AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget

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Transcrição da apresentação:

AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget

1º Estágio - DO NASCIMENTO AOS DOIS ANOS DE IDADE 1º Estágio - DO NASCIMENTO AOS DOIS ANOS DE IDADE Os bebês em seu 1º ano de vida estão restritos aos reflexos inatos. Piaget destaca os reflexos de sucção, visão, audição, preensão e fonação.

1ª Subfase - Reflexo de Moro – O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém nascido sente-se desequilibrado ou assustado. Some por volta do segundo ou terceiro mês.

2ª Subfase REAÇÕES CIRCULARES PRIMÁRIAS -1 A 4 MESES (Ligadas às sensações e ações motoras) Esse evento é chamado primário porque envolve o corpo do bebê. Repete o ato até que seja aprendido até que torne-se habitual. COORDENAÇÃO

Age sobre objetos. O desenvolvimento progride além do aprendizado voltado ao próprio corpo. Nessa fase pode-se oferecer ao bebê objetos de fácil manipulação.

4ª subfase - 8 A 12 meses REAÇÕES DOS ESQUEMAS SECUNDÁRIOS É um tempo para consolidar e validar as realizações do passado e estendê-las de modo a aplicá-las a novas e diferentes situações. COORDENAÇÃO

5ª subfase – 12 A 18 meses REAÇÕES CIRCULARES TERCIÁRIAS Crianças em torno de um ano e meio, embora ainda não falem, expressam-se por meio de movimentos, sons e ritmos. EXPERIMENTAÇÃO

6ª subfase – 18 a 24 meses REPRESENTAÇÃO Invenção de novos meios através da combinação mental. O bebê demonstra intencionalidade em suas ações. (Intencionalidade, critério que Piaget estabelece para reconhecer a inteligência propriamente dita.)

REPRESENTAÇÃO Esse subestágio ou subfase, marca a transição da inteligência sensório-motora para a inteligência simbólica, isto é, quando a criança dispõe de uma representação do objeto e de suas relações espaciais e causais com outros objetos, é capaz de reconstruir, mentalmente, deslocamentos que não tenha visto.

Dessa forma, a função simbólica culmina e resume a evolução da inteligência sensório-motora.

" A educação é uma poesia para os olhos dos que as sabem ler " A educação é uma poesia para os olhos dos que as sabem ler... e a educação infantil é um conto de fadas para os que a sabem viver.“ Por Cíntia, Márcia e Denise