Responsabilidade Social e Ética nas Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Meio ambiente e desenvolvimento
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Responsabilidade Social Corporativa
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Sistemas de Accountability
Sistemas de Accountability
Desenvolvimento sustentável
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Políticas Públicas.
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Área de Negócios de Exploração e Produção
O Que é Meio Ambiente??.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Renda até 2 SM.
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Desenvolvimento Comunitário
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Teorias Modernas de Gestão
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
. Pesquisas no Brasil.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Gestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável
Responsabilidade Social
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Formação Profissional IV
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Especialização em Gestão de Pessoas
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
“Podem as empresas sustentáveis
4º Período Ciências Contábeis
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Planejamento e Responsabilidade Social
Projetos Comunitários Lilian Kelian
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social e Ética nas Organizações SUSTENTABILIDADE Fonte figura: Projeto Sigma JORGE AMADO Gestão Integrada da Qualidade e Certificações – 7 Paula Chies Schommer Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009

Agenda da disciplina – Dez 2008 1ª Aula – 18/12 2ª Aula – 19/12 Abertura Ética: princípios, definições e relações com responsabilidade social Ética, economia, política e cidadania Leitura e debate de textos Documentário: “The Story of Stuff” ( A História das Coisas) Histórico debates sobre Ética e RSE no Brasil e no mundo Ética, consumo e sustentabilidade Ética e RSE como oportunidade de negócios e desenvolvimento 3ª Aula – 20/12 Documentário “The Corporation” Trabalho em grupos

Agenda da disciplina – Jan 2009 1ª Aula – 15 Jan 2ª Aula – 16 jan Relembrando... Sistematização dos desafios e oportunidades – trabalho elaborado pelos trios em dezembro Desenvolvimento e seus adjetivos Indicadores, normas e certificações relacionadas a Ética e RSE Trabalho em pequenos grupos - Indicadores Trecho Documentário – The Corporation Filantropia, Investimento Social Privado e Cidadania Empresarial Empresas e relações com outros atores na promoção do desenvolvimento Comunicação entre empresas e partes interessadas Relatórios de sustentabilidade Balanços Sociais Exercício com Indicadores Ethos de RSE 3ª Aula – 17 jan Limites, dilemas e tendências do movimento da RSE Trabalho final em grupos – apresentações do trabalho com Indicadores Indicação de fontes para consulta Encerramento 3

Ética Renato Janine Ribeiro Termos em voga: relação entre moral (costume, modo) e ética (caráter, modo de ser) Max Weber: ética da convicação (ou ética de princípios) e ética da responsabilidade Ética, política e cidadania Termos em voga: Ética da vida Ética do cuidado (Leonardo Boff) Ética e responsabilidade social

Critérios de avaliação ética para a tomada de decisão (Danilo Marcondes – PUC Rio) Ação refletida (pensar, ponderar, fazer escolha consciente) Transparência (nada para esconder) Reciprocidade (“Não faça ao outro...”) Solidariedade (importar-se com o outro e com o bem comum x levar vantagem em tudo) Coerência (sentir, pensar, agir x “Faça o que eu digo, mas...” – Ética da casa x Ética da Rua)

Ética e Responsabilidade Social Moral e Valores (Abordagem normativa) Problemas sociais como variáveis a serem consideradas na gestão RSE como vantagem competitiva (Abordagem gerencial ou estratégica) Direitos e Deveres Cidadania (Abordagem contratual)

Diferentes visões... Visão liberal Responsabilidade das empresas: empregos, lucros, impostos. O social não é de sua competência específica Visão crítica Empresas como vilãs Visão política Empresas são muito poderosas para ficar fora do debate público

Abordagens – Ética e RSE (Kreitlon, 2004) Ética empresarial (Business Ethics) Abordagem ética ou normativa Ramo da ética aplicada Tratamento filosófico, normativo, moral, baseado em valores Mercado e Sociedade (Business & Society) Ab. social ou contratual Perspectiva sociopolítica Abordagem contratual e inter-relacionada entre empresas e sociedade Gestão questões sociais (Social issues management) Ab. gerencial ou estratégica Natureza utilitária Problemas sociais como variáveis a serem consideradas na gestão estratégica RSE como vantagem competitiva e como oportunidade de negócio

Desilusão com liberalismo Profissionalização da gestão Influência socialismo e movimentos antitrust Debate sobre condições de trabalho, ética dos executivos e filantropia 1960 a 1980 Mobilização cívica e revolucionária Avanços científicos e movimentos ambientalistas Crise do capitalismo Surgimento da Business ethics (filosofia e gestão) Distinção entre filantropia e responsabilidade: base para corrente Business & Society 1980 aos dias atuais Avanço de políticas neoliberais Globalização e Financeirização da economia Flexibilização da produção Debates sobre desenvolvimento sustentável Consolidação Business & society e surgimento Social issues management Fonte: Kreitlon, 2004

Como a gestão social e a gestão ambiental se encontram?

