Estágio de Apoio Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
SISTEMÁTICA DO ENCONTRO PRESENCIAL. O que é o Encontro Presencial? Encontro é: Ato de encontrar,Choque, Confluência de rios. (Minidicionário da Língua.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Informações sobre o Teleduc
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Didática da alfabetização
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Revisita ao PPP.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
Transcrição da apresentação:

Estágio de Apoio Docente Curso Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Workshop Pró-Licenciaturas Construção de Parcerias Universidade Estadual do Rio Grande do Sul 11 de agosto de 2005 Apresentação Marie Jane Soares Carvalho Rosane Aragón de Nevado

ESTAGIÁRIO de Apoio Docente - PÓLO Sua função geral é proporcionar motivação, feedback, diálogo, orientação personalizada e orientação coletiva em atividades presenciais e coletivas, bem como estabelecer vínculos com cada estudante. N. de alunos: 20 Local de atendimento: pólos Tipo de atendimento: presencial, direto com os estudantes. CH/semanal: 24 horas Turno: das 17h. 30 min. às 21h. 30min. + Sábado no turno da manhã

Função pedagógica Ajudar cada aluno a planejar sua aprendizagem, o seu desenvolvimento e o seu envolvimento no curso. Mapear e registrar, conjunta e periodicamente, com cada estudante: os interesses, as motivações, as necessidades e as habilidades. Analisar sistematicamente o portfólio educacional. Organizar, conduzir e acolher grupos de estudos. Incentivar a leitura de livros acadêmicos e de literatura em geral. Atuar como mediador nas discussões acadêmicas presenciais, sobretudo manter postura acolhedora.

Função social Função organizativa Criar um ambiente acolhedor para aprendizagem dos alunos. Atuar como coordenador e incentivador à participação individual e coletiva. Demonstrar prontidão para buscar o aluno e acolher sua justificativa estabelecendo um novo contrato de trabalho. Zelar, discutir e incentivar abordagens, idéias e comportamentos éticos. Função organizativa Estabelecer com cada aluno agenda de tempos e realizações. Acompanhar as atividades propostas pela equipe do eixo. Aplicar atividades definidas por cada Interdisciplina. Manter contato permanente com os Estagiários responsáveis pelas Interdisciplinas. Realizar relatórios mensais sobre a turma sob sua responsabilidade (form. on-line). Registrar casos particulares de dificuldades pedagógicas.

ESTAGIÁRIO de Apoio Docente - SEDE O estagiário tem formação específica na Interdisciplina. Sua função é facilitar e acompanhar o acesso dos estudantes aos enfoques temáticos e às atividades relacionadas. N. de alunos: 20 Local de atendimento: sede Tipo de atendimento: on-line CH/semanal: 24 horas Turno: tarde (das 14h às 18 h) ou noturno (das 17h. 30min. às 21h. 30min.) e sábado pela manhã

Função pedagógica Disponibilizar informações e orientar as atividades propostas na Interdisciplina. Trabalhar a partir da pedagogia da pergunta. Realizar intervenções diretas, com a anuência da equipe, nas atividades realizadas e registradas no portfólio educacional. Dialogar com o estagiário do pólo sobre a realização das atividades. Acompanhar o entendimento dos alunos sobre as atividades.

Função social Incentivar a troca de experiências e informações entre os estudantes sobre os enfoques temáticos. Acolher as dúvidas e as sugestões dos estudantes. Aceitar críticas e desenvolvê-las como desafio. Zelar, discutir e incentivar abordagens, idéias e comportamentos éticos Função organizativa Dialogar constantemente com a equipe da Interdisciplina. Informar e solicitar ajuda para questões pedagógicas especificas da Interdisciplina. Realizar relatórios parciais mensais sobre a turma e sua aprendizagem. Registrar os casos particulares de ausências ou dificuldades nas atividades e no ambiente. Relatar à equipe do eixo as dificuldades na compreensão dos alunos.

Fim da apresentação