Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios
Todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer a espécie humana Edgar Morin Articulação de parcerias Equipe Comprometida Com o ensino- aprendizagem Infra estrutura sustentável Programas e Projetos Sociais Educativos Cultutrais Estrutura física Mobiliário Transporte Merenda Escolar Com pais, comunidade local,associações, com a Secretaria municipal de Educação Formação Continuada Relações ético- dialógicas Democratização do ensino/saber
“A consciência da complexidade nos faz compreender que não poderemos escapar jamais da incerteza e que jamais poderemos ter um saber total: 'a totalidade é a não verdade” Todas as ações e empreendimentos que se faz na escola tem um foco, um sentido, um propósito, uma missão: O ALUNO e sua formação para o enfrentamento da vida.
“Gestão democrática é aqui compreendida, como um processo político no qual pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas” ( Souza,20090) A identidade da escola é legitimada a partir de: PPP- Projeto Político Pedagógico Plano de Desenvolvimento da Escola Conselho Escolar Grêmio Estudantil
“...É impensável concretizar uma tarefa ou um projeto com um mínimo de complexidade, sem recorrer aos esforços conjugados de toda equipe de trabalho” ( Ponte, 2003) Para cada ação existe uma reação, para cada limite existe um desafio, para cada proposta existe um encaminhamento, para cada enfrentamento existe uma solução possível. AÇÃOREFLEXÃO Ação retroalimentada
“ Os cidadãos numa democracia não tem apenas direitos, tem o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades” ( William Pereira da Silva) Como Começar? dialogando Sobre a escola Sobre a realidade enfrentada como gestor Reconhecendo Que temos limites Que não posso gerir sozinho de forma satisfatória Buscando Formação Propostas sustentáveis