Gestão Ambiental – alguns eventos (Nascimento, 2007) 1950 1953 - Acidente de Minamata (Japão) derramemento Mercúrio – 700 mortos e 9000 doentes crônicos 1957 – Tcheliabinski (URSS) – primeiro acidente nuclear 1960 1962 – Livro: “A Primavera Silenciosa, de Rachel Carson – alerta para perigos de pesticidas e poluentes 1970 1972 – Relatório “Os limites do crescimento” – por um grupo de cientistas para a Clube de Roma 1972 – Conferência de Estocolmo – 1ª da ONU para meio ambiente – 113 países, 250 ONGs. Criação de órgãos de controle ambiental em vários países, criação do PNUMA 1976 – Acidente Seveso – Itália – incêndio indústria pesticidas, emissão de dioxinas 1978 – Selo Ecológico (Alemanha) – primeiro selo ecológico – “Anjo Azul”

Gestão Ambiental (Nascimento, 2007) 1984 1986 1987 1988 1989 Acidente de Bohpal (Índia) – gases tóxicos na atmosfera – Union Carbide. 3.300 mortos e mais de 20.000 doentes crônicos Acidente Nuclear de Chernobil (Ucrânia) – 31 mortos, 134 pessoas com síndrome aguda de radiação e 237 suspeitas. Desde o acidente, 35.000 casos de câncer na região Acidente de Basiléa (Suiça) – 30.000 litros de pesticida no Rio Reno – 500 mil peixes mortos Relatório “Nosso Futuro Comum” (Relatório Bruntland” Protocolo de Montreal – proíbe CFCs Constituição Brasileira – Cap. VI: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado...” Acidente Exxon Valdez (Alasca) 37 milhões de litros de óleo no mar Convenção da Basiléia (Suiça) – regulamenta a movimentação transfronteiriça de resíduos perigosos

Gestão Ambiental (Nascimento, 2007) 1992 1997 Rio 92 – 2ª Conferência ONU para o Meio Ambiente – 172 países, 10.000 participantes. Resultados: Agenda 21; Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade; Princípios para a administração sustentável de florestas Criação do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável Protocolo de Quioto – Convenção sobre Mudanças Climáticas Lançamento da Norma ISO 14.001 2001 2002 2007 Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes Rio + 10 – Convenção ONU – Joannesburgo (África do Sul) 2º Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas ONU – 2.500 cientistas, 130 países

Termos associados Ética Filantropia (Amor ao Homem) Cidadania corporativa (direitos e deveres) Responsabilidade social – stakeholders (partes interessadas) Sustentabilidade Governança (Corporativa) Investimento social privado Marketing Marketing social Marketing relacionado a uma causa Fonte fotos: HELP - PER UNA VITA SENZA TABACCO - CAMPAGNA ITALIANA ANTI-TABAGISMO e Instituto Ronald McDonald

Formas de atuar (1) Sem deixar de ser rentável e competitivo 1) Atuando de maneira ética e socialmente responsável em todas as etapas de sua atividade produtiva Sem deixar de ser rentável e competitivo Instituto Ethos – Localizador de Ferramentas de Gestão em RSE Fonte: www.ethos.org/sistemas/conceitos_praticas/localizador

Formas de atuar (2) 2) Mediante investimento social doações filantrópicas compartilhando capacidade gerencial e técnica programas de voluntariado empresarial iniciativas de marketing social apoiando iniciativas de desenvolvimento comunitário Fonte fotos: www.citibank.com e www.petrobras.com.br

Formas de atuar (3) 3) Mediante contribuição ao debate sobre políticas públicas, nas áreas: Fiscal Educacional Produtiva (qualidade) Ambiental Responsabilidade Social ...

 

“Responsabilidade social é uma forma de gerir uma empresa que busca maximizar os efeitos positivos sobre todas as pessoas que são e podem ser impactadas pela empresa.” “Antes de tomar qualquer decisão, questionar quem vai ser impactado por aquela decisão e se vai melhorar a vida de quem será impactado. Se a conclusão é que vai prejudicar mais do que melhorar, a decisão deve ser revista.” Fonte: palestra Oded Grajew – Instituto Ethos - 2003

Mas, por que as empresas investem na área social ou preocupam-se com responsabilidade social? Quais as reais motivações dessas ações?

