Uso sustentável e ocupação do solo Ben Elder BA BSc FRICS ACIArb Diretor Global de Avaliação da RICS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Internacionalização da Arquitetura Brasileira
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Gestão Estratégica de Operações
Movimentos Internacionais de Fatores
Administração Financeira III
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Fundamentos de Economia
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Pensando como um Economista
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
Eng. Edson Garcia Bernardes
"Mercado Imobiliário: Índices, Mensurações e Previsões"
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Professora Andréa R G Leal
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Avaliação de imóveis rurais com passivo ambiental
Profª. Selma Maria da Silva
V o l t a ra v a n ç a r i n í c i o 02/06/2005 O Papel da Consultoria nas Decisões Estratégicas e Financeiras das Empresas Simone Escudêro.
Uso da TI na Melhoria da Eficiência Organizacional
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
Conceitos Críticos para o Desenvolvimento do Setor de Locação de Equipamento Ferroviário (baseado na Experiência Norte Americana) Os Clientes e As Ferrovias.
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Seminário do Setor Portuário
Planejamento Estratégico
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Coelho’s Consultoria.
INTERNAL USE ONLY Gestão de Riscos Estratégicos Outubro 21, 2013 Carlos Cortés Superintendente de Engenharia de Riscos Zurich Brasil Seguros.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Sistema Econômico / Organização Econômica
GOVERNANÇA CORPORATIVA
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Desenvolvimento Sustentável
Introdução à Macroeconomia
Disciplina: Controladoria
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
1 Fátima Ferreira Graduação e Mestrado em Economia
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
Análise das Demonstrações Contábeis
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
ACL – (Audit Command Language)
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
Aspectos da ABNT NBR Eng. Frederico Correia Lima.
Contabilidade Gerencial
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Uso sustentável e ocupação do solo Ben Elder BA BSc FRICS ACIArb Diretor Global de Avaliação da RICS

Agenda RICS – Visão Global O Mundo em Transformação Normas Internacionais fator critico de sucesso para uma sociedade sustentável Agenda

Ser reconhecida mundialmente, nos principais mercados, como uma organização líder, que define e fortalece padrões profissionais, oferecendo acesso ao padrão de mais alto nível para o profissional – “a marca mundial do profissionalismo no mercado imobiliário”. RICS - Visão

RICS – No mundo 4, ,050 22,132 22,367 6, membros qualificados estudante s e trainees Membros em146 países Reconhecida por governos e mercados Escritórios em 27 cidades ao redor do mundo

RICS – No Brasil Compartilhando seus padrões Fornecendo acesso local a status internacional Facilitando maiores investimentos internacionais Compartilhament o de conhecimento e desenvolvimento para um melhor pensamento estratégico Marcia Ferrari Country Manager RICS Brasil T: E: w:

Política Econômica Social Tecnológica Ambiental Legislativa RICS: O mundo em transformação

Fluxos financeiros entre países RICS: O mundo em transformação

Quem procura as normas internacionais? Governos Professionais Legisladores Investidores Empresas Público

Mercados Alocação de recursos escassos –Maior e melhor uso Mercado opera baseado em informação –Informação é imperfeita –Informação vs conhecimento –Conhecimento reduz risco e melhora a produtividade Avaliação é a principal artéria (lifeblood) do mercado

Ocupação do Solo O Banco Mundial (World Bank) estima que 50% a 75% da riqueza das nações está em imóveis e terras. O mercado imobiliário tem caracteristicas economicas particulares O conhecimento de transações é limitado Avaliação – estimativa de preço de mercado

Porque uma profissição vibrante relacionada a propriedade é importante para a sociedade? 60% de todo material base é utilizado na construção 60% de toda energia é utilizada em aquecimento bem como serviços dos prédios 40% das emissões de carbono são provenientes de prédios 10% da mão-de-obra é empregada no setor

Sustentabilidade – precisamos fazer: Melhorar o processo de tomada de decisão Externalidade economica – como precificamos isto para o mercado? Melhorar a transparência de mercado - – reduzir águas turvas onde a corrupção geralmente se esconde (Aronsohn, Elder & Ferrari 2013)

Hernando De Soto O Mistério do Capital Criação do Capital: “O capital não é criado pelo dinheiro; ele é criado por pessoas cujo sistema de propriedade os ajuda a cooperar e pensar sobre como podem obter ativos que se acumulem para gerar a produção adicional”

Normalização: “Se as descrições das normas para ativos não estão disponíveis, qualquer um que quiser comprar, alugar ou dar crédito terá que gastar muito recurso comparando e avaliando aquele ativos vs. outros – que também carecem de descrição de norma” Hernando De Soto O Mistério do Capital

IFRS IVS IPMS Alinhamento entre normas para perfeita correlação

Normas Internacionais de Avaliação IVSC parametriza as definições comuns de governança e principios da prática de avaliação internacional IVSC 2013 publicado em Aug IVSC re-estruturado para abranger normas para todos os tipos de ativos – tangíveis e intangíveis Edição 2014 do RICS Red totalmente compatível com o IVSC Capítulo RICS Brasil do Red Book a ser publicado em Março de 2014 – após extensiva consulta

A jornada RICS Brasil Red Book:

A jornada RICS Brasil Red Book: 2012 Out/12

A jornada RICS Brasil Red Book: 2013 Abril/13

A jornada RICS Brasil Red Book: 2013 Grupo de Trabalho: Carlos Eduardo Cardoso Eduardo Rottmann FRICS Octavio Galvão FRICS Osório Gatto Paulo Câmara FRICS Raymond Smith FRICS Thomas Govier FRICS Julho/13

A jornada RICS Brasil Red Book: 2013 Região aplicável: Brasil Grupo profissional: Avaliação Edição: 1a. Edição Prazo para consulta: 24 de Outubro de 2013 Link - you-can-contribute/consultations/standards- consultations/normas-de-avaliacao-da- associacao-nacional/ you-can-contribute/consultations/standards- consultations/normas-de-avaliacao-da- associacao-nacional/ Out/13

Objetivo do RICS Red Book “Fornecer um framework efetivo que engloba Regras de Conduta de modo a dar total tranquilidade aos tomadores de serviços de avaliação que avaliações feitas por membros da RICS são consistente com as normas internacionais de avaliação do IVSC”.

Conclusão 3 mensagens principais – Padronização 1Aumentar a eficiência econômica minimizando residuos – entregando uma sociedade sustentável 2Fornecer um framework para regulamentação reduzindo a oportunidade de atividades fraudulentas aumentando a possibilidade de uma sociedade mais civilizada e sustentável 3Favorecer o mercado global, reduzindo riscos e possibilitando decisões políticas claras de modo a criar o tipo de sociedade que o país deseja ver no futuro

Utilizar as Normas Internacionais de Avaliação é realmente importante na buscar pelo uso sustentável e a melhor ocupação do solo – elas estão acessíveis, são facilmente implementáveis e não é caro – então…porque não? Obrigado

Os conceitos e opiniões apresentados nesta atividade são de responsabilidade exclusiva do palestrante. O Congresso não se responsabiliza por opiniões ou pareceres emitidos por terceiros, associados ou não, ou pelo emprego indevido das informações aqui contidas. É proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a aprovação prévia e por escrito do XVII COBREAP.