Em valsa lenta: o que muda e o que permanece

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
A objetividade no Jornalismo
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Comunicação e Animação de Grupos
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
A linguagem radiofónica no áudio das cibernotícias das rádios
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
1 Os blogues e o direito. 2 Os blogues: log -> weblog Blog: plataforma para inserção de conteúdos (texto; imagem) numa base de dados + módulo de output.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Textos jornalísticos informativos
O Aluno a Distância.
Seleção de Materiais de Informação - Critérios
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
5. GÉNEROS JORNALÍSTICOS
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Questões preparação para exame Soluções
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Peakit - Nelson Rodrigues
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
Rádio na era da informação
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
CURSOS EFA – NS.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Preparar um RESUMO de uma notícia IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
“O papel dos Estudos de Mercado na Nova Economia” 7º Congresso da APODEMO: “Em busca da Pirâmide de Cristal” Novembro º Congresso da APODEMO: “Em.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Perguntas de Modelação
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Jornalismo literário.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
ATSI 2007 Sobre Alinhamento os exemplos que seguem são tirados ”tal qual” dos resumos da aula teórica entregues pelos alunos...
MBA em U.A.N. GESTÃO DE PESSOAS Como Elaborar Um Currículo Atrativo e que Facilite Ser Chamado para uma Entrevista.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Componentes do Jornalismo Online
Competências básicas para o sucesso profissional..
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
 Informar, entreter, estimular, educar, convocar, perguntar, negociar?  O tema está claro? # # 1H.Meurer.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Introdução à Comunicação Formação superior em Jornalismo Profª Margaret Carino.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Em valsa lenta: o que muda e o que permanece Em valsa lenta: o que muda e o que permanece. A imprensa escrita e prática do jornalismo online. Algumas reflexões preliminares. Andreia Fernandes Silva Isvouga (Instituto Superior de Entre Douro e Vouga) I Congresso Internacional de Ciberjornalismo Porto 11 de Dezembro de 2008

“Mesmo quando imaginamos o futuro, tendemos a ser condicionados pelo passado” Dan Gillmor (2005)

Investigação em curso Pergunta de partida: “Como se está a adaptar realmente a imprensa escrita ao universo do jornalismo online?

Objectivo: analisar a importância que é dada à actualização regular da informação, ao aproveitamento que se faz da página como extensão do meio escrito Se se produzem notícias/ reportagens apenas para a versão online perceber a importância que os jornalistas dão a este ainda novo mundo (…)

Metodologia: análise de conteúdo (diversidade; aproveitamento de potencialidades) entrevistas exploratórias (o processo inicialmente previsto suscitou reequacionamento da estratégia metodológica com vista a cruzar intenções com práticas) Entrevistas aprofundadas a alguns profissionais (…)

? se a criação de uma página do órgão de comunicação social praticamente se generalizou, convém perceber qual o valor que se atribui ao que é publicado online compreender quais os mecanismos que não permitem a implementação de práticas de ciberjornalismo

Inversão de papéis Interactividade (comentários/ reacções e contributos) → a possibilidade de uma faixa da população habitualmente localizada do lado do receptor se transformar num emissor com voz activa

? Quem faz as notícias? Quem «produz os conteúdos» Há uma equipa especial? Que experiência e formação possui?

? há distinção entre quem trabalha na edição online e quem trabalha no suporte tradicional? Ou todos participam no processo? Há resistências por parte dos jornalistas? A página é actualizada ao longo do dia? Com que regularidade?

Dados preliminares: verifica-se a consciência da importância do online: por vezes até se criaram equipas, mesmo que diminutas actualiza-se a informação, muitas vezes a reboque da rádio e da televisão…; recurso a agência; recorre-se ainda timidamente ao multimédia e à infografia;

Obstáculos: falta de meios (€) tempo pessoal disponível percepção do factor diferenciador face à concorrência (…)

Dois maiores problemas: Aspecto financeiro transformar o negócio Internet num “produto” rentável Ética o que se produz e em que condições

Reinvenção A Internet não só está a criar novas formas de jornalismo, como também exige uma readaptação dos jornalistas. Será que se deve desde já apelar ao surgimento de um novo tipo de jornalistas? E como devem ser? E quem decide como devem ser?

Princípios do jornalismo pesquisa confronto de perspectivas pertinência actualidade veracidade boa escrita a possibilidade de contextualização, agregando dossiers, arquivos, documentos, gravações áudio e vídeo, amplo recurso a boa infografia, fotojornalismo, etc…

Exige-se: organização editorial e novas formas planear uma boa história (narrativa) Continuam a valer regras de edição de sempre e a ser exigível, talvez mais do que nunca, uma meticulosa verificação dos factos e revisão de textos. neste suporte que mais do que um texto, permite a colocação de hiperligações, possibilita interactividade e a convergência de diversos suportes

Rapidez - vigilância Quem verifica? Em que condições? Será que o processo é possível de ser realizado em tempo útil?

Se ainda hoje tanto se fala da necessidade de uma educação para os media, a que nível estamos na educação para os novos media? competências

Novos agentes da informação O cidadão comum pensa, escreve, comenta e reage Os opinion makers rapidamente se instalaram na blogosfera e assumiram um papel de olho vigilante da sociedade  órgãos de comunicação disponibilizam blogues dos seus jornalistas (viagens, reportagens especiais, etc)

Potencialidades do online Acessibilidade a um maior “auditório”; a função de arquivo; a possibilidade de contextualização dos acontecimentos; a articulação texto, imagem, som; a nova escrita que alia o hipertexto e a interactividade

Pontos em linha (para reflectir…) * direito de autor, identificação de fontes, atenção ao plágio … mesmo que outros – não jornalistas - possam contribuir com novos dados sobre a mesma situação.

Pontos em linha * uso adequado da informação: relato de acontecimentos, contextualização, apresentação dos diversos pontos de vista; ilustração, mostrar e ouvir os diferentes interlocutores  o jornalista continua a ter um papel preponderante como seleccionador da informação;

Pontos em linha * são já visíveis online exemplos de se articular o texto, imagem e vídeo como elementos complementares de uma notícia ou reportagem o que falta é a aplicação contínua, e posterior evolução, de muitos desses procedimentos

Pontos em linha * timidez contingências económicas e alguns entraves organizacionais - impedem um progresso saudável desta ainda forma estranha de “noticiar”. Importa também frisar que dada a dificuldade de integração e de formação de equipas que trabalhem apenas na vertente online, se torna difícil a implementação do ciberjornalismo nas redacções.

Pontos em linha * a captação de dividendos económicos é uma prioridade, mas também se exigirá a edificação de normas claras que distingam o trabalho jornalístico da publicidade.

Pontos em linha * uma nova linguagem, novos conceitos e uma nova arquitectura da informação exigem uma atenção redobrada a esta nova narrativa e exigem desde logo a adequação dos livros de estilo ao novo meio

Pontos em linha * escrutínio mais apertado por parte do receptor (mais atento e reage) * a interactividade exige também algum cuidado na forma como se permite a participação (responsabilizar)

I Congresso Internacional de Ciberjornalismo Andreia Fernandes Silva asilva@isvouga.com emlinha@gmail.com Porto 11 de Dezembro de 2008