Há muitas razões para o mercado envolver-se com questões sociais... As razões dificilmente são as mesmas de uma empresa para outra, mas os benefícios, para os negócios e para a sociedade, mostrarão que se deve incentivar a maior participação do mercado, sem suspeitas prévias sobre seus motivadores. Para sensibilizar e formar uma massa de atuação social no setor empresarial é preferível utilizar argumentos de negócios do que esperar pelo senso cívico ou filantrópico. Fonte: Logan e outros, 1997

Categorias de RSE Categoria / Motivação 1 Nascem para RSE 2 Crise como motivador principal 3 Movem-se em estágios (elementar, engajada, inovadora, integrada, transformadora) 4 Querem mudar as “regras do jogo” Ex: foco na base da pirâmide Novas Tecnologias Fonte: palestra Philip Mirvis – UFBA 2006

Fatores que mais influenciam movimento da RSE atualmente Fundos de investimento socialmente responsáveis Opinião pública Oportunidades de mercado (estratégias focadas na base da pirâmide) Identidade (empresas não querem ser identificadas como poluidoras, exploradoras etc) Oportunidade de redução de custos Fonte: palestra Philip Mirvis – UFBA 2006

Brasil - elementos históricos Estado como principal agente do desenvolvimento Anos 1940/50: empresas estatais: desenvolvimento e serviços públicos “Homens de bem”: ação social principalmente por meio da Igreja Desigualdade histórica, sempre se atualizando Anos 1970 – Início do processo de reforma do Estado e de redemocratização

1998 – Responsabilidade Social Empresarial Responsabilidade Social Empresarial no Brasil: organizações e conceitos 1981 1995 – Cidadania Empresarial e Investimento Social Privado 1982 - Prêmio ECO / AMCHAM 1995 – Governança Corporativa 1990 1998 – Responsabilidade Social Empresarial Prêmio Nacional da Qualidade

A concepção de sociedade civil Visão tripartite Visão bipartite Estado Estado Relações Comerciais (Mercado) Sociedade Civil Mercado Sociedade Civil

Novas demandas, novos papéis De democracia representativa para democracia participativa Cidadania passiva x Cidadania ativa Interdependência ambiental, econômica e social Permeabilidade das fronteiras entre público e privado - espaço público compartilhado Noção de co-responsabilidade pelas questões públicas

E O DESENVOLVIMENTO FOI GANHANDO ADJETIVOS... Desenvolvimento como crescimento econômico Desenvolvimento Humano (PNUD) Sustentável Solidário ou alternativo Desenvolvimento como liberdade humana - Amartya Sen (fim e meio do desenvolvimento) Anti-desenvolvimento Fonte foto: www.terra.com.br

Definição ampliada de riqueza: bens materiais tangíveis + valores intangíveis ou éticos: preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, dignidade no trabalho, defesa do consumidor, liberdade, democracia ...

Desenvolvimento Processo gradual de mudança social, sugerindo o emprego de estratégias para produzir mudança, de maneira contínua Não existe ponto de chegada Nenhuma sociedade atinge um estágio pleno de desenvolvimento, embora use-se a terminologia: países desenvolvidos, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento

PNUD – ênfase à política O desenvolvimento humano envolve desafios sociais, tecnológicos e econômicos, mas também institucionais e políticos, com ênfase à governança, ao papel do Estado, à democracia e à participação PNUD (2002): “a política é tão importante quanto a economia para um desenvolvimento bem-sucedido” - participação democrática - meio e fim - ênfase às estruturas de governança democrática

Desenvolvimento, política e liberdade Amartya Sen Desenvolvimento como liberdade A expansão da liberdade humana como principal fim e principal meio do desenvolvimento

Desenvolvimento sustentável... “...desenvolvimento que busca atender as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” (Fonte: Relatório Brundtland, 1987) Econômico Ambiental Social

Solidariedade: inter-gerações intra-geração: minorias e desigualdades inter-espacial: entre regiões e países Como ter solidariedade com gerações futuras se as necessidades atuais não são satisfeitas?

Desenvolvimento alternativo ou solidário cidadania, inclusão de setores marginalizados e subordinação do econômico a outros objetivos e valores muito variado: toma forma a partir de 1970 não rejeita o crescimento econômico, porém busca alternativas ao capitalismo emancipatórias e viáveis crítica à estrita racionalidade econômica e à idéia de que a economia é uma esfera independente da vida social, que exige sacrifício de bens e valores sociais, políticos, culturais e naturais ênfases: local, sociedade civil, comunidades marginalizadas como sujeitos e não como objetos de programas de desenvolvimento, estratégias de baixo para cima insere-se nessa proposta a idéia de Economia Solidária - alternativa solidária dentro do capitalismo

Alternativas ao desenvolvimento Especialmente entre os ecologistas Rejeição da própria idéia de desenvolvimento econômico Proposição de estratégias anti-desenvolvimentistas Consumerismo verde e consumerismo ético X anticonsumerismo

Quais podem ser os papéis dos indivíduos, enquanto cidadãos, consumidores ou membros de uma organização produtiva, para a promoção da ética, da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável?

