Escola Básica Sebastião da Gama

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jornada Mundial pelo Trabalho Digno
Advertisements

Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Políticas Públicas e Sociedade Civil
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Direito humano a alimentação adequada
11°Fórum de Energia Elétrica Século XXI
Trabalho de Filosofia Andre Moliterno n°5 Arthur Machado n°7
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
OS PRECEDENTES... NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Conclusões ETAPA VER d Campanha Europeia 1 Maio 2010 – 1 Maio 2012.
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Balanço da Atuação do Governo
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
A desigualdade social do Mundo
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Previdência social princípios.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Dádiva e dívida Porto, 1 de Fevereiro de 2014 António Pedro Dores.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
SEMINÁRIO: A PREVIDÊNCIA E A DESONERAÇÃO EM DEBATE Araraquara, 7 de junho de 2013 A Dívida Pública passada a limpo.
Consequências da violação dos direitos sociais
Escola Básica Sebastião da Gama - Estremoz
Ministério Público do Trabalho
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Conectando Mundos Grupo 2 – Tema 2
O bem-estar e os direitos sociais.  O bem-estar tem de assegurar.
X Congresso Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores do poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais – SITRAEMG 25 de abril de 2015 O Servidor Público.
Sistema Econômico / Organização Econômica
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Pouso Alegre, 17 de maio de 2013 O Orçamento Geral da União e o salário dos servidores públicos.
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
Medidas Ativas de Emprego
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
TSJ Economia 2º ano.
A construção da Cidadania Europeia
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Escola Básica Sebastião da Gama “VIOLAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS” Trabalho realizado por: Daniel Borba, nº4 David Adainho, nº5 Inês Russo, nº8 Luís Figo, nº 13 Madalena Silva, nº 14 Telma Peças, nº 19

Direitos sociais Todos os indivíduos têm direitos e deveres. Os Direitos Sociais têm como finalidade promover o bem- estar. O Estado deve assegurar os diferentes serviços públicos , desde a segurança e justiça, à prestação de cuidados de saúde, segurança social e educação, para garantir o bem-estar da população.

Direitos Sociais Os direitos sociais baseiam-se na preservação da vida humana, da sua integridade física, moral e social, na promoção da dignidade e justiça social e na diminuição das desigualdades sociais. Portugal é o país da União Europeia, com exceção da Letónia e Lituânia, a ter maiores desigualdades na distribuição dos rendimentos das famílias

A Finalidade dos Direitos Sociais Os Direitos Sociais devem promover o bem-estar e integração social de toda a população, lutando contra a discriminação. Deve garantir que os indivíduos disponham de serviços que garantam uma mínima qualidade de vida.

Os Serviços Públicos Os Serviços Públicos caracterizam-se como o conjunto de atividades e tarefas destinadas a satisfazer as necessidades dos indivíduos, sendo o Estado quem as deve assegurar.

Fatores que contribuem para a violação dos direitos sociais O desemprego ( as famílias não conseguem assegurar o seu sustento e a satisfação das suas necessidades, surgindo desta forma conflitos internos, como a violência doméstica e a violência infantil); A pobreza é um dos problemas mais preocupantes da sociedade atual ( contribui para a exclusão social, discriminação e preconceito, onde os mais necessitados se vêm obrigados a desenvolver as suas potencialidades e capacidades para resolver os seus próprios problemas).

Serviços públicos e direitos sociais Todos os indivíduos têm direitos e deveres, devendo lutar para que os direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los. A relação entre os serviços públicos e os direitos sociais é de dependência, no sentido em que a qualidade de vida dos indivíduos, exige que se garanta a prestação universal de serviços básicos.

Serviços públicos A prestação dos serviços públicos é fundamental para satisfazer as necessidades da população: - ao nível da educação, saúde, habitação e emprego Os serviços públicos pretendem auxiliar os mais pobres, por reconhecerem a necessidade para a sua sobrevivência

Objetivos do público e do privado Enquanto o interesse público fixa o objetivo de melhorar os serviços com menores custos, o interesse privado fixa o objetivo de maximizar o lucro, passando pela degradação da qualidade do serviço.

Privatização É o processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público (património do Estado) para o setor privado, normalmente por meio de leilões públicos. O nosso país, encontra-se atualmente em crise, com as privatizações, haverá uma fragilização da economia, abdicando de instrumentos fundamentais da economia, de importantes serviços para as populações e dos lucros e potenciais ganhos das estruturas que privatiza.

Os custos da privatização 1º Os trabalhadores das empresas vêm os seus direitos, salários e postos de trabalho serem utilizados pelo patrão ao serviço do lucro dos acionistas. 2º O Estado irá contribuir para o aumento da despesa, fazendo crescer a divida pública. 3º O país perde o controlo político sobre a estratégia das empresas, na água, no saneamento e nos resíduos.

Pobreza profunda Com a privatização os mais pobres, deixam de ter forma de satisfazer as suas necessidades, uma vez que o acesso aos serviços básicos torna-se limitado e privado, reservado apenas para aqueles que podem pagar. Desta forma, a sua situação irá agravar-se, resultando num estado de pobreza quase “profundo” em que só poderá ser alterada com a mudançdas estratégias e medidas a implementadas pelo Estado. “CAIS alerta que mais cortes nos apoios sociais pode pôr desempregados a viver na rua”

Reduzir as desigualdades Investir pesadamente na infraestrutura social e, principalmente, na educação dos seus cidadãos. Investir em pesquisas e desenvolvimento. Implementar as políticas fiscais e sociais necessárias para nos transformarmos num país mais igualitário. Cortar aos mais ricos os inúmeros privilégios concedidos pelo Poder Público, tais como: -motoristas particulares -privilégios nos tratamentos de saúde -auxílios -diminuições nos impostos de renda de gastos com educação e saúde …e muito mais…