Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Portal do Professor SEED/MEC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Educação Digital.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa Proinfo Integrado
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
Ultiplicadores Maria Aparecida Edilson José Ana Paula Jacy Pereira.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Conteúdos e Cronograma do curso
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Caro (a) Cursista Seja bem-vindo (a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado.

Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) Parcerias: Órgão Promotor: Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) Parcerias: Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Objetivos: Promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas públicas e dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica. Principais ações desse Programa: Curso de Introdução à Educação Digital (40h); Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).

Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica. O Curso de Introdução à Educação Digital Tem como objetivo contribuir para a inclusão digital e social de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de: promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, A partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas. Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica. A Coordenação do Curso Introdução à Educação Digital

Os materiais do curso visam a ampliar sua aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica. Apresentam-se em dois suportes que se complementam: dois volumes de material impresso. Introdução à Educação Digital Organizada em nove unidades de estudo e prática, contendo objetivos e diretrizes de cada uma delas, textos, atividades, orientações de trabalho, práticas, tutoriais, referências bibliográficas e pelo Guia do Formador, que oferece uma visão geral do curso, a concepção norteadora, objetivos e unidades de estudo e prática, dinâmica da formação, orientações de estudo, acompanhamento e avaliação do desempenho e do curso;

um volume de material digital apresentado em CD-ROM, constituído por textos em outros meios (sons, imagens, vídeos) e estruturas (hipertextos), como base para experimentar navegação e interações com os temas tratados nas unidades de estudo e prática. É importante que você os utilize no cotidiano para facilitar a leitura, a compreensão e a realização das atividades e colabore preenchendo os instrumentos de avaliação dos materiais do curso e entregue-os aos formadores, pois assim contribuirá para o aperfeiçoamento do curso para turmas futuras.

Durante o o curso, espera-se que professores e gestores escolares possam: Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet; Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos; Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões; Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.

O curso de introdução à educação digital possui uma carga horária de 40h, organizado em unidades de estudo e prática. São elas: Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e forum de discussão, netiqueta Unidade 5: Elaboração e edição de textos Unidade 6: Apresentações para nossas aulas Unidade 7: Criação de blogs Unidade 8: Cooperação e interação em rede.

Estrutura e organização Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais distribuídas em: no mínimo 2 horas presenciais e 2 horas de estudo a distância por semana guiado pelas unidades de estudo e prática. A duração do curso é de 10 semanas. Proposta pedagógica embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos: Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência. Promoção da autonomia do sujeito. Interação na aprendizagem e construção do conhecimento. Tecnologias como meio e não como fim. Relação ação/reflexão/ação constante. Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.

Mapa conceitual sobre a temática abordada no curso