Fractais L-Systems - Computação Natural - Componentes:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

Continuidade: sem interrupções
Fractais.
Fractais.
Unidade VII Algoritmos Genéticos
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Geometria Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como.
Cotagem em Desenho Técnico
Módulo IV: Leis de potência e auto-similaridade
Perspetiva Isométrica
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
Módulo | padrão © Nelson Gomes.
Trabalho realizado por:
Retas Tangentes Para definirmos tangência para curvas em geral, precisamos de um método dinâmico que leve em conta o comportamento das secantes que passam.
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
O COEFICIENTE DE HURST E O COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ESPACIAL NA SEGMENTAÇÃO DE TEXTURAS MULTIESPECTRAIS Dra Aura Conci Éldman Oliveira Nunes.
Eduardo Freire Santana
Computação Gráfica: Aula8: Iluminação
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
Construção de Compiladores
Desenho Geométrico Ponto
MORFOGÊNESE Para a BIOLOGIA, morfogênese é um processo de modelagem dos ORGANISMOS, ou seja, do seu DESENVOLVIMENTO a partir do ZIGOTO, através da formação.
Fractais.
Floco de Neve (Koch snowflake)
Geometria Espacial de posição
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Coordenadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean
Informática Teórica Engenharia da Computação
Guilherme Mota Barros Macedo
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
José Garcia Vivas Miranda
Introdução a Geometria Espacial
Richard Dawkins Apresentado por Mafalda Goulart Nº 27876
Sistemas de Lindenmeyer
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Tópicos em Sistemas Inteligentes
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática Financeira
Constuções Geométricas Básicas
Conhecimento adquirido, herança estática, base do processo criativo da ciência Dinamismo do conhecimento, que está sempre em curso.
2.3. Aplicações das Integrais Simples
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Fundamentos de linguagens de programação
Triangulação de Delaunay
TRABALHO DE MATEMÁTICA
GEOMETRIA FRACTAL O JOGO DO CAOS.
Carmen P. Cintra do Prado
Lindenmayer Systems (L-Systems) Adriano Machado Jan/2004 Disciplina: Teoria de Linguagens Professor: Newton Vieira.
O que é o Geometer’s Sketchpad?
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
Cálculo Diferencial e Integral I
ESCALA.
Explorando a Interdisciplinaridade dos Conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ano II) Coordenadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
armandomouraconsultoria.com.br MATEMÁTICA TOTAL
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Distribuição Normal de Probabilidade
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 2 Marcello Magri Amaral
1- ARAÚJO, Rosana Ap. Nogueira. ENCONTROS PRÓXIMOS: CAPTURA GRAVITACIONAL E ESFERA DE INFLUÊNCIA.. XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III.
Informática Teórica Engenharia da Computação. Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar As linguagens também podem ser definidas formalmente.
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
FEP 113 – Aula 3a Dimensões Fractais. Monitoria segterquaquiSex 12:00- 13:00 Livia(201)Josiane (103) labdid 18:00- 19:00 Tales (201)Ivan(210)
Nossos 2 olhos formam imagens ligeiramente diferentes do mundo A diferença entre as posições de objetos nas 2 images é chamada de disparidade O termo disparidade.
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Transcrição da apresentação:

Fractais L-Systems - Computação Natural - Componentes: Alessandro Oliveira Giovanni Comarela Leonel Fonseca Tatiana Pontes Yuri Tavares

Sumário Fractais Introdução Motivação Dimensão fractal L-systems Definição Histórico Estrutura Exemplos Aplicações

Introdução Surgimento dos fractais: Do latim fractus: quebrado, fraturado O termo “fractal” surgiu em 1975 (Benoît Mandelbrot) Inspirado no paradoxo da costa Características dos fractais: Autossimilaridade e/ou autossimilaridade estatística Maneira bem definida de criação do fractal Pertencem a uma “dimensão fractal”

Motivação Modelagem de estruturas naturais (árvores, flocos de neve, etc) Modelagem de objetos que possuem uma natureza caótica Maneira relativamente simples de se representar estruturas complexas Natureza aleatória de eventos naturais (crescimento de galhos numa árvore)

Motivação Problema da costa da Grã-Bretanha Quanto menor o instrumento de métrica, maior o comprimento da costa

