MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Educação Escolar Indígena
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Curso de Especialização em Educação Infantil
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
Conferência Municipal de Educação
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Superintendência de Diversidades Educacionais
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
Acesse e participe pelo chat neste outro link:
Por: Agathangela Cardozo Jamille Belmon Simone Brito Thais Bomfim
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Territórios Etnoeducacionais
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
O papel pedagógico do órgão gestor
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 04/03/11 04/03/11 04/03/11 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Diretoria de Políticas para Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais / DPECIRER / SECADI Brasília-DF, 21 de novembro de 2013 1 1

Aperfeiçoamento (240 hs) Especialização (360 hs) 04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Educação do Campo – Formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades das suas populações, em conformidade com Decreto nº 7.352/2010. Aperfeiçoamento (240 hs) Especialização (360 hs) Escola da Terra – Formação continuada para de professores que atuam nas escolas do campo nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades e em escolas de comunidades quilombolas. 2 2 2

COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola - Formação continuada em Educação para as Relações Étnico-Raciais, atendendo às disposições da Lei nº 10.639/03, da Resolução nº 01 e do Parecer nº 03 - Conselho Nacional de Educação, 2004 Especialização (420 hs) Aperfeiçoamento (210 hs) Educação Escolar Quilombola - Formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos ou atendam a alunos oriundos dessas comunidades, visando a valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na escola, proporcionando instrumentos teóricos e conceituais necessários para compreender e refletir criticamente sobre a educação nas comunidades Aperfeiçoamento (200 hs) 3 3

COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Saberes Indígenas na Escola - Formação continuada de professores/as indígenas que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental que atenda às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas e à elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e as especificidades da educação escolar indígena. Aperfeiçoamento (200 hs) Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena - Formação continuada de técnicos/as dos Sistemas de Ensino para a gestão da Educação Escolar Indígena no âmbito dos Territórios Etnoeducacionais - Decreto nº 6.861/2009. Especialização (360 hs) 4 4

COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Gestão Pedagógica para a Educação Escolar Indígena - Formação continuada para professores e gestores para a organização curricular das escolas indígenas, abordagem intercultural no Projeto Político Pedagógico, contextualizado e de autoria indígena, conforme Parecer nº 13 e Resolução nº 05, Conselho Nacional de Educação, 2012 (360 hs) Culturas e História dos Povos Indígenas - Formação continuada de professores/as das redes das escolas municipais e estaduais para qualificar a abordagem das temáticas nas propostas pedagógicas e curriculares para a implementação da Lei nº 11.645/2008 Especialização (360 hs) Aperfeiçoamento (240 hs) 5 5

COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena – Formação de professores e gestores para a promoção e reconhecimento dos direitos linguísticos dos Povos Indígenas, valorização de suas línguas no âmbito escolar, contribuindo a manutenção da diversidade linguística, ampliação do uso dessas línguas e fortalecimento da identidade étnica. Aperfeiçoamento (240 hs) 6 6

Coordenação Geral para as Relações Étnico-Raciais 04/03/11 04/03/11 04/03/11 Coordenação Geral para as Relações Étnico-Raciais Bárbara da Silva Rosa - (61) 2022-9044 barbararosa@mec.gov.br Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena - Aline Carla Ribeiro Cavalcante - (61) 2022-9063 alinecavalcante@mec.gov.br Coordenação Geral de Políticas para Educação do Campo - Orlando Fernandes Valadares - (61) 2022-9006 orlando.valadares@mec.gov.br 7 7 7