RESENHA Segundo a NBR 6028/90 da ABNT, a resenha é o mesmo que resumo crítico ou resenção. RESENHA: É uma crítica minuciosa que compreende certo número.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Modelos de Textos Científicos
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Fundamentação Teórica
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Comunicações Técnico-científicas
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
CONHECENDO PELA LEITURA
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Importância da Leitura
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resumo.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
RESENHA.
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Metodologia Científica
 É um instrumento de pesquisa.  Mas é comum os/as professores/as pedirem fichamentos como formas de testar a capacidade de leitura e compreensão do/a.
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Orientações para escrever um Artigo Científico
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
“A resenha é um tipo de condensação da obra inteira que também apresenta dados biográficos do(s) autor(s) e comentários interpretativos do resenhista.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Leitura e Documentação
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

RESENHA Segundo a NBR 6028/90 da ABNT, a resenha é o mesmo que resumo crítico ou resenção. RESENHA: É uma crítica minuciosa que compreende certo número de fatos; e É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista

Finalidade Informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor, novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. Seu objetivo é apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.

OBSERVAÇÕES 1- O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados. 2- Cuidado para não tecer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor. 3- Só começar o fichamento e/ou a Resenha após duas leituras do texto. Não dá certo pegar o papel e a caneta e na primeira leitura já querer resumir e comentar o texto sem conhecê-lo como um todo.

Primeiro passo: (leitura dirigida) Leia o texto sem marcar nada. Para identificar a idéia/mensagem central. Não sublime, não marque o texto, não anote nada, simplesmente leia do início ao fim. Ao final pergunte-se: qual é a idéia/mensagem principal do texto? Se você não conseguir responder a pergunta, leia de novo. Se responder, passe para o segundo momento.

Segundo passo: (leitura pontuada) Leia para destacar os trechos significativos e representativos da idéia central e informações complementares. Agora sublinhe, marque faça os destaques dos parágrafos significativos.

TERCEIRO PASSO (ESCREVER A RESENHA) ESTRUTURAÇÃO BÁSICA DE UMA RESENHA Identificação do Texto: (ABNT) Nome do/a autor/a, pronome. Titulo da obra. Edição. Local de publicação: editora, ano. Credenciais do autor: Breve apresentação do/a autor/a ou autores, em especial quanto ao seu currículo profissional (nacionalidade, áreas de atuação, publicações, formação acadêmica, títulos que possui....)

Estrutura básica de uma resenha Resumo da obra: Expor sobre o assunto da resenha, como ele é tratado, metodologia ou estruturação da obra e suas idéias básicas. Não se exige que o texto do resumo da obra possua apenas um parágrafo. Conclusões do/a autor/a: Expor com clareza os resultados alcançados pelo autor da obra ou texto resenhado.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO/A RESENHISTA: MOMENTO DE FAZER A ANÁLISE DA OBRA Perguntas a serem respondidas pelo/a resenhista A linguagem do/a autor/a é simples, clara, complexa, rebuscada? Suas idéias são originais, claras e coerentes? O autor é idealista? Realista? Qual a importância da obra? Que contribuição ela traz para seu campo de estudo? A obra aprofunda os assuntos estudados? Indicação do resenhistas: A quem se destina a obra? Quem poderia se interessar por ela? O leitor precisa de algum tipo de conhecimento prévio para compreender a obra? Em que curso pode ser adotada?

Exemplo de resenha Identificação do texto: FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus. Como ler, entender e redigir um texto. 14 ed. Petrópolis: vozes, 2001. 120 p. Credencias da autora: Enilde é ex-membro da comissão permanente de vestibular da UnB. Também escreveu o livro Lexicografia: a linguagem do noticiário político e outras publicações em equipe sobre o sistema de vestibular da UnB. É doutora em filosofia e língua portuguesa. Leciona língua portuguesa para o curso básico dessa universidade, o que a motivou a escrever esta obra.

Exemplo de resenha Resumo da obra: Informa que produzir texto é tarefa das mais complexas, não existindo, portanto, formula infalível para escrever (assunto). Propõe-se a demonstrar que a produção de bons textos é necessário, em princípio, saber ler e saber entender. Somente então se estará preparado para a recriação, transformando o “velho” no “novo”. A escrita deve, pois, ser um ato corriqueiro no qual se extrapola o conteúdo assimilado pela leitura e outras formas correntes de informações, como diálogos, e-mails, programas de rádio e televisão. O objetivo da obra é não somente informar, como também ensinar a entender e ser capaz de extrapolar as idéias de um texto lido antes da elaboração segura de uma redação (objetivo). Além de exigir arte, a redação requer, acima de tudo, técnica, ou seja, o conhecimento gradual do processo de aquisição de idéias e sua transformação criativa no ato de escrever.

Exemplo de resenha Metodologia ou estrutura da obra: De início , a autora explica a importância de texto cujo assunto seja de interesse do leitor. Este deve alcançar entendimento do que lê. Nesse sentido, textos de revistas e jornais costumam proporcionar leitura agradável. Em contrapartida, muitas obras especializadas são de difícil entendimento, requerendo disposição e esforço do leitor para entender seu conteúdo. Propõe, então, dois tipos de leitura,, para bom entendimento do texto técnico: a informativa e a interpretativa . A primeira se subdivide em leitura seletiva e crítica; a segunda explora as capacidades cognitivas propostas por Bloom. Ao final de cada tipo de leitura informativa, propõe a leitura do texto biográfico sobre Alejadinho, em bloco único de idéias desordenadas, para que o leitor faça as devidas separações em diversos parágrafos e, em seguida, sua ordenação. O exercício seguinte é sobre leitura interpretativa, com base nas capacidades cognitivas proposta: compreensão, análise, síntese, avaliação e aplicação, explicadas no capítulo que trata do assunto. Com base nos estudos e práticas propostas anteriormente, propõe um “plano de texto expositivo”. Demonstra, pela adaptação que faz da dissertação de um aluno que, apresenta um tema, pode-se criar ”sentenças-tópico” sobre o mesmo e suas ideais secundárias que estruturarão cada parte do texto. A cada “sentença-tópico” desenvolvida deve corresponder um parágrafo. Sua conclusão ficaria por comentários, no último parágrafo, baseado no tema introduzido e nas idéias desenvolvidas em seguida.

Exemplo de resenha indicação da obra: O texto é claro, simples e bastante elucidativo, sendo indicado para estudantes de modo geral e, em especial, para candidatos a concursos diversos que exigem o domínio das capacidades cognitivas na leitura e interpretação de textos. Também oferece excelentes subsídios para a prática de redação e leitura críticas. Exercício 1- Resenhe , em uma página, os textos Matinais, vesperais e saraus de leitura. ( está na Xerox da Instituição). 2- Identifique, no texto 02 (técnicas de comunicação escrita), os itens de uma resenha. (Está na Xerox da Instituição).