Dimensão fracionária Contando ε-bolas (modelo simplificado): Cada ε-bola consiste em uma esfera de raio ε Considere que para cobrir os segmentos do objeto em questão sejam necessárias N ε-bolas A análise da influência da diminuição do raio ε sobre o número N necessário para cobrir o objeto estima a dimensão do objeto

Definição L-systems L-System é uma variação de uma gramática formal, que permite reescrita paralela; Sua aplicação mais famosa é a modelagem do crescimento de plantas; Permite modelar crescimento morfológico de uma variedade de organismos; Utilizada para gerar fractais auto-similares;

Definição L-systems A principal diferença em relação em relação as gramáticas de Chomsky está em como aplicar regras de produção: sequencial x paralela; Esta diferença reflete a motivação biológica. Produções capturam divição das células de organismos multicelulares (Várias divisões ocorrem simultaneamente);

Definição (cont.) L-Systems = Lindenmayer Systems Aristid Lindenmayer 1925–1989

Histórico Como biólogo, Lindenmayer trabalhou com leveduras e fungos filamentosos e estudou os padrões de crescimento de vários tipos de algas. Originalmente, L-Systems foram concebidas para fornecer uma descrição formal do desenvolvimento de tais simples organismos multicelulares. Posteriormente, esse sistema foi estendido para descrever as plantas e estruturas complexas de ramificação.

Classificação Existem vários tipos de L-Systems: Context-Free L-Systems; Stochastic L-Sytems; Branching Structures; 3D; Context-Sensitive L-Systems; ...

DOL-Systems

Interpretação Gramáticas geram strings. O que fazer com estas strings para que elas tenham uma interpretação gráfica? A cada símbolo do alfabeto é dada uma semântica para que cada string gerada possa ser mapeada em um “desenho”; Turtle Interpretation: Considere uma tartaruga andando no espaço bidimensional. O estado da tartaruga é dado pela tripla (x, y, a), onde (x,y) é uma coordenada no plano e a um ângulo (direção do próximo passo da tartaruga);

Interpretação (cont.) Turtle Interpretation: Considere o estado da tartaruga como a tripla (x, y, a), onde (x,y) é uma coordenada no plano e a um ângulo (direção do próximo passo da tartaruga).

Interpretação (cont.) Curva de Koch: Variável: F Constantes: + e – Axioma: F Produção: F -> F + F - F - F + F Ângulo delta: 90 graus

Interpretação (cont.)

Interpretação (cont.) Fractal Planta: Variáveis: F e X Constantes: +, -, [ e ] Axioma: X Produções: X -> F−[[X]+X]+F[+FX]−X e F -> FF Ângulo delta: 25 graus

Interpretação (cont.) Fractal Planta (Estágio n = 6)

Stochastic L-Systems

Stochastic L-Systems 6 imagens produzidas pela mesma gramáticas. Todas representam o 5 estágio.

Stochastic L-Systems Exemplo mais complexo (Flower Field)

Exemplos Curva do dragão: Applet

Exemplos Curva do dragão: O Heighway Dragon (também conhecido como Jurassic Park Dragon) foi inicialmente estudado por físicos da NASA Apareceu na novela Jurassic Park, de Michael Crichton, a qual deu origem ao filme Na história, o conhecido matemático e teórico do caos Ian Malcon criou curvas do dragão para simular as ações que seriam tomadas no parque

Exemplos Curva do dragão: Descrição Começando por um segmento base, substitua cada segmento por dois segmentos com um ângulo de 90° entre eles e com uma rotação de 45° alternadamente para a esquerda e para a direita.

Exemplos Curva do dragão: Variáveis: X Y Constantes: F + - Axioma: FX Regras: Ângulo: 90° “F”, “+” e “-” representam ações de desenho X e Y são usados apenas para controlar a evolução da curva.

