O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Meio ambiente e desenvolvimento
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Sistema de Informação Gerencial
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Ciclo de vida do produto
Ecodesign e a Indústria
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Ecologística: a logística da ecologia
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Estratégias do agronegócio
A Questão Ambiental na Empresa
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Grupo 19W. A embalagem merece a ocnsideração de especialista, já que: O desenvolvimento e projeto adequados à efetiva necessidade do produto contido nela.
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
 Logística e ecologia.
Sustentabilidade.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Logística Empresarial Grupo 08F
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CONSUMO SUSTENTÁVEL OU CONSCIENTE
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Implantação ISO Marjana Eloísa Henzel.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Em face das novas prioridades que a sociedade exige, vamos estudar o poder das empresas de eleger modos de operação que beneficiem o ambiente e defendam.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Desenvolvimento sustentável
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
Conteúdo programático
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Meio ambiente : perspectivas, carreira e mercado Luiz Lobo.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Estratégia de gestão ambiental nas empresas
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS: PRODUÇÃO

CORRETAS, SUSTENTÁVEIS INTRODUÇÃO PROBLEMAS AMBIENTAIS ESCASSEZ DE RECURSOS POLUIÇÃO . . . EMPRESA A EMPRESA B SOLUÇÕES CORRETAS, SUSTENTÁVEIS E VIÁVEIS AMBIENTAL SOCIAL ECONOMICA-MENTE

INTRODUÇÃO Evolução da mentalidade empresarial quanto às questões ambientais DÉCADAS 50 e 60 70 e 80 90 e posteriores Finalidade do Gerenciamento Conhecimento das questões ambientais Controle da poluição Prevenção da poluição Responsabilidade empresarial Inexistência de responsabilidade Responsabilidade em silos funcionais Responsabilidade integrada Métodos de Controle Contaminação dos recursos naturais Controle fim de tubo Análise do ciclo de vida dos materiais Atitude empresarial Aumento de produtividade sem preocupação com poluição Reativa, em busca da adequação às normas Pró-ativa Fonte: Silva Filho e Sicsú, 2003

INTRODUÇÃO Abordagem inicial – efeitos Preocupação centrada em controlar a poluição, sem alterar o processo Utilização de medidas e tecnologias corretivas no final das etapas de produção sem alterar emissões e resíduos lançados no meio. Crítica: não se pensava em reduzir os elementos nocivos, apenas em tratá-los antes de lançar no meio ambiente Abordagem mais completa - prevenção Considera todas as etapas do ciclo de produtos Redesenho de produtos e processos Redução de resíduos LEGISLAÇÃO COMPETITIVIDADE DIFERENCIAÇÃO IMAGEM

INTRODUÇÃO As empresas podem usar de diferentes estratégias para responder as pressões e demandas Administrar processos Avaliar resíduos Definir tecnologias... ANTES Análise de fornecedores Design P&D DURANTE Arranjo Físico, Processo DEPOIS Tratamento de efluentes Logística reversa Reciclagem PRODUÇÃO MEDIDAS COMPENSATÓRIAS DESVINCULADAS DOS PROCESSOS PRODUTIVOS PLANTIO DE ÁRVORES PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL Não se referem a melhorias incrementais associadas ao combate a poluição, mas às inovações que ultrapassam as rotinas e o conhecimento comum. Conceito É um modelo produtivo que envolve um conjunto de medidas relativas à produção e consumo como boas práticas operacionais, usos consciente dos insumos para evitar perdas, armazenamento adequado de resíduos É um modelo produtivo que envolve o uso de processos ao longo da cadeia produtiva que não polui o meio ambiente, evita geração de resíduos, apresenta alternativas de reaproveitamento e a reciclagem que permita a reinserção de resíduos na cadeia de consumo¹ 1. UNIDO – United Nations Industrial Development Organization

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL: SOBREVIVÊNCIA E COMPETITIVIDADE ECOLOGIA ECONOMIA Meio Recursos Seres Lucro Consumo Está associado a tecnologias limpas, ecoeficiência e produção mais limpa... ... que são modelos de gestão preventivos que buscam eficiência no uso de recursos, economizando insumos e minimizando desperdício de modo a integrar interesses ambientais e econômicos Fonte: Adaptado de Aligleri, Aligleri e Kruglianskas

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Procura integrar os objetivos ambientais ao processo de produção Conceito: Aplicação contínua de uma estratégia empresarial preventiva e integral que envolve processos, produtos e serviços, tendo em vista a utilização eficiente dos recursos e a prevenção e redução de riscos ao homem e ao meio ambiente e conseguir benefícios econômicos para a empresa. Procedimentos: Quanto aos processos: conservar as matérias-primas e energia, eliminando as tóxicas e reduzindo a quantidade e toxicidade das emissões e resíduos Quanto aos produtos: reduzir os impactos ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extração de matérias primas até a disposição final, através do design adequado Quanto aos serviços: incorporando as preocupações ambientais no projeto e fornecimento dos serviços

