São Paulo, 2008 CONHECENDO PARA AGIR O PERFIL DOS CMS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA Autores: Freire, A ;Rodrigues EL; Lopes, EZ; Elias, GS;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Advertisements

Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Participação e Controle do SUS: um retrato dos conselhos municipais de saúde na RMSP Cleide Lavieri Martins e Cláudia Maria Bógus Faculdade de Saúde Pública.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Participação e Controle do SUS:
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Mapa da Rede Credenciada - Baixada Santista Pensando em proporcionar a melhor rede de atendimento possível para os mutuários e seus dependentes, a Capep.
“Entidades e organizações de assistência social”
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO
Contexto de atuação do CME
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Aconteceu 04 de Julho de 2012 Secretaria Municipal de Cultura Santos Divulgação.
3ª TERTÚLIA Mindelo, 8 DE NOVEMBRO DE TEMAS ABORDADOS  Organização do Evento Cultural “Homenagem a Cesária Évora/Tertúlia – Que Cultura para São.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
Vigilância Sanitária Controle Social e Proteção da Saúde
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
R ODAS DE C ONVERSA : UMA FORMA DE REFLETIR E DIALOGAR SOBRE O TRABALHO JUVENIL Autores Marlene P. Rocha Tainá Monsores Edson Gauglitz.
Transcrição da apresentação:

São Paulo, 2008 CONHECENDO PARA AGIR O PERFIL DOS CMS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA Autores: Freire, A ;Rodrigues EL; Lopes, EZ; Elias, GS; Petrucci, C

CONHECENDO PARA AGIR - A Política Nacional de Educação Permanente, fortalece a democracia participativa e os movimentos sociais - A participação social no SUS, descrita nas leis nº 8080/90 e nº 8142/90, é parte fundamental do Pacto pela Vida, em defesa do SUS e Pacto de Gestão, que descreve como ações o apoio aos Conselhos de Saúde, às Conferências de Saúde e ao processo de formação de Conselheiros. Levantamento de Dados Informação Ação

Objetivo e Justificativa: A fim de conhecer o perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana da Baixada Santista, efetuamos uma coleta de dados, com o objetivo de visualizar a necessidade de capacitação para os Conselheiros Municipais de Saúde

Metodologia Inicio da Pesquisa : Outubro de 2007 – Dezembro de 2007 Pesquisa exploratória através de um questionário estruturado para levantamento de dados ( Sexo, Idade, Nível de Formação, Composição do Conselho, Conferencia Municipal de Saúde, e Educação Permanente).

Metodologia: Houve devolução de 66% dos questionários. 34 % dos municípios não responderam ao questionário. O Município de São Vicente não respondeu ao questionário, apenas informou a data da realização da última Conferência de Saúde ( novembro 2007) e que os membros tomariam posse em Janeiro/2008.

RESULTADOS: Ano de Criação do CMS Santos – criado em 1991 São Vicente – criado em 1992 Praia Grande – criado em 1991 Cubatão – criado em 1990 Itanhaém – criado em 1991 Peruíbe – criado em 1991 Guarujá – criado em 1992 Mongaguá – criado em 1998 Bertioga –criado em 1994

RESULTADOS: Número de Componentes do CMS MunicípiosMembros S.Vicente 40 P.Grande 40 Bertioga 12 Guarujá 40 Cubatão 40 Santos -*69 Cadeiras preenchidas 88

RESULTADOS: Sexo Municípios Sexo Masc. / Fem. S.Vicente - - P.Grande Bertioga Guarujá Cubatão Santos Total 97 82

RESULTADOS: Escolaridade MUNICIPIOSEscolaridade N.M. N.U. São Vicente - - P.Grande Bertioga Guarujá Cubatão Santos Total 52 70

RESULTADOS: Faixa Etária MUNICIPIOSFaixa Etária / / 50 e + São Vicente P. Grande Bertioga Guarujá Cubatão Santos Total

RESULTADOS: Participação em Capacitação MUNICIPIOS Capacitação Sim / Não S.Vicente - - P.Grande Bertioga Guarujá Cubatão Santos Total

Conclusões: Que o sexo masculino tem um percentual maior de participação. Que a escolaridade dos membros dos conselhos municipais que predomina é a de nível universitário. Participação de pessoas de 40 anos e +, com uma participação mínima da faixa etária mais jovem. Mais de 80% dos Conselheiros Municipais de Saúde não participaram de nenhuma capacitação nos últimos anos.

Os Conselhos de Saúde da Região Metropolitana da Baixada Santista encontram-se enfraquecidos sem identificação e sem compreender a dimensão do seu espaço dentro do SUS. Faz-se necessário investir no processo de capacitação dos Conselheiros de Saúde para o efetivo exercício da cidadania à Sociedade Brasileira. Conclusões:

Contato: Obrigada