Interdependência entre as dimensões de ação

Sustentabilidade, Comportamento e Consumo Consciente “Consumir com consciência do impacto do ato do consumo sobre a própria pessoa, as relações sociais, a economia e a natureza, buscando mobilizar outras pessoas na mesma direção.” Ato de consumo como ato político Consumo como instrumento de bem estar e não como fim em si mesmo “Ser” ou “Ter” como elementos que definem a identidade Entre os 20% da população mais rica, em 40 anos, o consumo aumentou 14 vezes Fonte: palestra Helio Mattar / Instituto Akatu - Salvador, outubro 2006.

Consumo como fenômeno histórico Consumo Consciente: Dilemas e Caminhos Consumo como fenômeno histórico Séculos XVIII e XIX - Revolução Industrial: aumento da capacidade produtiva Séculos XIX e XX - de sociedade agrícola para sociedade urbana Século XX - Publicidade + Novos produtos, serviços e tecnologias Necessidades Desejos Satisfação Cultura de consumo

Consumo como fenômeno... Consumo Consciente: Dilemas e Caminhos Econômico produção, atendimento de necessidades, renda, riqueza, liberdade definição ampliada de economia / definição ampliada de consumo: consumo como instrumento de bem estar e não como fim em si mesmo (Mattar, 2006) desafio: entre os 20% da população mais rica, em 40 anos, o consumo aumentou 14 vezes (Mattar, 2006) Social padrões de consumo influenciados pelo habitus (Bourdieu, 1996) fenômeno individual e relacional Político ato de consumo como ato político (Mattar, 2006) “a política é tão importante quanto a economia para um desenvolvimento bem-sucedido” (PNUD, 2002) Cultural valores, ética identidade - “Ser” ou “Ter” como elementos que definem a identidade (Mattar, 2006)

Papéis dos consumidores Consumo Consciente: Dilemas e Caminhos Consumidores podem punir (boicotar, protestar) Empresas e produtos com elevado grau negativo de impacto social e ambiental Empresas que não demonstram compromisso e avanços contínuos no campo da ética e da responsabilidade social e ambiental Papéis dos consumidores Consumidores podem premiar Novas concepções de negócios, atentas aos desafios econômicos, sociais e ambientais da atualidade Atendimento a novas necessidades e a demandas não atendidas de certas populações Empresas mais avançadas em suas práticas em termos éticos e de responsabilidade social e ambiental Consumidores podem refletir Refletir continuamente sobre seus padrões de consumo e redefini-los, com consciência dos impactos de suas decisões Influenciar outras pessoas para que também o façam

Calculando a pegada ecológica No teste criado pela Redefining Progress, cada pessoa pode calcular o impacto de seu modo de vida sobre o planeta, considerando fatores como: Clima da região em que vive Tipo de moradia Fontes de energia utilizadas na moradia Materiais utilizados na construção e mobília Tipo de veículo para transporte Percursos percorridos Hábitos cotidianos para poupar energia e água e de reciclagem Tipo de alimentação Origem dos itens de alimentação Hábitos gerais de consumo, como freqüência de substituição de bens Fonte: http://www.myfootprint.org/en/visitor_information/

Comparando minha pegada com a média brasileira: Calculei minha pegada: se todas as pessoas no planeta tiverem estilo de vida similar ao meu, precisaremos de: 1,09 Planetas Terra Comparando minha pegada com a média brasileira: Fonte: http://www.myfootprint.org/en/quiz_results/

Mas há limites, retrocessos, o processo não é linear... Consumo Consciente: Dilemas e Caminhos Mas há limites, retrocessos, o processo não é linear... A Pesquisa “Responsabilidade Social das Empresas: percepção do consumidor brasileiro (2006-2007), realizada pelo Instituto Akatu, mostra que, em comparação com os anos 2000 e 2007: “O brasileiro está menos engajado em ações do que há alguns anos: premia e pune menos as empresas do que fazia no passado” Para conhecer os dados da pesquisa na íntegra, basta acessar o link: http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/responsabilidade-social-empresarial/rse-percepcao-do-consumidor-brasileiro-2006-e-2007

Exemplo de empresa americana: Medo de que não priorizar os acionistas (shareholders) no planejamento estratégico, em favor dos stakeholders gerasse queda no valor das ações O que aconteceu foi uma queda no valor das ações em função de problema de qualidade não comunicado aos consumidores Fonte: Oded Grajew (The Global Compact Learning Forum 2003)

Para reflexão... É possível combinar a visão de longo prazo da perspectiva sustentável com a visão de curto prazo da lógica do mercado? Como alinhar sustentabilidade e competitividade? É possível um “capitalismo sustentável, que preserva recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, incentiva o consumismo?

