FACULDADE DE EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Estágio de Apoio Docente
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
III Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Avaliação Institucional
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Didática e Metodologia no Ensino Superior
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
A Escola e as Mudanças Sociais
Teresinha Cid Constantinidis - UFES Suzana Rodrigues Reno – UFES
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: entrevista estruturada
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Odilei Avelino dos Santos
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Projeto de pesquisa apresentado
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Estágio Supervisionado II
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO Como o espaço da Biblioteca pode contribuir na Alfabetização de Jovens e Adultos? Acadêmica: Elaine Luiza Foss Montemezzo Professora Dra Liliana M. Passerino

Justificativa • Através de discussões no curso de Pedagogia viemos refletindo a respeito da Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos; • Em observações realizadas percebemos práticas descontextualizadas e a infantilização do método, assim como a má utilização, se não a falta do uso do espaço da Biblioteca nas escolas; • Compreendendo a Educação de Jovens e Adultos relacionada a Cultura Popular e a Educação Popular é possível criar novas possibilidades para que os educandos participem e sintam-se sujeitos do processo educativo e da transformação da sociedade; • Acredito que pensar a Biblioteca e seus artefatos como mais uma possibilidade da alfabetização dos Jovens e Adultos é democratizar este espaço da escola, ou seja, é deixar estes educandos agirem, se apropriarem dele

Objetivos Específicos Objetivo Geral Investigar através do diálogo com os docentes de turmas de séries/anos iniciais e com os educandos, propostas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos a partir do uso do espaço da Biblioteca escolar e seus artefatos, para assim contribuir na alfabetização de jovens e adultos. Objetivos Específicos • Propor alternativas de uso do espaço da Biblioteca e seus artefatos, a fim de proporcionar momentos literários e contribuir para a formação de sujeitos capazes de ver na literatura um ato de prazer e encantamento; • Verificar e discutir a prática docente e a seleção de livros disponíveis no acervo da Biblioteca de forma a garantir uma prática não infantilizada;

Estado da arte AUTOR TÍTULO ANO RELAÇÃO COM A PESQUISA Paulo Freire Pedagogia da Autonomia 1996 Saberes necessários à pratica educativa. Raquel Miranda Vilela Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos. 2009 Belo Horizonte Dissertação de Mestrado O papel da biblioteca no contexto da EJA; O objetivo foi identificar as visões e os papéis atribuídos à biblioteca, bem como as estratégias utilizadas pelos profissionais, de forma a atender às especificidades deste público. Clara Bernadete Boff “...SEM ASAS, PORÉM...”: as imagens de mulher na percepção de alunos Jovens e Adultos da EJA, através dos textos da Literatura Clássica e Contemporânea 2011 Porto Alegre TCC de especialização Aulas de Literatura, que suscitavam o debate em torno das questões da desigualdade entre homens e mulheres. Leonise Verzoni Gonzalez Competências informacionais e educação de usuários : um estudo com alunos da educação de jovens e adultos (eja) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP/UFRGS) Curso de Biblioteconomia Apresenta a importância da biblioteca escolar como espaço de socialização e a necessidade de sua participação de forma ativa e permanente do processo educacional e da construção da cidadania.

Metodologia Procedimentos → Pesquisa qualitativa; → Pesquisa participante; Procedimentos → Observação não – participante; → Entrevista semi – estruturada; → Observação Participante; → Grupos de discussão;

ARANTES, Antônio Augusto. O que é Cultura Popular ARANTES, Antônio Augusto. O que é Cultura Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. 83p. BOOF, Clara Bernadete. “...SEM ASAS, PORÉM...”: as imagens de mulher na percepção de alunos Jovens e Adultos da EJA, através dos textos da Literatura Clássica e Contemporânea. 2011. 42 p. TCC (Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação de privados de liberdade) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [2011] BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. 110p. ______________________ Paulo Freire, O menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: UNESP, 2005. 151p.   ______________________ O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005. 110p. ____________________, STRECK, Danilo R. Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida: SP, Idéias e Letras, 2006. 295p. DUARTE. Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. In: Cadernos de pesquisa. Março, 2002, nº 115, p. 139 – 154. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p. Giroux, Henri A. Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/a_alfabetizacao_e_a_pedagogia_do_empowerment_politico.pdf Acessado em 09 de Maio de 2012 às 23:15 hrs.

GÜINTHER. Hartmut. Pesquisa qualitativa Versus Pesquisa quantitativa: Esta é a questão? In: Psicologia: Teoria e pesquisa. Maio – agosto 2006. Vol 22, nº 2, p. 201 – 210. GONZALEZ, Leonise Verzoni. Competências informacionais e educação de usuários : um estudo com alunos da educação de jovens e adultos (eja) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP/UFRGS). 2009. 58p. TCC (Curso de Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [2009] Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22715/000740404.pdf?sequence=1   JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa,  São Paulo,  v. 32,  n. 2, Ago.  2006. SOARES, Leôncio. Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação de Jovens e Adultos – Rio de Janeiro: DP&A, 2002. MIRANDA, Raquel Vilela. Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos. 2009. 136p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, [2009] Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECID-7X9JM8/1/raquel_miranda_vilela.pdf, Acessado em 09 de Maio de 2012 às 23: 18 hrs. OLIVEIRA Marta Kohl de. “Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e de Aprendizagem” In: RIBEIRO, Vera Masagão (org): Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil- ABL; São Paulo: Ação Educativa, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n12/n12a05.pdf, Acessado em 09 de Maio de 2012 às 23: 31 hrs. VALLADARES, Licia. Os dez mandamentos da observação participante. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 22, n. 63,Feb. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000100012&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 25 Apr. 2012.http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092007000100012.