Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:

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Transcrição da apresentação:

Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica: Neri Terezinha Both Carvalho

Educação à distância: forma de ensino, modalidade de ensino que viabiliza a aprendizagem Mediação: de recursos didáticos sistematicamente organizados sob diferentes meios de informação

Regime do Curso: especial – até 30% presencial - 70% à distância Respeita: objetivos e diretrizes curriculares nacionais

Perfil dos licenciados Os licenciados neste curso estarão preparados para: preparados para: - o exercício da docência, objetivando uma aprendizagem significativa, objetivando uma aprendizagem significativa, - ao confronto com a evolução do desenvolvimento do saber, bem como do saber, bem como - - à iniciação em atividades de pesquisa.

Estrutura curricular 400 horas de PCC 400 horas de Estágio supervisionado Total: 2800 horas (mínimo) Carga Horária do curso: 3350 horas

1°Período DisciplinasCht /(PCC) Geometria I100(20) Problemas – Sistematização e Representação 90 Estudo de Softwares Educacionais 100 Educação e Sociedade80(20) Total370

2°Período DisciplinasCht/(PCC) Fundamentos de Matemática I 110(20) Fundamentos Fisolóficos da Educação 80(20) Fundamentos de Matemática II 100(20) Geometria II 100(20) Total390

3°Período DisciplinasCht /(PCC) Estatística Aplicada à Educação Matemática 110(20) Introdução ao Cálculo 80(20) Psicologia da Educação 110(10) Geometria Analítica 100(20) Total400

4ºPeríodo DisciplinasCht/(PCC) Resolução de Problemas 110(20) Organização Escolar 80(20) Cálculo I 110(10) Geometria III 100(20) Total400

5°Período DisciplinasCht/(PCC) Álgebra Linear I 110 Cálculo II 110 Didática Geral 80(20) Álgebra I 100(20) Total400

6°Período DisciplinasCht/(PCC) Cálculo III 110 Álgebra II 80 Álgebra Linear II 80 Informática Aplicada à Aprendizagem Matemática 100(20) Metodologia do Ensino da Matemática 70(20) Total440

7°Período DisciplinasCht /(PCC) Elementos de Análise 110(10) Tópicos de Matemática Financeira 80(20) Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 200 Tópicos de física 90(10) Total480

8°Período DisciplinasCht/(PCC) Seminários 100 Estágio Supervisionado no Ensino Médio 200 Métodos de Física Matemática 90(10) Iniciação à Pesquisa em Didática da Matemática 100 Total490

Até 30% da carga horária de cada disciplina é presencial Até 30% da carga horária de cada disciplina é presencial - Trabalho com professores nos Pólos - Vídeos - Provas - Atendimento com Tutor do Pólo marcada - Atividades de Prática

Planejamento Cronograma geral Plano de ensino - Definição das ações (Envolvendo tutores e alunos) - Contrato didático ( Tutores e alunos)

Organização Coordenação Acadêmica Coordenadores de Pólos Avaliação (NUPA) (CEDxCFM) Coordenação Pedagógica (LANTEC) - Parceria CEDxCFM - Produção de material didático (Livros didáticos, material para o ambiente e outros) - Formação de professores - Formação de tutores

Ambiente Equipe Laed (Coord. Prof Nereu) - Customização do moodle -Controle de uso do ambiente pelos acadêmicos e professores -Acompanhamento técnico para a realização de vídeos - Formação de professores e tutores -Atendimento a professores e tutores durante o curso (Atualização constante do ambiente)

Professor – Visitas ao Pólo; 2 por período Professor – Visitas ao Pólo; 2 por período Tutor da UFSC – atendimento dos alunos Tutor da UFSC – atendimento dos alunos e tutores do Pólo; articula, tira dúvidas, e tutores do Pólo; articula, tira dúvidas, □Tutor do Pólo – Acompanha o aluno, 20 horas por semana, registra todo trabalho do aluno, trabalha conteúdo com os alunos, organiza e realiza atividades de estudo, orienta, motiva, responde pelos alunos junto a UFSC, Relatórios, etc.

Coordenador do Pólo Coordenador do Pólo Acompanha o trabalho dos tutores Responde pelo Curso junto à UFSC Assegura as condições de trabalho dos alunos e tutores  Coordenador de Tutores Acompanha todo trabalho de tutores da UFSC e Tutores dos Pólos.

O Curso exige do aluno: -Independência (capacidade de aprender sozinho com acompanhamento) -Disciplina -Organização -Trabalho em grupo -Criatividade -Iniciativa -Competência O professor orienta O Tutor é o mediador O Aluno estuda

Sistema Didático Professor Aluno Ambiente virtual de aprendizagem Tutor UFSC Tutor Pólo Saber Livros didáticos

Trabalho do tutor envolve: Relativo ao sub-sistema :Tutor/Pólo-Estudante a) Acompanhamento: Identificação de como estudam os alunos Que dificuldades apresentam Quando buscam orientações Como se relacionam entre si nos momentos de estudo

Tempo que investem no curso A relação que fazem entre os conhecimentos do curso e sua prática profissional

No processo de acompanhamento orientar significa: -Estimular, motivar, -Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de organização das atividades acadêmicas -Esclarecer dúvidas de conteúdo e de procedimentos -Potencializar o rendimento acadêmico do estudante b)Orientar

Atividades acadêmicas: Estudo do conteúdo das diferentes disciplinas Videoconferências Atividades obrigatórias dirigidas Tarefas Provas Prática como componente curricular Etc.

Vai interferir nos sub-sistemas : Tutor/Pólo Estudante -Dificuldade dos estudantes Falta de tempo Dificuldade de leitura, de compreensão Dificuldade de disciplina e organização Dificuldade de uso do computador Dificuldade de uso de programas

Organização do trabalho do tutor: Organizar cronograma -Cronograma geral -Plano de ensino das disciplinas Assegurar que os alunos tenham entendido a rotina de estudo proposta pelo Curso e pelas disciplinas - Organizar os encontros presenciais -Registrar o seu trabalho e suas observações ao longo do processo

Preenchimento do FAT Realize auto-avalição Avalie: -aponte falhas do sistema de orientação acadêmica -dos materiais didáticos -mostre problemas relativos a modalidade EaD

Importante! Comunicação com os tutores/UFSC Comunicação com os professores Comunicação com o Coordenador de Tutores -Envio de trabalhos, notas, dúvidas de conteúdo, participação nos fóruns -Freqüência dos alunos nas atividades obrigatórias Ética: aplicação de provas e acompanhamento da realização de trabalhos

Importância do pleno funcionamento dos sub-sistemas para o funcionamento harmônico e eficiente do Sistema didático Trabalho responsável dos atores em cada sub-sistema Organização do trabalho de cada um destes atores