01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor - DGRAV
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
PNCF PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
Objetivos Específicos:
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
1 1.
A LEI GERAL DA ATER “PORQUE MUDAR” Setembro
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Pronaf Microcrédito Rural
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SECRETARIA DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
Objetivos Específicos:
ATER MARCO LEGAL.
1.
O Ordenamento Fundiário no Brasil
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
FUNDO BABAÇU Criado por
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar BRASÍLIA, 03 E 04 DE MARÇO DE POLÍTICAS.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
REDE DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR – RECAF/MS RELATORIO DE ATIVIDADES – 2009.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
I NSTITUTO N ACIONAL DE C OLONIZAÇÃO E R EFORMA A GRÁRIA - INCRA Brasília, maio de 2015.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira) JORNADA DA AGRICULTURA FAMILIAR Governo do Estado da Bahia Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agraria – SEAGRI Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA 01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira) 08:30 hs - Café da manhã com produtos da Agricultura Familiar 09:00 hs - Apresentação Cultural 09:30 hs – Abertura do evento com a presença do governador Jaques Wagner Ato de Lançamentos: Plano Agrícola e Pecuário do Estado da Bahia 2009/2010 – Governo do Estado; MDA / SAF; Ministério da Agricultura – MAPA. Crédito Assistido: Assinatura de convênio para direcionamento, orientação, acompanhamento de crédito agropecuário no Estado da Bahia com parceria com BNB, e apoiado por Desenbahia, SBRAE, SENAR Plano de Reestruturação do Crédito para o Agricultor Familiar (Renegociação das dividas e PRONAF) Assistência Técnica: Assinatura de convênios com 33 organizações não governamentais e movimentos sociais para assistirem 70.000 famílias. Universalização da assistência técnica para 35 mil famílias de 562 assentamentos rurais do INCRA na Bahia – MDA; INCRA; Governo do Estado. Plano Mais Alimentos Bahia – Juros Zero - Bônus de Adimplência para o Agricultor Familiar. Comercialização da Safra de Inverno Agricultura Familiar do Estado da Bahia – CONAB – GOVERNO DO ESTADO. 12:00 hs - Almoço 14:00 hs - Painel: Cenário da Agricultura Familiar na Bahia

CICLO DE OFICINAS OPERACIONAIS DE POLITICAS PÚBLICAS 02/10/2009 OFICINA 01 – 08:30 as 17:30 (50 pessoas) Aplicação de instrumentos de Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar (PAA, a Lei 11.947/2009, EBAL, Selo da AF) - SEAGRI/SUAF,SEDIR/CAR, CONAB,MDA, EBDA. OFICINA O2 – 08:30 as 17:30 (50 pessoas) Gestão de Projetos de ATER: Aplicação do Termo de Referência, Relatórios de Execução, Metodologia de Acompanhamento – SEAGRI/SUAF, SEDIR/CAR, SEPLAN OFICINA 03 - 08:30 às 17:30 (50 pessoas) Arranjos institucionais para apoio ao desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias da Agricultura Familiar nos Territórios e as diversas fontes de apoio e financiamento - CET, SEAGRI (SUAF, SDA, ADAB, EBDA), SEDIR (CAR), SEBRAE, SENAR, BNB, BB, DESENBAHIA.

CICLO DE OFICINAS OPERACIONAIS DE POLITICAS PÚBLICAS 02/10/2009 OFICINA 04 - 8:30 às 12:00 e de 13:30 às 17:00 (2 turmas) (50 pessoas) Aquisição de terras para reforma agrária no Estado da Bahia: Desapropriação – coordenação da CDA E INCRA Credito Fundiário – coordenação do CDA. OFICINA 05 - 8:30 às 12:30 (50 pessoas) Articulação das ações de apoio ao desenvolvimento do cooperativismo no Estado. Coordenação – SEAGRI/SUAF, SEBRAE, SEDIR/CAR, UNICAFES OFICINA 06 – 13:30 ás 17:30 (50 pessoas) Formação e unificação dos Conselhos Municipais – SEAGRI/SUAF, SEDIR/CAR, CET

Ações durante a jornada Ato com o Governador e Ministério do Desenvolvimento Agrário: Lançamento Nacional da DAP OFF LINE Lançamento do Programa de Universalização da Declaração de Aptidão do PRONAF – DAP no Estado da Bahia Lançamento Nacional de Projeto Piloto do cartão de identificação do agricultor familiar Plano Estadual de Incentivo a Ampliação do Seguro Garantia Safra para os agricultores familiares 33 convênios no âmbito de projetos produtivos do TRILHA para 2000 jovens agricultores rurais Exposição Fotográfica das ações de Governo na Agricultura Familiar.

Informações para inscrição: Participantes: Representantes dos movimentos sociais, órgãos públicos estaduais e federais, territórios e prefeituras (3 Secretários(as) de Agricultura e Educação dos Municípios por território) Para as oficinas está garantida hospedagem e alimentação. As despesas com transporte é de responsabilidade dos órgãos e entidades que irão enviar os representantes, que devem chegar até às 08:00 horas do dia 01/10. São 250 vagas para as oficinas, com inscrição através dos e-mails (evauniater@yahoo.com.br; cyralima@yahoo.com.br), conforme ficha disponibilizada pela SEAGRI/SUAF. As entidades conveniadas deverão encaminhar até quatro pessoas para participar das oficinas (01representante legal da instituição, 01 técnico elaborador do projeto, 01 técnico elaborador de prestação de contas e 01 agricultor familiar) para publicação das políticas públicas. Os órgãos públicos devem encaminhar inscrição destacando as oficinas que irão participar