Sistemas de Informação Gerencial Administração Faculdade Santa Terezinha Sistemas de Informação Gerencial Administração Professor: Paulo H. A. Dias
Apresentações
Apresentação - Alunos Nome Experiência na área Cursos-extras Aptidão na área de informática Trabalho Lazer Família www.unianhanguera.edu.br
Apresentação Professor Professor: Paulo Humberto A. Dias Pós-Graduação: Engenharia de Software – UCB (2007) Graduação: Tecnologia em Processamento de Dados – UCB (1988)
Apresentação - Professor Experiência Profissional: ECT (2008 a Atual): Analista de Desenvolvimento de Sistemas Senior Anhanguera FAST (2010 a Atual): Professor Especialista Anhanguera FACNET (2007 a 2010): Professor Especialista EMBRAPA (2001 a 2008): Analista de Desenvolvimento de Sistemas ECT (1995 a 2001): Programador de Computador Senior INFRAERO (1993 a 1995): Programador de Computador Minasgás S/A (1992 a 1993): Programador de Computador SENAC (1991): Instrutor de Cursos de Programação Curso Sarmento (1989-1990): Instrutor de Cursos de Programação
Bibliografia
Bibliografia LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane P.. Sistemas de Informação Gerenciais. 7ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. CRUZ, Tadeu. Sistemas de informacoes gerenciais: tecnologia da informacao e a empresa do seculo XXI. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA, djalma. Sistemas de informações gerenciais : estratégias, táticas, operacionais. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas de informações gerenciais : estratégicas táticas operacionais. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. BIO, Sergio R.Bio. Sistema de Informação: : um enfoque gerencial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. PALMISANO, Angelo. Administração de Sistema de Informação e aGestão do conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Thompson, 2003. REZENDE, Denis A.R.. Técnologia da Informação Aplicada a Sistema de Informação Empresariais: : o papel estratégico da informação e dos sistema da informação nas empresas. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S.. Sistema de Banco de Dados. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 2008.
Conteúdo de Hoje
Conteúdo de Hoje Introdução aos Sistemas de Informação Sistema Sistema de Informação Informação e Dados Tecnologia da Informação Objetivos organizacionais dos Sistemas de Informação
Introdução aos Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Sistema é qualquer conjunto de componentes e processos por eles executados que visa transformar determinadas entradas em saídas. “Um sistema é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades” Churchman
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação “Um Sistema de Informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.” Laudon
Sistemas de Informação Informação: Dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados: São sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
Sistemas de Informação Tecnologia da Informação (TI): é todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. Isso inclui não apenas computadores, disk drivers, assistentes digitais pessoais – e até mesmo iPods, se usados para fins organizacionais –, mas também softwares, como os sistemas operacionais Windows ou Linux, o pacote Microsoft Office e as centenas de programas computacionais que normalmente podem ser encontrados em uma grande empresa.”
Objetivos Organizacionais Excelência Operacional Novos Produtos, Serviços e Modelos de Negócio Relacionamento mais Estreito com Clientes e Fornecedores Melhor Tomada de Decisões Vantagem Competitiva Sobrevivência
Objetivos Organizacionais Excelência Operacional Wal-Mart: Sistema RetailLink Conecta os fornecedores a cada uma das 5.289 lojas espalhadas ao redor do mundo. Assim que um cliente compra um artigo, o fornecedor fica sabendo que deve enviar um substitutivo para a prateleira. O Wal-Mart é a mais eficiente loja de varejo do setor.
Objetivos Organizacionais Novos Produtos, Serviços e Modelos de Negócio Apple Inc.: iPod Novo modelo de negócio de distribuição de música, legal e on-line, bem diferente do que existia em 2000 Constante fluxo de inovações: iPod, iPod nano, iTunes, reprodutor de vídeo iPod
Objetivos Organizacionais Relacionamento mais Estreito com Clientes e Fornecedores Mandarim Oriental (Manhattan) Computadores para identificar as preferências dos hóspedes, personalizando o atendimento JC Penney Registro de vendas aparecem imediatamente nos computadores da TAL Apparel Ltd. (Hong-Kong) A TAL confecciona e envia as camisas diretamente às lojas da Penney, reduzindo custos com estoque
Objetivos Organizacionais Melhor Tomada de Decisões Verizon Corporation Painel digital com informações precisas e em tempo real sobre queixas de clientes, desempenho da rede, interrupções no serviço, linhas danificadas por tempestades Com essas informações, os executivos podem imediatamente enviar equipes de reparo às áreas afetadas, informar os consumidores a respeito do andamento dos reparos e restaurar o serviço imediatamente
Objetivos Organizacionais Vantagem Competitiva Dell Computer “Customização de massa”: modelo de entrada de pedidos baseado na Internet, o qual permite montar um PC customizado para qualquer um de seus milhões de consumidores em poucos dias – ou até mesmo de um dia para o outro, se o cliente tiver urgência. Novos produtos e serviços, especialmente para clientes corporativos, como um site customizado para cada cliente corporativo
Objetivos Organizacionais Sobrevivência Caixas automáticos, introduzidos pelo Citibank na região de Nova York, em 1977 Lei de Controle de Substâncias Tóxicas (1976): exige que as empresas mantenham registros durante 30 anos Lei Sarbanes-Oxley (2002): exige que as empresas de capital aberto mantenham todos os registros e relatórios de auditoria durante 5 anos
OBRIGADO!