Gestão questões sociais (Social issues management) Abordagem gerencial ou estratégica Natureza utilitária Problemas sociais como variáveis a serem consideradas na gestão estratégica RSA como vantagem competitiva e como oportunidade de negócio

“Empresas ganhadoras e líderes do Século 21 são as que incorporam as oportunidades que emergem do conhecimento e da análise dos desafios, tendências e expectativas da sociedade, integrando-os em suas estratégias e fazendo o que sabem fazer de melhor – negócios, de maneira que seu engajamento seja sustentável”. Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

Quatro pilares das empresas de sucesso Novos conhecimentos - esforços disciplinados de leitura das expectativas, tendências e desafios das sociedades e do planeta, incorporando tais conhecimentos a suas estratégias; Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

Quatro pilares das empresas de sucesso 2. Identificação de oportunidades de negócios nesses desafios, fazendo aquilo que fazem de melhor, como inovar para apresentar soluções e produtos que incluam novos setores da sociedade na solução dos problemas. Para isso: diálogo com outros setores da sociedade, parcerias para solução de problemas, pressão saudável sobre os governos, para serem mais eficientes, ambiente de negócios propício para fazer investimentos; comércio justo entre os países; legislação simples e transparente para os investimentos que apóiam o crescimento, em especial da pequena e média empresa; investimentos em infra-estrutura necessária ao desenvolvimento; Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

Quatro pilares das empresas de sucesso 3. Alinhamento dessas oportunidades de negócios com as estratégias centrais (core strategies) da empresa; Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

Quatro pilares das empresas de sucesso 4. Inclusão de medições de resultados em longo prazo; 4.1 incorporação da visão e dos valores da responsabilidade social por todos os empregados, para mudança cultural que vai além do líder ou do responsável pela parte social e ambiental; 4.2 ferramentas, sistemas e processos que integrem essa visão dentro de seu planejamento e de sua vida diária, 4.3 sistemas de incentivos de executivos e empregados dentro dessa visão. Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

Negócios na base da pirâmide Stuart L. Hart “Capitalism at the Crossroads: The Unlimited Business Opportunities in Solving the World´s Most Difficult Problems” (2005) Brasil: “Capitalismo na Encruzilhada” (2006) C.K. Prahalad A Riqueza na Base da Pirâmide - Brasil (2005) Redução da pobreza e da desigualdade via mercado

Negócios na base da pirâmide Modelo de negócios que passa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas mais carentes, exigindo respeito à diversidade cultural e conservação da integridade ecológica do planeta, por meio de negócios lucrativos. Comprometimento com as populações locais, buscando soluções mais apropriadas a necessidades específicas, aproveitando recursos locais, com menor impacto sobre o ambiente Soluções criativas, inovadoras 4 bilhões de pessoas – renda inferir a US$ 1,5 mil por ano

Novos negócios... Novas fontes de energia Eficiência no uso de recursos energéticos Reciclagem e logística reversa Ecodesign Produtos “selo verde” – consumo verde, consumo ético, consumo consciente Comércio Justo – Fair Trade Mercado de Créditos de Carbono – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Sistemas alternativos de transporte Dos produtos aos serviços ...

Finanças Sustentáveis Ampliação do acesso a serviços bancários e a crédito Microcrédito Crédito responsável Análise de crédito – Princípios do Equador Financiamentos socioambientais Seguros ambientais Mercado de créditos de carbono Fundos de investimento socialmente responsáveis Transparência Combate à lavagem de dinheiro Segurança da informação

Influência de diferentes atores na sustentabilidade Empresas Governos Clientes empresariais Consumidores ONGs Mídia Organismos internacionais ... Investidores e credores Investidores privados Empreendedores Capitalistas de risco

“Criando valor” - possíveis correlações entre fatores de sustentabilidade e sucesso comercial Governança e gestão Engajamento stakeholders Melhora processo ambiental Produtos e serviços ambientais Crescimento da economia local Desenvolvimento da comunidade Gestão de recursos humanos Fatores de sucesso comercial Crescimento receitas e acesso a mercados Economia de custos e produtividade Acesso ao capital Gestão de riscos e licença para operar Capital humano Valor de marca e reputação

