BOA TARDE!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Psicologia e práticas educativas.
Programa de Ética e Cidadania
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
PSICOLOGIA.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Curso Direito à Memória e à Verdade
Programas sociais para a infância
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
A noção de nautonomia, ou seja,
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
REDE DE ENSINO ESTADUAL
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Diretrizes de um programa de prevenção
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Doença Mental Definição Médica
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
A Sociedade humana: generalidades
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Ensino Especializado em TGDs
AULA 1 – CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Educação Especial Aula 9
Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo.
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

BOA TARDE!

I Congresso de Saúde Mental na Educação TRANSTORNOS MENTAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA Vivian Missaglia

Vivian Missaglia profa.vivian.missaglia@gmail.com (51) 9187-7801 Bacharel em Ciências Especialista em Toxicologia Mestre em Pediatria Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão Assessora e Consultora em Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Autismo

PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DA SOCIEDADE CIVIL: - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE)/RS - Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH)/RS - Comitê Pró-Inclusão. Núcleo Igualdade no Trabalho/SRTE/RS - Fórum Estadual de Saúde Mental da Infância e da Adolescência

“Todas as pessoas têm direito à acessibilidade universal para uma vida plenamente produtiva na cidadania, com dignidade e com independência.” http://vivianwmissaglia.blogspot.com Este espaço é dedicado à divulgação de Direitos Humanos, Saúde, Educação e Inclusão para todos!

Revista Digital de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social www.inclusive.org.br Revista Digital de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 1948

CONSTITUIÇÃO LEGISLATIVA (1988) Todos os homens são iguais perante a lei, sem distinção... “Os homens não são iguais ou desiguais, eles são seres singulares”.

CONSTITUIÇÃO LEGISLATIVA (1988) TODOS temos direito à vida, integridade, liberdade, saúde, educação, cultura, transporte, previdência, habitação, orçamento, finanças...

O que é saúde mental? Está relacionada à forma como as pessoas reagem às exigências da vida e ao modo como harmonizam seus desejos, capacidades, ambições, ideais e emoções...

A Saúde Mental de uma Criança É um processo constante de adaptação às suas próprias transformações biológicas, ao crescimento (...)

(...) e às mudanças psicológicas de forma a entender o seu mundo e o mundo que a rodeia, ao longo de suas diferentes idades, em função das capacidades que vai adquirindo e decorrente das relações que estabelece com o exterior...

As crianças que não têm acesso aos direitos fundamentais são prejudicadas em todos os níveis, especialmente no desenvolvimento do senso de cidadania, pertencimento social e de sua personalidade.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Pesquisa na Grã-Bretanha, 2007): - Família amorosa - Amigos - Visão positiva de mundo - Boa escola - Boa saúde mental - Recursos materiais suficientes

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das crianças e dos adolescentes apresentam algum tipo de Transtorno Mental.

TRANSTORNOS MENTAIS - Não são “doenças” como as outras. - Apesar de apresentarem sintomas físicos, não são eles que predominam. - Apresentam-se, principalmente, na maneira de perceber, pensar, sentir e agir da pessoa.

Transtorno: indica a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado. Há sofrimento e interferência com funções pessoais.

Jean Itard e Victor de Aveyron A proposta de Educação dos sujeitos com doença é recente, tendo início no século XIX. Jean Itard e Victor de Aveyron

TRABALHO DE JEAN ITARD (1798) 1° Programa sistemático de Educação Especial Victor de Aveyron (menino selvagem) Crença de um forte potencial na ação educativa e aposta na aprendizagem do indivíduo.

Para Itard, a “cura” de Victor dependeria da estimulação e ordenação da experiência, já que considerava que a causa da deficiência do menino era decorrente da privação de experiências intelectuais, como também da falta de contato com os seres de sua espécie.

IMPORTANTE Os Transtornos Mentais não são definidos pelas alterações nos processos de desenvolvimento cognitivo ou de aprendizagem, mas por falhas na estruturação psíquica.

ESTRUTURAÇÃO PSÍQUICA Permite pensar como uma criança: significa e interpreta o mundo, como constrói laços sociais, a forma como se relaciona com a lei, com as regras e com os objetos de aprendizagem.

O Psiquismo do ser humano constitui-se no decorrer das relações/ trocas realizadas entre a criança e os outros, desde os primórdios de sua vida.

A escola deve buscar a criança e se adaptar a ela. A oferta de Educação Infantil em sistemas de ensino é uma obrigação do Estado. Todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de aprender. A família deve se envolver nessa responsabilidade. Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.

EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E SAÚDE São essenciais para o desenvolvimento global do aluno, pois solicitam no seu atendimento cooperação sistemática dos que intervêm no processo: o sujeito, a família, a rede de serviços de saúde mental e a comunidade.

“Nenhuma ação individual consegue atingir metas globais sem o necessário respaldo de um trabalho em rede.” Matiskei, 2004

“Como modificarmos as estruturas simbólicas e reais sobre as quais construímos nossa inserção social, nossa intervenção cotidiana no mundo e nossa ação no espaço escolar que povoamos? Seguramente, não há receitas ou metodologias milagrosas para isto. Esta é uma operação complexa, permanente, coletiva, cotidiana que precisa ser realizada como esforço reflexivo sobre a vida e seu sentido na direção do reencantamento e da desburocratização do mundo.” Jaqueline Moll

“Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.” Boaventura de Sousa Santos

Significa ser estranho. “Ser autista não significa não ser humano. Significa ser estranho. Significa que o que é normal para outras pessoas não é normal para mim, e o que é normal para mim não é normal para outros. De alguma forma eu estou terrivelmente mal equipado para sobreviver neste mundo, como um extra-terrestre abandonado sem um manual de instruções”. Sinclair

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

Vivian Missaglia profa.vivian.missaglia@gmail.com (51) 9187-7801 Bacharel em Ciências Especialista em Toxicologia Mestre em Pediatria Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão Assessora e Consultora em Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Autismo