MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

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MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX www.radarcomercial.mdic.gov.br

O Sistema Radar Comercial é uma ferramenta de inteligência comercial, que auxilia na identificação de oportunidades comerciais no mercado externo.

Justificativa - Contexto em 2001 Reduzida participação das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras no mercado externo. Principal causa para esse baixo desempenho: falta de informações. Carência de instrumentos capazes de auxiliar os órgãos públicos na identificação de produtos e mercados “prioritários”. comprometimento da eficiência das ações voltadas para o esforço de vendas no exterior, especialmente dos programas de promoção comercial.

Objetivos propostos Desenvolver uma metodologia, com critérios e métodos consistentes, capaz de identificar e fazer análises de produtos e mercados com maiores potencialidades para o incremento das exportações brasileiras; Compilar informações detalhadas relativas aos mercados e produtos selecionados; Divulgar as informações compiladas, de forma mais abrangente possível, visando alcançar, principalmente, as PMEs e os órgãos governamentais ligados ao comércio exterior.

Recursos utilizados Humanos: Equipe de trabalho composta por 1 coordenador-geral, 5 analistas de comércio exterior, 1 técnico administrativo, 1 analista de sistemas e 2 programadores. Materiais: Estrutura física da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX/MDIC. Base de dados sobre comércio exterior brasileiro da SECEX. Base de dados sobre comércio exterior de 57 países, cedida pelo Ministério das Relações Exteriores.

Seleção dos Produtos Prioritários

Etapas de Implementação 2001 - Definição dos critérios, métodos e conceitos a serem utilizados na seleção dos produtos e mercados prioritários. 2002 - Elaboração e distribuição de vários relatórios impressos (seis volumes por país). 2003 - Desenvolvimento do software para automatização das tarefas. 2004 - Desenvolvimento da página na Internet a fim de hospedar o Sistema. Anos Posteriores - Atualização anual da base de dados.

Principais obstáculos e soluções adotadas Dificuldades para definição da metodologia devido ao ineditismo do Sistema superadas pelo envolvimento, dedicação e conhecimento técnico da equipe de trabalho. Carência de recursos financeiros para aquisição da base de dados solucionado com parcerias firmadas com o MRE, APEX-Brasil e Comtrade/ONU. Dificuldades no desenvolvimento do software devido ao envolvimento de duas áreas de conhecimento totalmente distintas (Comércio Exterior e Informática) superadas pelo trabalho integrado entre Analistas de Comércio Exterior e especialistas em informática.

Situação atual Sistema que disponibiliza informações relativas ao comércio internacional, em nível de seis dígitos do Sistema Harmonizado (SH6). Disponíveis, gratuitamente, para qualquer cidadão ou empresa brasileira (portadores de CPF ou CNPJ). Utilizado por empresas, órgãos públicos e acadêmicos como fonte de elementos para: Identificação de oportunidades de negócios para exportadores brasileiros; Formulação de estratégias de promoção comercial (governo e iniciativa privada); Orientação para o planejamento do desenvolvimento regional Direcionamento dos fluxos de investimentos voltados para exportação; Balizamento dos interesses do Brasil em negociações internacionais.

Principais informações disponibilizadas pelo Sistema Dados e análises por Produto-Setor / País-Mundo – Brasil-Estado Preço médio Potencial importador Dinamismo Performance da exportação brasileira Representatividade do mercado Valores exportados e importados Principais países concorrentes Medidas tarifárias e não tarifárias Produtos Prioritários

Exemplo de uso das informações Identificação de oportunidades de negócios para exportadores brasileiros - Exemplo

Miguel Marques Tel.: 61-2027.7057 E-mail: miguel.marques@mdic.gov.br