Product Breakdown Structure

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Gerenciamento do escopo
Rational Unified Process
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Reunião de Kick-off Projeto para Implantação do Modelo ITIL v2 Sebrae Nacional Luciano Muniz Flávio Oliveira Cleber Sousa Fabrício Carlos 21 de agosto.
Engenharia de Software
Rational Unified Process(RUP)
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Técnicas eTipos de Requisitos
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
Extração de Requisitos
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Professor/Colaborador: Julio Guido O. Militão
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Modelos de Processos de Software
Escopo.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
SCAM Sistema de Controle e Gerenciamento Administrativo para Construtoras.
Gestão Integrada da Qualidade
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
Engenharia de Requisitos
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Desafios do desenvolvimento de software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Gerenciamento de Configuração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Esqueceu sua senha? Clique aqui
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
Oficina Mecânica TADS 2011.
Prof. Alexandre Vasconcelos
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Gerência de Configuração - GC
Técnicas e Projeto de Sistemas
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 04 Prof. Fábio Diniz.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Customizações. Pergunta 01: Customização nova ou já existente?
Status Report SIATU Urbano 06 de Outubro de 2011 PRODABEL.
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Engenharia de Software
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Estruturação Projetos
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte II Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro.
Gestão de Projetos Daniel T. Vieira Benjamin Anversa Vitor Inoue Diogo Andrei Schroeder João Vitor Schlindwein.
Gerenciamento de Projetos
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Engenharia de Software
Desenvolvimento de Software I
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Técnicas e Tipos de Requisitos
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Gerenciamento de Projetos: Uma Revisão do PMBOK
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Elicitação de Requisitos Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva.
Transcrição da apresentação:

Product Breakdown Structure Projeto: PBS Product Breakdown Structure Equipe: Alex Bezerra Bastos Amivaldo Batista dos Santos Francisco Rosa Santana Irapuan Coleto Bottosso Jacson Rodrigues Sônia Maria Pereira Valdemar Vicente Graciano Neto Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Prof. Juliano Lopes de Oliveira

Problema O desenvolvimento de projeto para qualquer área fim envolve uma variedade de entregáveis. Marcos que representam a evolução do processo. Há a dificuldade de monitorar de forma sistêmica o desenvolvimento do projeto. Registrar histórico de eventos durante a execução do projeto.

Medidas de sucesso Clientes satisfeitos com o produto final Benefícios esperados do projeto são colhidos Equipe desfruta de boa qualidade de vida ao longo do projeto Clientes satisfeitos com o progresso e produtos intermediários

Oportunidade de negócio Desenvolvimento da PBS – Product Breakdown Structure

Benefícios esperados Controle do progresso das atividades Controle dos entregáveis ao longo do projeto Visualização macro das etapas do projeto

Stakeholders Patrocinador Equipe Prof. Juliano Lopes de Oliveira Gerente de projetos (Francisco) Analista de requisitos (Jacson, Valdemar e Sônia) Projetista (Irapuan) Desenvolvedor (Francisco, Valdemar e Irapuan) Analista de teste (Alex e Sônia) Analista de suporte (Alex)

Etapas do projeto Processo iterativo (Semanal) Período de 31/03/2010 à 24/06/2010

Entregas Evolução 1 – 06/04/2010 Evolução 2 – 20/04/2010 Produto – 24/06/2010 Evoluções 2, 4 e 6 terão validações funcionais.

Premissas Projeto deve ser entregue até 24/06/2010.

Restrições Participação ativa do patrocinador Iterações semanais para acompanhamento do projeto, tendo dia acordado com o cliente.

Comunicação Assembla E-mail Relatório de acompanhamento

Agenda para Requisitos Apresentação para o papel Professor Apresentação para o papel Patrocinador – Reunião de Eliciação de Requisitos

Cliente: Professor Apresentação das Técnicas Elucidadas pelo grupo JAD (Joint Application Design) Etnografia Prototipagem Entrevista 5W2H Questionário Brainstorming Storyboarding

Cliente: Professor Análise de Viabilidade de Aplicação das Técnicas JAD (Joint Application Design) Etnografia Prototipagem Entrevista 5W2H Questionário Brainstorming Storyboarding

Cliente: Patrocinador Apresentação de Storyboarding associado a Protótipos

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Apresentação de Papéis Entrevistador 1: Valdemar Entrevistador 2: Irapuan Escrevente 1: Francisco Escrevente 2: Sônia Escrevente 3: Amivaldo Moderador: Alex

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N1: “Deverá ser possível gerar a PBS inicial de um software a partir dos produtos previstos nas atividades de um workflow definido para um projeto de desenvolvimento ou manutenção de software. ” Pergunta: Como o cliente deseja que o workflow seja definido? Ele pode ser importado a partir de um arquivo que represente o processo ou deve ser possível cadastrar o workflow dentro do software a ser construído, através de formulários de cadastro?

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N2: “Deverá ser possível atualizar uma PBS de software a partir dos produtos previstos nas atividades de um workflow definido para um projeto de manutenção deste software. ” Pergunta: N1 e N2 não são redundantes?

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N4: “Deverá ser possível visualizar a PBS de um projeto com as seguintes opções de visualização: a. a porcentagem de finalização dos produtos, ou seja, para cada produto da PBS visualizar o percentual do produto já foi concluído (0% para não iniciado, e 100% para produto terminado); Pergunta: O usuário é quem vai controlar a porcentagem de término dos produtos? Devemos disponibilizar formulários para cadastro e modificação de porcentagens de finalização de produtos?

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N4.f: “o status de cada produto em termos de aprovação (quando pertinente) e de pendências relacionadas a cada produto”. Pergunta: Existe um conjunto comum de pendências dentro do domínio ou o usuário deve poder cadastrar qualquer tipo de pendência, não sendo os valores de pendências pré-definidos?

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N4.g: “as comunicações geradas em relação a cada produto”. Pergunta: O que seriam estas comunicações?

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N5: “Deverá ser possível apresentar a PBS de um software, sem nenhuma referência aos projetos que o desenvolveram ou modificaram”. Pergunta: A N4 usa a palavra visualizar. Há uma diferença intencional ou são sinônimos neste contexto? E o que viria a ser “sem nenhuma referência aos projetos que o desenvolveram ou modificaram”

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos: Necessidade N5.c: “os recursos humanos utilizados para a geração de cada produto”. Pergunta: N5.c parece redundante com N4.h. Elas são realmente? Necessidades N5.e e N5.f são semelhantes a N4.e e N4.g respectivamente. Isto caracteriza redundância?

Cliente: Patrocinador Reunião para Eliciação de Requisitos Questionamentos adicionais do grupo.

Obrigado!