Socially Responsible Investing (SRI) Família criada em 1999 Considera Best in class em cada categoria/setor Triple Bottom Line – econômico, social e ambiental Influencia investimentos de 6 bilhões de dólares por ano Empresas de 57 setores, diversos países Brasileiras (Set 2008): Aracruz Celulose SA Banco Itaú Holding Banco Bradesco SA Itausa Investimentos Itaú SA CEMIG Petrobras Usiminas Votorantim Celulose e Papel

2005 – 28 empresas brasileiras (de 121 convidadas) 2006/2007: 34 empresas, 43 ações, 14 setores 2007/2008: 32 empresas, 40 ações (Carteira teórica) Conselho: Bovespa, ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Ethos, MMA, + PNUMA. Metodologia: GVCes FGV-SP Dimensões de análise: Geral Governança Corporativa Econômica e financeira Ambiental Social

Fundos de ações com foco em sustentabilidade nos bancos ABN AMRO Ethical ABN AMRO FI AÇÕES ETHICAL II BB TOP AÇÕES ÍNDICE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL FIA BRADESCO FIA Índice de Sustentabilidade Empresarial BRADESCO Prime FIA Índice de Sustentabilidade Empresarial HSBC FIA SUST EMP – Ações Sustentabilidade Empresarial ITAU EXCELÊNCIA SOCIAL AÇÕES FI SAFRA ISE – Fundo de Investimento em Ações (Fonte: ANBID – Associação Nacional dos Bancos de Investimento)

Tipos de Investimento Social Privado Investimento social corporativo Investimento social comunitário Investimento social familiar Venture philanthropy Social investment funds

GIFE – GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS TIPOLOGIA DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – www. ipea. gov IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – www.ipea.gov.br/asocial Região Montante Investido* Montante / PIB 2000 2004 Sudeste 5,7 bilhões 3,3 bilhões 0,66 0,34 Nordeste 406,6 milhões 537 milhões 0,20 0,22 Sul 500 milhões 562,7 milhões 0,19 Centro-Oeste 184 milhões 240,8 milhões 0,16 0,18 Norte 75 milhões 93,8 milhões 0,10 0,11 Brasil 6,9 bilhões 4,7 bilhões 0,43 0,27 Gasto Social em Ações para a Comunidade - INPC Em valores constantes de 2004. Deflacionado pelo INPC médio anual . Fonte: IPEA/Pesquisa Ação Social das Empresas, 2006

Questões para debate (Texto: Maria Celia Paoli – Bibliografia recomendada) Filantropia empresarial: não questiona modelo político que gerou exclusão As privadas são mais eficientes? Noção de gestão eficaz de recursos sociais, distribuídos aleatória e privadamente, em lugar da deliberação participativa ampliada sobre os bens públicos Estado visto como incompetente Despolitização da questão social Ação social das empresas: não constitui espaço público e controle público De cidadãos designados como sujeitos de direitos a receptores de favores e generosidades 66

Questões para debate (Paoli) Investimento social das empresas pode preservar as hierarquias tradicionais que produzem o “disempowerment” dos cidadãos Cidadãos de 2a e 3a classe que dependem das intenções, interesses e flutuações dos acertos e enganos próprios ao mundo mercantil e inerentes a sua “liberdade” Trazer mais a questão para o campo da política e menos da virtuosidade Nada poderia ser dito contra, se estivéssemos em uma sociedade que garantisse direitos universalizados 67

É preciso “vontade política de fazer esta escolha”. “Temos muitos problemas, mas possuímos todos os recursos para resolvê-los.” É preciso “vontade política de fazer esta escolha”. Pelo poder que concentram, empresas não podem ficar fora da discussão e das ações Estratégia das duas cenouras Oded Grajew (The Global Compact Learning Forum 2003)

Lester Thurrow: distinção entre líderes e exploradores

Minha alma – a paz que eu não quero (O Rappa) A minha alma tá armada e apontada para a cara do sossego Pois paz sem voz, paz sem voz Não é paz, é medo Às vezes falo com a vida Às vezes ela me diz Qual a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz

Governança e Cidadania Corporativa Conjunto de princípios e sistemas de gestão destinados à criação ou preservação de valor para a sociedade Governança corporativa (métodos de gestão da empresa: estrutura e estratégias) Governança ambiental (meios de preservação do meio ambiente) Governança pública Considera custos sociais Comportamento oportunista x princípios de governança Para além das obrigações legais Expectativa de aumento das chances de sustentabilidade a longo prazo

Governança e sustentabilidade Modelos de gestão que valorizam a cooperação, a participação e a representação de interesses diversos Padrões de decisão flexíveis Ambientes e processos decisórios complexos Empresas com capacidade/habilidade para conciliar interesses diversos Melhor capacidade de gestão Sustentabilidade (da empresa e da sociedade)

