CRIATIVIDADE EM EVENTOS PROFª RAQUEL T.D.M. SCHNORR
Você é criativo?
Criatividade pura
Criatividade aplicada construir frases com significado e estrutura (sintaxe); construir melodias harmônicas e rítmicas; observar preferências pessoais (gostos, combinações). observar valores éticos e morais; seguir estilos (no caso de imagens, impressionista, realista); usar recursos disponíveis.
Estímulo aleatório + sonhador Imagine três coisas impossíveis de acontecer
"Descobrir consiste em olhar as mesmas coisas que todos olham e pensar algo diferente". Albert Szent-Gyorgyi "Nada é permanente, exceto as mudanças" Heráclito "É preciso sempre estimular os funcionários a trazerem idéias inovadoras". "Como você explica o odor para alguém?"
EXERCITE SUA CRIATIVIDADE Walt Disney já dizia que Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita mais forte fica
SCAMPER= um acrônimo dos verbos substituir, combinar, adaptar, modificar, procurar outro uso, eliminar e rearrumar. Disponível em:http://www.3m.com/intl/br/mkt/inovacao/area_tecnicas_criatividade.html. Acessado em: 27 de agosto de 2010.
Capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte; A capacidade de produzir coisas novas e valiosas; A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras; O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa; Uma técnica de resolver problemas; Uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais.
QUEM CRIA, NÃO COPIA MAS PODE TRANSFORMAR. SER CRIATIVO É SER CAPAZ DE CRIAR, PRODUZIR ALGO COM FERRAMENTAS DISPONÍVEIS. QUEM CRIA, NÃO COPIA MAS PODE TRANSFORMAR. TRANSFORMAÇÃO É UMA FORMA DE CRIAÇÃO. FONTES & BRITTO(2002).
O PROCESSO CRIATIVO EM EVENTOS IMPLICA: ORIGINALIDADE DE SUA IDEALIZAÇÃO, CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO; TODO EVENTO A SER CRIADO DEVE SE ÚNICO; ENVOLVER O PÚBLICO ALVO; SENSIBILIZAR PATROCINADORES E APOIO; TRAZER RESULTADOS POSITIVOS AOS EMPREENDEDORES.
O BOM PROFISSIONAL DE EVENTOS É O PROFISSIONAL PREPARADO PARA O QUE VAI ALÉM DA REALIDADE IMEDIATA; É QUE ADMIRA DESAFIOS E PROPÕE SOLUÇÕES INÉDITAS E ADEQUADAS; PROFISSIONAL QUE DOMINA MARKETING
PARA CRIAR EVENTOS DEVE-SE: TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO HUMANA; OUSADIA;
Repercussão de eventos criativos como o Red Bull Paper Wings, que levou o Campeonato Mundial de aviões de papel para universidades de 48 países, inclusive o Brasil.