Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
A importância dos direitos humanos no respeito a vida e inclusão social pela educação promovendo a aplicação da lei positivada em vigência Acadêmico: Pablo.
Saúde: bem público global e direito fundamental
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
GRADUAÇÃO 2005 Aula 21 Interpretação de bloqueio e Interpretação legitimadora.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Tópico III – Princípios Fundamentais
DIREITOS HUMANOS TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º E Caroline nº 09
Direitos e Garantias Fundamentais
Curso Direito à Memória e à Verdade
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos do cidadão e cidadania
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
O Problema da cidadania: Significado e evolução
CIDADANIA.
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Declaração dos Direitos da Criança
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Dos Princípios Fundamentais
Curso Direito à Memória e à Verdade
Direito Financeiro e Tributário
Curso Direito à Memória e à Verdade
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo“
Escola Estadual Dona Consuelo Muller
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Roteiro da Aula Convivência
III - a dignidade da pessoa humana;
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Ministério Público do Trabalho
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Cidadania.
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 31/7/ :14 1.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
A construção da Cidadania Europeia
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Comunidades Tradicionais
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Comissão de Direito do Terceiro Setor Rodrigo Mendes Pereira Comissão de Direito do Terceiro Setor 7º ENCONTRO DO FÓRUM CÁRITAS.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

Cidadania; direitos sociais, civis e políticos. Sociologia Cidadania; direitos sociais, civis e políticos. Douglas Fernando Blanco

O que é cidadania? O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Tem como pensamento, a participação de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição. Pode-se dizer que a cidadania pressupõe direitos e deveres a serem cumpridos pelo cidadão, que serão responsáveis pela sua vivência em sociedade. Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. O sociólogo T. H. Marshall, afirma que a cidadania só é plena se for dotada de todos os três tipos de direito: Civil Político Social

direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segu- 1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século XIX; 2. Político: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século XIX; 3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segu- rança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século XX.

Além disso, a cidadania moderna, embora seja influenciada por aquelas concepções mais antigas, possui um caráter próprio e possui duas categorias: formal e substantiva. cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo. cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais.

Origem: Direitos Humanos A luta por direitos é uma construção histórica. Eles não são dados, mas sim conquistados por aqueles/as que vivem situações de opressão, invisibilidade e violação. Direitos se conquistam com LUTA e CONFLITO; Noção contemporânea de direitos humanos (pós 1945): Declaração Universal dos Direitos Humanos; Os valores morais, filosóficos, religiosos de igualdade, justiça, liberdade, sustentabilidade, dignidade humana passam a ser “codificados” e constituem um sistema de direito positivo internacional, criando obrigações para os Estados Nacionais e para a comunidade internacional.

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) I. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. II. Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. princípios (universalidade, liberdade com igualdade, não discriminação)

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Elencou um conjunto de direitos que todo ser humano deveria ter acesso a fim de gozar de uma vida livre e digna. São eles: direito a vida, liberdade, segurança pessoal, propriedade, votar e ser eleito, trabalho, lazer, saúde, alimentação, habitação, seguridade social, educação, cultura, etc. São os chamados direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais que influenciaram a elaboração de diversas Constituições e a legislação de vários países.

No Brasil Constituição Federal

Constituição Federal Princípios da República: - cidadania; dignidade da pessoa humana; - construir uma sociedade livre, justa e solidária; - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Direitos civis Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade Direitos sociais Art. 6 - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados

A diversidade A diversidade está presente tanto na cultura quanto na natureza. O conceito é muito empregado para tratar a qualidade dos ecossistemas e habitats. A biodiversidade é uma qualidade dos biomas. A diversidade cultural é o conjunto de diferenças que devem ser vivenciadas de forma integrada.

“A diversidade é percebida, com frequência, como uma disparidade, uma variação, uma pluralidade, quer dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em consequência, à multiplicidade de culturas ou de identidades culturais.” Alain Kiyindou.

STUART HALL MULTICULTURAL: características sociais e problemas de governabilidade apresentados por sociedades com diferentes comunidades culturais. MULTICULTURALISMO: estratégias e políticas usadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade em sociedades multiculturais.

Diversidade Gêneros e Diversidade Sexual; Políticos; Étnica; Religiosa; Classes Social; Educacionais; E o preconceito?