“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Advertisements

Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Parâmetros Curriculares Nacionais
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
MÉTODO PAULO FREIRE.
“ O saber e o fazer docente”
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Interdisciplinaridade
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.

INTRODUÇÃO (P ROBLEMATIZAÇÃO I NICIAL ) Sociedade atual está imersa em um processo constante de inovações e transformações tecnológicas. Ensino de Ciências deve ir além da preparação profissional e da preparação para o ingresso no ensino superior, contribuindo para a formação integral do aluno.

INTRODUÇÃO  Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) propõem repensar o ensino e a organização do currículo na escola brasileira, visando: a construção do conhecimento por parte do aluno e o desenvolvimento de competências necessárias para entender e intervir na sua realidade. “contextualizado, possibilitando fazer relações entre as diferentes áreas do conhecimento”.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Baseada nos Métodos da Educação libertadora, Para Freire, não existe uma separação rígida entre educador e educando. Ambos são educadores no processo de ensino e aprendizado.

M ÉTODOS DA E DUCAÇÃO LIBERTADORA A educação libertadora abre espaço para o diálogo, a comunicação, o levantamento de problemas, o questionamento e reflexão sobre o estado atual de coisas e, acima de tudo, busca a transformação.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Conceitos científicos trabalhados a partir situação real e significativa que expressa uma contradição da comunidade escolar, denominada situação-limite. Freire (2008) propõe a organização curricular com base nos Temas Geradores, obtidos por meio da Investigação Temática, baseada na: Codificação Descodificação Problematização.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Investigação da realidade dos alunos. Codificação : representa situações existenciais dos alunos. A codificação pode ser expressa por meio de pinturas, fotografia ou escrita Descodificação : processo dialético, no qual os integrantes da comunidade escolar se reconhecem como transformadores do mundo. Na descodificação os indivíduos, exteriorizando sua temática, explicitam sua consciência real da objetividade (FREIRE,2008).

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Problematização : Problematizar o conhecimento já construído pelo aluno; aguçando as contradições e localizar as limitações desse conhecimento, propiciando a alternativa de apreensão do conhecimento cientifico. O conhecimento prévio precisa ser trabalhado

P ARA ESTABELECER O TEMA GERADOR DEVE - SE : Diagnosticar quais são as situações significativas, para os alunos, os docentes e a comunidade, naquele determinado contexto.

T EMA GERADOR Para implementar esse processo na prática, Freire(2008) propõe a investigação da realidade e isso requer entender a educação como instrumento de conscientização e humanização, na superação das relações injustas de opressão.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Investigação Temática: 5 etapas a) 1ª etapa (levantamento preliminar): “reconhecimento preliminar”, que consiste em reconhecer o contexto sócio-histórico econômico- cultural em que vive o aluno;

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA b) 2ª etapa (codificação): escolha de contradições vividas pelo aluno que expressam de forma sintetizada o seu modo de pensar e de ver/interagir com o mundo, bem como a escolha de codificações.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA c) 3ª etapa (descodificação): obtenção dos Temas Geradores a partir da realização de diálogos descodificadores.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA d) 4ª etapa (pesquisa com base no tema): Redução Temática - trabalho em equipe interdisciplinar, com o objetivo de elaborar o programa curricular e identificar quais conhecimentos são necessários para o entendimento dos temas. “Temas dobradiça” Um novo tema para explicar ou complementar o tema sugerido. O tema dobradiça é um exemplo da dialogicidade da educação, pois para o autor a dialogicidade da educação começa na investigação temática.

A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA e) 5ª etapa (sala de aula): desenvolvimento do programa em sala de aula. O desenvolvimento do programa de ensino em sala de aula é baseado nos Momentos Pedagógicos.

Momentos Pedagógicos: 1º momento : P roblematização inicial, que consiste em identificar as interpretações que os alunos têm sobre a situação significativa abordada. 2º momento: Organização do conhecimento, momento em que o professor seleciona quais conhecimentos científicos são pertinentes para dialogar com as questões apontadas pelos alunos e pelo professor. 3º momento: A plicação do conhecimento. Etapa em que o aluno, de posse do conhecimento científico, faz uso deste para compreender outras situações que não a inicial, ou seja, para estabelecer relações e fazer extrapolações para outras questões que sejam pertinentes. A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA

Proposta Temática (Atividade Prática) A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA ( 5 ª ETAPA )

R EFERÊNCIA B IBLIOGRÁFICAS : FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, HALMENSCHLAGER Karine Raquiel. ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES. TORRES, Juliana Rezende; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa."A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL FREIREANA E O CONTEXTO ESCOLAR: SUBSÍDIOS À EFETIVAÇÃO DAS DIMENSÕES “PESQUISA E AÇÃO” EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAESCOLA".