Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Gabriela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Programação em Java Prof. Maurício Braga
Versão Premium Janeiro de 2003
Identificando requisitos
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Rational Unified Process(RUP)
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Interface Humano-Computador
Interface Usuário Máquina
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Avaliação de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
USABILIDADE.
Sistema de Controle de Motel
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ciência da Computação
Projeto de Interface Equipe: Margarete Cardoso Sheila Aguiar
Como Desenvolver Sistemas de Informação
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Rational Unified Process
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Cap 2 – Processo de Software
Fundamentos de Engenharia de Software
ABRA A JANELA DO MEU COMPUTADOR
Prof. Esp. Fernando Barreto
Thiago Francisco Bergmann-
Processos de Engenharia de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
Gerência de Configuração - GC
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Guia de Abertura de Chamado
Técnicas e Projeto de Sistemas
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
Avaliação de interface
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Engenharia de Usabilidade
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Avaliação de Interfaces
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Modelo para Design de Interfaces
Gestão de defeitos.
Engenharia de Software
Avaliação Heurística do Gmail
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Base de Conhecimento em Teste de Software Gestão de Defeitos
Integração.
Engenharia de Software
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Interface Homem/Máquina
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Desenvolvimento de Interfaces Prototipação
Engenharia de Software
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Desenvolvimento de Software I
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Gabriela Trindade Perry - PPGEP/UFRGS Agostinho Serrano Andrade Neto – Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – ULBRA Fernando Gonçalves Amaral – PPGEP/UFRGS

Objetivo Apresentar à comunidade que desenvolve softwares educacionais algumas técnicas e princípios ergonômicos e de design, que têm a importante função de integrar os conhecimentos dos diversos membros da equipe e dos usuários.

Problemática A seleção das ferramentas leva em consideração as seguintes questões (PERNIN, 1996 e VAN DER MAST, 1995): O gerenciamento de uma equipe multidisciplinar é difícil. A experiência e a determinação dos membros da equipe são determinantes para o sucesso. O ciclo não termina com a entrega do produto.

Problemática Pontos de acordo: O projeto da interface deve ser considerado prioritário. Incorporação da avaliação da interface. Construção de acordo com a abordagem de prototipação evolutiva.

Porém... Sobre o envolvimento de usuários: É necessário adotar uma postura de estruturação e controle desta integração. O envolvimento extensivo de usuários no processo pode: encarecer e talvez atrasar o desenvolvimento; gerar antagonismo com aqueles cujas sugestões são rejeitadas.

Porém... Sobre o iterações de design: Design iterativo pode ser demorado e caro. Mudanças introduzidas para resolver um problema de usabilidade acabam gerando outro problema. Iterar um design ruim melhora-o bastante, mas este método não faz com que o design fique tão bom quanto ele seria se tivesse sido originalmente bem projetado.

Estruturação da produção Divisão em três momentos: Especificação de requisitos. Construção de protótipos. Avaliação.

Especificação de requisitos Ferramenta: DM – Design Macroergonômico (FOGLIATTO E GUIMARÃES, 1999)

Especificação de requisitos Coleta através de entrevistas abertas e questionários Priorização dos IDE’s com os usuários. Incorporação da opinião de especialistas.

Especificação de requisitos Listagem, pelos especialistas, dos ID’s a serem considerados. Determinação da relação de força entre os IDE’s e os ID’s. Tratamento ergonômicos dos ID’s. Implementação do novo design e acompanhamento.

Especificação de requisitos

Atividades de design Práticas de design participativo, cujo objetivo é criar espaços e oportunidades para que todos contribuam para o projeto. PICTIVE e CARD

Atividades de design PICTIVE: A idéia é que o mock-up produzido seja modificado pelos usuários em tempo real. O vídeo é a “documentação” do processo.

Atividades de design CARD:objetiva analisar e redesenhar o fluxo da tarefa em sistemas computacionais. Cada ícone tela é impresso em um cartão, e enquanto o usuário descreve a tarefa, o facilitador mostra o cartão relacionado. Em seguida, o usuário é convidado a expressar suas idéias através dos cartões.

Atividades de design Assim, ele representa um fluxo melhorado da tarefa, mostrando um cartão após o outro.

Atividades de avaliação O que faço com o botão Iniciar? Clique nele, depois em desligar, depois em “Sim” para desligar o computador e aguarde. Quando surgir a mensagem "Seu computador já pode ser desligado com segurança", puxe o fio da tomada, enrole no pescoço e aperte bem (Anônimo).

Atividades de avaliação da interface → Caso feche o arquivo. → Caso encerre o software.

Atividades de avaliação KLM e GOMS (CARD, MORAN e NEWELL) Atividades de modelagem da performance de um usuário expert (que não comete erros). Resultam em tempos para execução de tarefas.

Atividades de avaliação DescriptionOperationTime Reach for mouseH [mouse]0.40 Move pointer to "Replace" button P [menu item]1.10 Click on "Replace" commandK [mouse]0.20 Home on keyboardH [keyboard]0.40 Specify word to be replacedM4K [word]2.15 Reach for mouseH [mouse]0.40 Point to correct fieldP [field]1.10 Click on fieldK [mouse]0.20 Home on keyboardH [keyboard]0.40 Type new wordM4K [word]2.15 Reach for mouseH [mouse]0.40 Move pointer on Replace-allP [replace-all]1.10 Click on fieldK [mouse]0.20 Total10.2

Atividades de avaliação Checklists: verificações que podem ser conduzidas por não especialistas em IHC, que diagnosticam problemas gerais da interface. ErgoList TICESE

Atividades de avaliação da interface

Atividades de avaliação Avaliações utilizando heurísticas: escolha de parâmetros - mais ou menos abrangentes - que o avaliador deve levar em consideração ao fazer sua inspeção. Molich e Nielsen (1990)

Atividades de avaliação da interface 1. Diálogos devem ser simples e naturais. 2. Fale a linguagem do usuário. 3. Minimize a carga de memória do usuário. 4. Seja consistente. 5. Forneça retorno (feedback). 6. Forneça saídas claras. 7. Forneça atalhos. 8. Boas mensagens de erro. 9. Prevenção de erros.

Contatos Gabriela Trindade Perry – Agostinho Serrano Andrade Neto – Fernando Gonçalves Amaral – PPGEP/UFRGS