Exemplos Curva do dragão: Também pode ser gerado pelo conjunto limite da seguinte IFS (iterated function system), no plano Real Essa representação é mais usada em softwares como o Aphophysis, da Microsoft

Exemplos Curva do dragão: Dobrando o Dragão Para as primeiras iterações, a sequência de viradas é a seguinte: 1st iteration: R 2nd iteration: R R L 3rd iteration: R R L R R L L 4th iteration: R R L R R L L R R R L L R L L Padrão: Pegue a iteração anterior e adicione um R ao fim dela. Pegue a iteração original de trás para frente, mude cada letra e adicione o resultado após o R

Exemplos Curva do dragão: Dobrando o Dragão Esse padrão origina o método de dobramento conhecido como “dobrando uma tira de papel”

Exemplos Curva do dragão: Dobrando o Dragão Esse padrão também possibilita calcular a direção do n-ésimo giro da sequência Para tal, primeiro expressa-se n sob a forma em que k é um número ímpar. Depois, divide-se k por 4. Se o resto da divisão for 1, então o giro é para a direita. Se for 3, o giro é para a esquerda. Exemplo: 76376º giro 76376 = 9547 x 8. 9547 = 2386x4 + 3 so 9547 mod 4 = 3 so turn 76376 is L

Exemplos Curva do dragão: Dimensões

Exemplos Curva do dragão: Dimensões Seu perímetro é infinito, uma vez que é incrementado por um fator de a cada iteração A curva nunca cruza ela mesma Sua dimensão fractal pode ser calculada: A dimensão fractal de sua fronteira foi aproximada numericamente por Chang & Zhang:

Exemplos Curva do dragão: Dimensões Possui muitas auto-similaridades, sendo a mais óbvia a repetição do mesmo padrão rotacionado de 45° e com o tamanho modificado por uma taxa de

Lírio-do-brejo (Convallaria majalis): A → I[IF0]A Fi → Fi+1 Onde I representa ramos e Fi o crescimento de uma flor

Aplicando as regras da gramática: I[IF0]A I[IF1]I[IF0]A I[IF2]I[IF1]I[IF0]A I[IF3]I[IF2]I[IF1]I[IF0]A

Lírio-do-brejo (Convallaria majalis)

Aplicações Floco de neve de von Koch Divide segmento de reta em 3 segmentos iguais. Desenha triângulo equilátero com segmento central como base. Apaga o segmento que serviu de base ao triângulo do passo 2.

Aplicações Floco de neve de von Koch Divide segmento de reta em 3 segmentos iguais. Desenha triângulo equilátero com segmento central como base. Apaga o segmento que serviu de base ao triângulo do passo 2.

Aplicações Montanhas fractais Modelagem de relevo. Cada iteração estabelece uma altura para as medianas dos segmentos.

L-systems e Algoritmos Genéticos Aplicações L-systems e Algoritmos Genéticos GA com genótipos inspirados em L-systems. Função de fitness baseada em hipóteses evolucionistas sobre fatores que tiveram maior efeito sobre a evolução das plantas.

L-systems e Algoritmos Genéticos Aplicações L-systems e Algoritmos Genéticos GA para construção de figuras simétricas. Função de fitness favorece estruturas com simetria bilateral.

Aplicações Mitose Celular Processo de divisão celular conservativa. Célula inicial origina duas novas células com a mesma composição genética.

Aplicações Iris do Olho Humano Iris do olho humano formada por interpolação de padrões.

Aplicações Arquitetura de Plantas Crescimento de plantas representado por um l-systems.

Aplicações Arte em L-systems

Considerações finais L-systems são úteis e importantes por vários motivos: Permitem modelagem da natureza com estruturas complexas de essência caótica e aleatória. Possuem diversas aplicações práticas, uma vez que auxiliam na obtenção de formatos mais próximos da realidade. Devido à sua utilidade, há vários códigos disponíveis na web (de fácil uso) para a criação de novos L-systems.

Referências http://jsxgraph.uni-bayreuth.de/wiki/index.php/Plant_generation_I http://www.biologie.uni-hamburg.de/b-online/e28_3/lsys.html http://www.generation5.org/content/2002/lse.asp http://algorithmicbotany.org/papers/WebApps/LSystems/LSys.html http://en.wikipedia.org/wiki/L-system Lindenmayer A (1968). Mathematical models for cellular interaction in development I. Filaments with one-sided inputs. Journal of Theoretical Biology 18:280-289 Prusinkiewicz P, Lindenmayer A (1990). The Algorithmic Beauty of Plants. Springer-Verlag:New York