ATIVIDADE AULA PRESENCIAL DIA 14/08

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
O uso da internet nas escolas
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
C OMO E NCONTRAR UM T EMA. A leitura ainda é o meio de captação de idéias por excelência. Muitas vezes, não se tem a menor idéia sobre determinado assunto.
Currículo oficial de São Paulo
Sou o que sou pelo que nós somos
Planejamento PNAIC 2014.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Profa. Reane Franco Goulart
O aluno elaborando conceitos
A Matemática da cesta básica
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Iniciação Científica º Série/EM.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Mikhail Bakhtin.
PLANO DE AÇÃO E RELATÓRIO DA AULA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
ESTUDO DO MEIO.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE AULA PRESENCIAL DIA 14/08 Seminário Integrador V ATIVIDADE AULA PRESENCIAL DIA 14/08

a) b) c) d) 1 Baixa Somente Internet (limitado) baixo Respostas prontas, sem reflexão do aluno 2 (limitado Somente análise superficial 3 Média Internet bom Construção de conhecimento a partir de analise aprofundada 4 Alta Bem variados alto Construção de conhecimento a partir das análises aprofundadas 5 Compreensão verdadeira e crítica dos assuntos vivenciados. “Escolhemos a resposta número 5 porque ela propicia variadas situações de aprendizagens com a utilização de vários recursos.”

a) b) c) d) 1 Fácil Computador com Internet Baixíssimo - fraco Respostas prontas 2 Médio Médio/baixo - regular Respostas construídas a partir de análise de trabalhos prontos. 3 Difícil bom Analise/síntese – texto construído a partir idéias relevantes. 4 Complexo Computador com Internet(visitas virtuais, MSN, e-mail) Muito bom Aprendizagem construída com a interação do aluno 5 Muito complexo Computador com Internet (visitas virtuais, MSN, e-mail, skype, também fotos, vídeos) ótimo Aprendizagem construída-socialização das aprendizagens-nova construção

a) b) c) d) 1 Não apresenta nível de aprendizagem Computador com Internet Copiar e colar Provavelmente não terá nenhuma resposta, pois não terá que analisar o texto 2 Ler compreender e analisar criticamente o texto Nível pouco maior de aprendizagem Computador e Internet Desenvolvimento do senso crítico 3 Nível médio Computador, Internet, bibliografia recomendada e editor de texto Conhecimento de diferentes pensamentos e capacidade de construção de seu próprio texto Análise crítica e construção de texto 4 Nível grande de dificuldade - aprendizagem Ônibus (transporte), pessoas, dinheiro, boa vontade, planejamento antecipado e bem organizado. Conhecimentos de outras etnias, outros costumes, socialização com outras pessoas e construção de texto Enriquecimento pessoal e ampliação de conhecimentos, vivências diferentes 5 Nível grande de aprendizagem

“Escolhemos então a proposta 5 por oportunizar ao aluno b) c) d) 1 Muito baixa Internet Somente cópia 2 Baixa Cópia, análise e escrita 3 Média Análise, leitura, escrita, construção 4 Alta Recursos humanos Pesquisa, análise, coleta de dados, produção textual 5 Muito alta Recursos humanos (entrevistas) Recursos visuais Interação com o grupo, pesquisa, análise, produção escrita, produção de conceitos, socialização de aprendizagens “Escolhemos então a proposta 5 por oportunizar ao aluno diferentes aprendizagens, mais completas e abrangentes.”

RESPOSTAS 1 Fácil- não apresenta dificuldade, recurso-internet, não apresenta um nível de aprendizagem satisfatório, tipo de resposta- cópia 2 Fácil – não apresenta dificuldade, recurso-internet, nível de aprendizagem baixo, tipo de resposta – comparação, reflexão e justificativa. 3 Médio – apresenta pouca dificuldade, recurso-internet, nível de aprendizagem médio, tipo de resposta – análise, reflexão e crítica e sinterização 4 Médio – apresenta mais dificuldade, recurso pesquisa de campo, nível de aprendizagem de médio a bom, tipo de resposta – pesquisa, coleta de dados, análise e síntese conclusiva. 5 A escolhida foi a 5 por gerar alto grau de aprendizagem, usando como recursos Internet e pesquisa de campo. O nível de aprendizagem é alto e tendo resposta de foram interdisciplinar, levando a escrita de um texto colaborativo. “Dentre as propostas descritas sugeriríamos a proposta 5 tendo em vista a sua abrangência de recursos e conhecimentos envolvidos. Esta proposta promove uma circulação de informações e construção coletiva das aprendizagens. O nível de dificuldade desta proposta é alto, conseqüentemente o nível de aprendizagem será maior e exigirá mais do professor e aluno, sendo um grande desafio para..........”

a) b) c) d) 1 Muito fácil/nenhuma Computador com Internet Nível baixo Respostas simples e restritas, que não despertam interesse 2 fácil Resposta simples, exigindo sua expressão de opinião (criticidade) 3 De fácil a intermediário intermediário A partir dos textos selecionados os alunos confrontam idéias com as dos autores e criam um texto novo. 4 Intermediário a médio Fonte de pesquisa, meio de locomoção, Internet, pesquisa, visitas, máquina fotográfica, filmadora.... Médio, pois envolve interação 5

a) b) c) d) 1 fácil Computador e conhecimento básico de digitação baixo Somente as informações obtidas no texto 2 Computador, Internet Informações que os textos contém 3 médio Internet, computador, conhecimento para construir seu próprio texto Dados, informações e conhecimento 4 difícil Tempo, deslocamento, planejamento e recursos financeiros alto Muitas trocas de conhecimentos e opiniões 5 Computador, conhecimento, visitas, pesquisas, etc Alto e complexo De caráter cognitivo, interação e com acréscimo de conhecimento social. “Nós gostamos da proposta 5, porém, achamos que depende muito de recursos, como: recursos financeiros, material, tempo, nível de aprendizagem da turma e a boa vontade do professor.”

a) b) c) d) 1 Nível baixo Internet mecânica 2 baixo Média - reflexão 3 média 4 alta Recursos humanos Alta reflexão 5 Recursos humanos e Internet Alta - reflexão “Escolhemos a atividade 5 porque engendra muitas aprendizagens podendo ser feitas atividades diversificadas possibilitando a construção de muitos conhecimentos e trocas entre o grupo fomentando a interdisciplinaridade”

a) b) c) d) 1 Nível baixo Computador com Internet Respostas diretas, induzidas com baixo nível de aprendizagem 2 Computador, Internet baixo Respostas de acordo com suas opiniões 3 Nível regular regular Respostas baseadas na leitura dos textos 4 Nível alto Pessoas, museus, máquina digital alto Respostas mais elaboradas, partindo da realidade, de acordo com sua pesquisa 5 Muito alto Pessoas, museus, recursos de mídia Respostas críticas, que geram pesquisas, de caráter argumentativo. “Propostas 4 e 5, porque geram um nível mais elevado de conhecimento e utiliza recursos mais diversificados que proporcionam o desenvolvimento de outras habilidades”

a) b) c) d) 1 Nenhum/muito pouco Computador, Internet Leitura informativa 2 médio Computador Internet Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto 3 Pesquisa, Internet, computador Análise, síntese, produção textual 4 alto Disponibilidade, recursos Diversificação, conhecimentos étnicos e morais 5 Alto/muito alto Disponibilidade, computador, Internet Diversas áreas do conhecimento Tecnologia, informação