Governança Corporativa e Sustentabilidade Convicção de que a sustentabilidade empresarial está ancorada na prática consistente de três processos: Engajamento das partes interessadas Transparência Prestação de contas (accountability) Combina adesão voluntária e pressão dos stakeholders

Governança Corporativa É o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre: acionistas/cotistas conselho de administração diretoria auditoria independente conselho fiscal. As boas práticas de governança têm a finalidade de: aumentar o valor da sociedade facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade Fonte: www.ibgc.org.br

Melhores práticas de governança corporativa no Brasil Reforma na Lei das S.A. (2001) – objetivo: fortalecer o mercado de capitais no Brasil - mais transparência e credibilidade Criação do Novo Mercado pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa; Linhas de crédito oferecidas pelo BNDES, incentivando a criação de novas sociedades anônimas e a adoção de boas práticas de governança corporativa; Novas regras de investimento por parte de fundos de pensão; Projetos de reforma das demonstrações contábeis. Fonte: IBGC, 2007

Governança e Responsabilidade social: pactos, normas e ferramentas de gestão Gerais ou Universais Declaração dos Direitos Humanos Declaração do Rio ou Agenda 21 Carta da Terra Protocolo de Quioto Metas do Milênio ... Específicos (por setor ou país) Normas Série ISO AA 1000 SA 8000 OHSAS 18001 Princípios de Governança Corporativa (OCDE) Balanço Social Global Reporting Initiative (GRI) The Global Compact (Pacto Global) ...

Leitura e debate a respeito de normas, pactos e certificações relacionados à responsabilidade social empresarial

AS METAS DO MILÊNIO Fonte: www.pnud.org.br

Princípios de Direitos Humanos 1 Princípios de Direitos Humanos 1. Respeitar e proteger os direitos humanos; 2. Impedir violações de direitos humanos; Princípios de Direitos do Trabalho 3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho; 4. Abolir o trabalho forçado; 5. Abolir o trabalho infantil; 6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho; Princípios de Proteção Ambiental 7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8. Promover a responsabilidade ambiental; 9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente. Princípio contra a Corrupção 10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. Fonte: www.pactoglobal.org.br

Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial Surgimento e evolução Ênfases: auto-avaliação e aprendizagem Temas: 1. Valores, Transparência e Governança 2. Público Interno 3. Meio Ambiente 4. Fornecedores 5. Consumidores e clientes 6. Comunidade 7. Governo e Sociedade 80

Indicadores Ethos de RSE Justificar

Indicadores Ethos de RSE 82

Indicadores Ethos de RSE 83

Etapas do processo de trabalho com Indicadores Ethos 1) Escolher facilitadores internos 2) Capacitar os facilitadores * Elaborar Balanço Social 3) Criar grupos de trabalho por temas, definir lideranças e agenda 11) Avaliar ações implementadas 10) Implementar as ações Ciclo PDCA 4) Discutir por tema e preencher os indicadores 9) Planejar novas ações 8) Apresentar e avaliar o relatório 5) Consolidar os temas 7) Baixar relatório do site do Ethos 6) Enviar dados ao Ethos pelo sistema 84

(estratégia de mercado) Objetivos das empresas ao adotar modelos reconhecidos de relatórios / balanços sociais Principal: Agregar valor à marca (estratégia de mercado) Podem servir, também, para: avaliação avanços na gestão, diálogo com partes interessadas relação com investidores construção da reputação

Balanços sociais no Brasil Modelo IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas Criado em 1997 Principal vantagem: simplicidade Guia do Instituto Ethos Lançado em 2001 Sugere princípios e critérios para elaboração de balanços sociais: Relevância Veracidade Comparabilidade Regularidade Verificabilidade Clareza www.premiobalancosocial.org.br

Etapas da construção do balanço social Planejar o trabalho e escolher a estrutura (modelo) Publicar e divulgar o relatório Designar participantes (internos e externos- stakeholders) Verificar e auditar as informações Coletar dados e informações Elaborar e analisar o texto Consolidar os dados

Erros comuns na construção de relatórios 1. Confundir com divulgação de investimento social 2. Mais aparência do que transparência - muitos relatórios: “parabéns para mim mesmo” 3. Uso de materiais não sustentáveis para impressão e divulgação 4. Gasto excessivo 5. Não consultar sequer o stakeholder interno (público interno, muitas vezes, nem sabe o que é)

