Tecnologias ou metodologias?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER- ANGÉLICA/MS
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Curso de novas tecnologias na escola
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Diante a Era Tecnológica.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Tecnologia e Educação.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CURRICULO +.
ESCOLA DO FUTURO.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Educação Especial Aula 7
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Por uma educação de qualidade
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O uso das tecnologias na escola
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias ou metodologias?

Toda inovação educativa tem de perguntar-se sobre como situar sua contribuição neste horizonte de uma educação comprometida com a construção de um conhecimento e a formação de cidadãos capazes de contribuirem para a transformação social e a afirmação da democracia e da justiça social na sociedade brasileira.

Tecnologia ou metodologia O vídeo nos faz refletir, que não basta apenas levar novos equipamentos para sala de aula, se professor não inovar sua metodologia também, ambos necessitam caminhar juntos, sozinho nenhum é válido, um é complento do outro.

Conclusão Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possibilidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho; desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece. Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado. O vídeo abaixo deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma? Assista o vídeo e reflita: "Como você está usando a tecnologia com seus alunos ??"