SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
11º Encontro Paraense de Ensino de Química
Apresentações Eletrônicas
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Seleção de Materiais Especiais
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
PERÍCIA EM INFORMÁTICA
Os padrões de digitalização da Biblioteca Britânica
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Introdução à Multimídia
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Introdução aos Sistemas Multimédia
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
My drivers Informática Breno Cobra nº 04 Luiz Guilherme nº 24 Phenom.
RECURSOS DIDÁTICOS.
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
© 2004 by Pearson Education © 2004 by Pearson Education Introdução à Informática Capítulo 6 Armazenamento e Multimídia: Detalhes e Outras Coisas Mais.
Microsoft PowerPoint 2007.
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é DVD?  O DVD é a nova e fantástica tecnologia do setor de home vídeo, com qualidade de áudio e vídeo bastante superior às fitas de vídeo, o DVD.
Inteligência Artificial
Hardware Aula 03.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE II
Gabriel Bastos Machado
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ilustração.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Tecnologia e educação: relações históricas
TIC - Conceitos Introdutórios
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Conceitos de vídeo Bruna gomes nº2 Turma 9ºD voc. Multimedia.
Fundamentos da Seleção
Como elaborar um plano de aula
Práticas Educativas em Saúde
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
PUBLISHER AULA 01 Neste primeiro capítulo, você terá uma visão geral do Microsoft Publisher e conhecerá suas funcionalidades, além de obter o conhecimento.
Banco de Dados I Introdução – UNIDESC O que é um Banco de Dados? Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma.
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
A Câmara Digital e Analógica ANA SILVA OLIVEIRA 1º FOTOGRAFIA 2014/15.
Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções.
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Ana Catarina Ferreira Oliveira 1º de Fotografia.
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Recursos de Ensino. 1 – O que são recursos de ensino? São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Android é o sistema operacional de telefone celular que é lançado pela Google. Este sistema operacional é usado por.
Turma Multimeios Didáticos 2008 Tutores: Prof. Helton Real Prof. Iara Perini.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Documentação Audiovisual UM MUNDO MÁGICO. Algumas questões  Usuário procura imagem de um pescador na beira do rio. Encontra 30 ou 40 mas nenhuma se adequa.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO Acadêmicas: Bruna Peruffo, Cibele Nogueira e Samanta Vieira. SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO Discos, fitas e CDs e diapositivos.

multimeios FUNÇÕES DOS MULTIMEIOS Bordenave & Pereira (2001) listam as seguintes funções dos multimeios, em relação à aprendizagem: Facilitar o reconhecimento e descrição de objetos - para tal função, pode-se usar espécimes, fotos, modelos, diapositivos, vídeos, etc. Facilitar a comparação entre dois ou mais objetos, e conseqüentemente, a identificação de semelhanças e diferenças - para ilustrar situações que comparam "antes" e "depois"; "com" e "sem"; "maior" e "menor", etc. Neste caso podem ser usados fotografias, desenhos, diapositivos, filmes, etc. Mostrar a relação entre as partes de um todo - como exemplos de multimeios que se prestam a tal função podem ser citados: mapas, modelos, fotografias, vídeos, etc. Descrever o funcionamento de processos, inclusive as etapas ou os passos sucessivos - entre os multimeios úteis para tal função, citam-se: álbum seriado, coleção de diapositivos, filmes, etc. Apresentar situações complexas para análise - o vídeo, entre outros recursos, é bastante interessante para situações de ensino que se volte para a referida função.

multimeios Tipos: De acordo com os sentidos utilizados na codificação/decodificação de uma mensagem, os recursos podem ser: A) visuais: quadro-negro; cartazes; modelos; espécimes; fotografias; álbum seriado; mapas; objetos; "flipcharts"; diapositivos; diafilmes; computador. B) auditivos: rádio; disco; cd; fita magnética. C) audiovisuais: cinema sonoro; televisão; vídeo; sistemas multimídia.

discos Os discos, assim como as fitas há um bom tempo já fazem parte do acervo de bibliotecas (sejam elas públicas ou especializadas). A maioria das bibliotecas possuíam o disco pra armazenamento somente, dessa forma, quando este material era solicitado pelo usuário era feita a gravação de seu conteúdo em uma fita cassete para poder “preservar” o disco, já que é um material bastante frágil. Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://lojasna25demarco.com.br/blog/wp-

fitas As fitas por sua vez, são mais vulneráveis a acidentes devido à seu transporte ser mais prático, podendo ser facilmente apagadas ou danificadas, visto que é possível gravar determinados conteúdos em cima do conteúdo já existente sem nenhuma dificuldade. Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://rraurl.com/files/posts/cassete_94G3.jpg

Compact Discs (CDs) A informação tem que ser gravada para que se possa recuperar e manipular . As inovações químicas garantem uma gravação de alta qualidade, fácil de usar e barata. Progressos na capacidade de gravação (elevada resolução, maior qualidade e cor), filmes fotográficos, gravações magnéticas de áudio e imagem digital também trouxeram avanços nos dispositivos de gravação. Em 1955, Reynold Johnson, um inventor Americano e pioneiro em computadores, desenvolveu a primeira unidade de disco (disk drive) para armazenar dados em computadores. Muitos avanços foram obtidos posteriormente, especialmente em discos de computador, fitas magnéticas e CD-ROMs.

Fonte: http://www. google. com. br/imgres. imgurl=http://www. webnort

Compact Discs (CDs) Atualmente, é um dos meios mais utilizados para armazenar informações, sejam elas textuais, sonoras, fotográficas ou em vídeo por poder armazenar em massa e ocupar pouco espaço dentro do acervo, além de ser mais resistente do que o disco e à fita. Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cidadecancaofm.com.br/imgs-geral

diapositivos Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gregcons.com/KateBlog/content/binary/slides%2520dev%25203901.jpg

diapositivos Segundo Maria de Lurdes Rocha Perota os critérios de seleção são resumidos em: Interesse concreto para o usuário; A informação contida em cada vista deve ser clara, concisa, verdadeira e atualizada, limitar-se a um só tema preferencialmente pois facilita a assimilação por parte do espectador; Figuras simples;

diapositivos Devem-se escolher ilustrações nas quais o tema mais importante se destaque do fundo; Os dados numéricos devem ser apresentados sob a forma de gráficos ou de quadros, por serem de mais fácil compreensão; Observar a qualidade do material.

considerações finais Para as finalidades deste, buscou-se apenas fazer uma abordagem muito ampla de alguns dos materiais mais comuns, de modo a possibilitar aos profissionais um conhecimento básico desta área de seleção. Bibliotecas que possuem coleções de materiais não enfocados nos materiais destacados pelos grupos deverão aplicar-se as mesmas reflexões aqui feitas em relação a periódicos, histórias em quadrinhos, filmes e vídeos, etc.

Referências BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Multimeios na educação superior. Botucatu : [s. n.], 1999. AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO. [s. l.] : [s. n.], [200-]. Disponível em: <http://paginas.fe.up.pt/~quimica2011/images/stories/2- Comunica%C3%A7%C3%A3o(lecture).pdf>. Acesso em: 30 março 2011. VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais especiais e multimeios. In: _____. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília : Briquet de Lemos, 2010. cap. 4, p. 38-42.