Global Reporting Initiative – GRI (www.globlalreporting.org) Ong internacional de origem ambiental – CERES – Boston Motivação: canal de diálogo e exposição pública de informações sobre as empresas Objetivo principal: transparência Foco: multistakeholders Versões: 1999, 2002 e 2006 Diretrizes GRI – diretrizes para elaboração de relatórios que abordam aspectos relacionados à sustentabilidade econômica, social e ambiental das organizações Divididas em: Princípios Indicadores de performance (econômico, ambiental, trabalho, direitos humanos etc.) Protocolos técnicos (buscam padronizar formas de coleta de dados)

Brasil Grupo de discussão GRI (Ethos, Aberje, FGV/Ces, IBGC, Apimec, Abrapp, Observatório Social,...) foco em setores críticos (mineração, agribusiness, petróleo e gás, indústria química) Possibilidade de indicadores específicos para o país Amplo processo de discussão pública das diretrizes, com participação de distintos setores Em construção: sistema eletrônico para envio de dados (comparabilidade) Novo foco: valorização pelo mercado financeiro para a tomada de decisões Por ser de âmbito global, padrões são avançados para alguns países, elementares para outros

Limites e dilemas do movimento da RSE Interno: o central é ganhar dinheiro; responsabilidade social é secundário Crença de que o papel central na área social não é das empresas Ninguém quer ser o responsável pela definição de novos padrões (colocar a cabeça à frente do grupo) Natureza das empresas e do sistema na qual estão inseridas Pouco poder de pressão da sociedade sobre as empresas A maioria das empresas ainda prioriza a filantropia 91

Tendências no discurso do movimento da RSE Responsabilidade social empresarial rima com desenvolvimento sustentável Problemas sociais e ambientais como oportunidades de negócios Responsabilidade social empresarial como diferencial competitivo Profissionalização da gestão Articulação e consolidação de ferramentas de gestão Incentivo a novas estratégias de pressão sobre as empresas Permeabilidade das fronteiras entre público e privado - espaço público compartilhado Noção de co-responsabilidade pelas questões públicas 92

“A questão principal não é a tecnologia, mas a política “A questão principal não é a tecnologia, mas a política. O grande desafio do século XXI é da mudança do sistema de valores que está por trás da economia global, de modo a torná-lo compatível com as exigências da dignidade humana e da sustentabilidade ecológica.” Fonte: (Capra, 2002, pg. 268)

É importante reconhecer que: Embora reconheçamos limites e desafios da responsabilidade social empresarial... É importante reconhecer que: a capacidade coletiva de ação é essencial para políticas justas e redistributivas pelo poder que concentram, empresas não podem estar fora do debate público e da renegociação do pacto social é importante fortalecer a identidade, capacidade ou vocação de cada tipo de organização, ao mesmo tempo em que se fortalece a integração entre elas É necessário construir mecanismos institucionais e organizacionais de relação que promovam justiça social

Indicações para consulta Instituto Ethos de Empresas e Resp. Social www.ethos.org.br Grupo de Institutos, Fundações e Empresas www.gife.org.br Compêndio para a Sustentabilidade On-Line www.institutoatkwhh.org.br/compendio Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social – CIAGS/UFBA www.gestaosocial.org.br Instituto Brasileiro de Governança Corporativa www.ibgc.org.br PNUD - Brasil www.pnud.org.br Conferências Interamericanas sobre Responsabilidade Social www.csramericas.org ISO 26000 www.iso.org/sr Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA (ISE) www.isebovespa.fgvsp.br Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP – FGV Ces www.ces.fgvsp.br Instituto Akatu www.akatu.org.br

“. a realidade não se reduz ao que existe “... a realidade não se reduz ao que existe. A realidade é um campo de possibilidades em que têm cabimento alternativas que foram marginalizadas ou que nem sequer foram tentadas” (Santos e Rodríguez, 2002:25) Ampliação do espectro do possível Práticas suficientemente utópicas para desafiar o status quo e suficientemente viáveis para não serem descartadas

Sobre realidade e esperança... O tipo de esperança sobre a qual penso freqüentemente,...compreendo-a acima de tudo como um estado da mente, não um estado do mundo. Ou nós temos a esperança dentro de nós ou não temos; ela é uma dimensão da alma, e não depende essencialmente de uma determinada observação do mundo ou de uma avaliação da situação... [A esperança] não é a convicção de que as coisas vão dar certo, mas a certeza de que as coisas têm sentido, como quer que venham a terminar. Václav Havel, In: Capra, 2002, pg. 273

A novidade Música de Bi Ribeiro, Hebert Vianna e João Barone Letra de Gilberto Gil

E-mail: paulacs@gvmail.br Paula Chies Schommer E-mail: paulacs@gvmail.br Telefone: (71) 9178.9647