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Importante: Requer Impulsionadores e facilitadores A PML não baseia-se somente em tecnologia ou em inovação tecnológica. Ela também baseia-se na mudança na forma de gestão das empresas. Esta mudança é que propicia a adoção de abordagens preventivas da poluição, ao invés de abordagens “fim-de-tubo” ou “end-of-pipe” Requer Mudanças de atitudes Garantia de gerenciamento ambiental Impulsionadores e facilitadores Políticas direcionadoras Pesquisa e Desenvolvimento Tecnologias alternativas

ÁREA DE COMPROMETIMENTO PRODUÇÃO MAIS LIMPA Declaração internacional sobre produção mais limpa ÁREA DE COMPROMETIMENTO TRADUÇÃO EM AÇÕES LIDERANÇA Utilizando influência para encorajar a adoção da PML e práticas sustentáveis de consumo através da relações com os stakeholders INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Criando soluções inovadoras: - promovendo uma mudança de prioridade das abordagens de fim-de-linha para estratégias preventivas nas políticas e atividades de P&D - através do desenvolvimento de produtos e serviços que sejam ambientalmente eficientes e satisfaçam as necessidades dos consumidores TRANSPARÊNCIA partilhando as nossas experiências em PML - estimulando e promovendo o diálogo na implementação desta estratégia - através da comunicação dos benefícios aos "stakeholders" externos

ÁREA DE COMPROMETIMENTO PRODUÇÃO MAIS LIMPA ÁREA DE COMPROMETIMENTO TRADUÇÃO EM AÇÕES IMPEMENTAÇÃO atuando para adotar a PML: - com melhorias continuadas, fixando objetivos ambiciosos e reportando regularmente os progressos através de sistemas de gestão estabelecidos - encorajando investimentos e financiamentos novos e adicionais em opções de tecnologias preventivas, e promovendo a cooperação e transferência de tecnologias mais limpas entre países Fonte: Declaração internacional sobre produção mais limpa apud Dias, 2010

Resultados Intangíveis PRODUÇÃO LIMPA Resultados Tangíveis Resultados Intangíveis Geração de inovações tecnológicas de processo, produto e gerencial Desenvolvimento econômico mais sustentado Benefícios advindos de vantagens comerciais (concessão de financiamentos, obtenção de seguros com taxas mais atrativas, facilidade para tornar-se fornecedor de grandes empresas) Melhoria da qualidade ambiental do produto Melhoria da imagem pública da empresa Aumento da eficiência ecológica Melhoria da competitividade (redução de custos ou maior eficiência) Melhoria das condições de trabalho dos empregados Redução de custos com matérias-primas, insumos e energia Aumento da motivação dos empregados Ocorrência de melhorias econômicas de curto prazo Diversidade de benefícios para as empresas bem com para toda a sociedade Novas oportunidades de negócios Minimização dos riscos no campo das obrigações ambientais Indução do processo de inovação dentro das empresas Redução dos encargos ambientais causados pela atividade industrial Aumento da segurança dos consumidores dos produtos Fonte: Lemos, 1998  

PRODUÇÃO Ecodesign Processo Produtivo mais eficiente Concepção de produtos de maneira que se reduz os impactos negativos de um produto. É uma abordagem global que exige uma nova maneira de conceber produtos. Analisa-se todo o ciclo de vida dos produtos – fabricação, uso, fim de vida – para reduzir o impacto ambiental em todas as etapas. Processo Produtivo mais eficiente Arranjo físico adequado Padronização Adoção dos princípios da qualidade total Produção puxada PRODUTIVIDADE SAÍDAS ENTRADAS

POLÍTICAS RESPONSÁVEIS Adequação a certificações Atendimento à legislação ambiental Equipamentos que substituem a fonte de energia, reduzem ou otimizam o consumo Educação ambiental de funcionários e da sociedade Destinação adequada de produtos pós-consumo Redução de resíduos e emissões Uso de matéria-prima recicladas Coleta seletiva de material Estação de tratamento e reuso de água Armazenamento adequado de resíduos e produtos tóxicos

POLÍTICAS RESPONSÁVEIS Seleção de fornecedores locais com boa conduta ambiental Saúde e segurança no trabalho

GESTÃO DA PRODUÇÃO Precisa ter foco na sustentabilidade Aumento da eficiência de processos Redução de desperdício de matéria-prima Menor consumo de energia Qualidade de produtos e serviços Utilização de tecnologias limpas Capacidade de inovação