se o processo for lento. Ex: roupa a secar, estrada a secar após uma chuvada; Ebulição se o processo for rápido. Ex: água a ferver (“alta temperatura”).

Mudança de Estado Físico

Ponto de ebulição À mesma pressão, cada substância entra em ebulição a uma determinada temperatura, que se chama ponto de ebulição (p.e.) dessa substância.

Ponto de ebulição Ponto de ebulição é diferente para cada substância, então o p.e é característico de cada substância. O ponto de ebulição de uma substância aumenta na presença de impurezas.

“SE ESTIVÉSSEMOS A AQUECER A ÁGUA E TAPÁSSEMOS O TACHO, A SUBSTÂNCIA AQUECERIA MAIS DEPRESSA? PORQUÊ?” A substância aqueceria mais depressa. Quando tapamos o tacho em casa a pressão no interior vai aumentar, aumentando a temperatura à qual ocorre a ebulição; quando se baixa a pressão, a temperatura diminui. Ponto de Ebulição

“SE TIVERMOS VAPOR DE ÁGUA A 250ºC E DIMINUIRMOS A TEMPERATURA ATÉ AOS 100ºC, OCORRERÁ ALGUMA MUDANÇA DE ESTADO?” A água continua no estado gasoso, logo não houve mudança de estado Ponto de Ebulição

“E ENTRE OS 100 ºC E 0 ºC, OCORRERÁ ALGUMA MUDANÇA DE ESTADO? A água no estado gasoso passou para estado líquido e que θ (ebulição) = θ (condensação)

“Congela a zero graus centesimais (…), quando à pressão normal” Material: almofariz, pilão, tubo de ensaio, termómetro Reagente: gelo, sal. 1. Num almofariz triturar gelo e deitá-lo num tubo de ensaio; 2. Noutro almofariz, triturar gelo misturado com sal e deitá-lo num outro tubo de ensaio; 3. Introduzir um termómetro em cada um dos tubos de ensaio e medir a temperatura dos dois sistemas, registando-a ; 4. Medir e registar a temperatura nos dois sistemas ao fim de 3 minutos

“Congela a zero graus centesimais (…), quando à pressão normal” Prevê os resultados que esperarias nos dois casos, fundamentando. Observa a experiência e confronta os resultados com as tuas previsões.

Ponto de Fusão À mesma pressão, cada substância entra sempre em fusão a uma determinada temperatura, que se chama ponto de fusão (p.f.) dessa substância. Durante a fusão, se a pressão não variar, a temperatura da mistura sólida e líquida permanece constante.

Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição o p.f. e o p.e. são diferentes para cada substância e que, além de nos permitir identificar essas substâncias, são também critérios de pureza. A presença de impurezas faz aumentar o p.e. e baixar o p.f. As misturas não têm p.f nem p.e. tabelados (no intervalo de tempo em que se dá a ebulição ou a fusão de uma substância na mistura, a temperatura não permanece constante).

Questão Problema “Denis Papin, físico francês (1674-1714), tornou-se célebre por ter inventado a “Marmita de Papin”, vasilha que antecedeu a panela de pressão. Este invento, útil ainda nos dias de hoje, é muito importante para as populações que vivem em zonas muito elevadas, onde a pressão atmosférica é baixa”. 1 O uso da panela de pressão faz aumentar a pressão e, consequentemente, o ponto de ebulição, conseguindo-se uma cozedura mais rápida dos alimentos. Em zonas onde a pressão atmosférica é baixa, o ponto de ebulição da água é inferior a 100ºC, não permitindo uma cozedura eficaz dos alimentos. R:

Questão Problema Como sabes, é habitual deitar sal nas estradas com gelo ou com neve para evitar acidentes. 2 Se deitarmos sal no gelo, o ponto de fusão baixa, isto é, o gelo derrete a temperaturas inferiores a 0ºC. R: