Administração da Produção I

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Transcrição da apresentação:

Administração da Produção I Previsões em Administração Por Objetivos(APO) 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 Previsões Estimativas da demanda futura referente a produtos e serviços, comumente chamadas de previsões de vendas; Constituem o ponto de partida para todas as outras previsões em Administração por Objetivos(APO); 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Razões para previsões: exemplos’ Longo prazo: Planejamento de novas instalações; Médio prazo: Planejamento da produção; Curto prazo: Planejamento da força de trabalho; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Existem diversos métodos qualitativos de previsão que são usados para desenvolver previsões de vendas. Estes métodos, que normalmente se baseiam em julgamentos a respeito dos fatores causais que fundamentam as vendas de produtos e/ou serviços particulares e em opiniões sobre a probabilidade relativa de estes fatores causais estarem presentes no futuro, podem envolver diversos níveis de sofisticação – de pesquisas de opinião cientificamente conduzidas, a suposições intuitivas sobre os eventos futuros. 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Consenso do comitê executivo. Executivos com capacidade de discernimento, de vários departamentos da organização, formam um comitê que tem a responsabilidade de desenvolver uma previsão de vendas. O comitê pode usar muitas informações (inputs) de todas as partes da organização e fazer com que os analistas do staff forneçam análises quando necessário. Essas previsões tendem a ser previsões de compromisso, não refletindo as tendências que poderiam estar presentes caso tivessem sido preparadas por um único indivíduo. Esse método de previsão é o mais comum.   23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Método Delphi. Esse método é usado para se obter o consenso dentro de um comitê. Por esse método, os executivos respondem anonimamente a uma série de perguntas em turnos sucessivos. Cada resposta é repassada a todos os participantes em cada turno, e o processo é então repetido. Até seis turnos podem ser necessários antes que se atinja o consenso sobre a previsão. Esse método pode resultar em previsões com as quais a maioria dos participantes concordou apesar de ter ocorrido uma discordância inicial. 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Pesquisa da equipe de vendas. Estimativas de vendas regionais futuras são obtidas de membros individuais da equipe de vendas. Essas estimativas são combinadas para formar uma estimativa de vendas única para todas as regiões, que deve então ser transformada pelos gerentes numa previsão de vendas para assegurar estimativas realísticas. Esse é um método de previsão popular para empresas que têm um bom sistema de comunicação em funcionamento e uma equipe de vendas que vende diretamente aos clientes.  23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Pesquisa de clientes. Estimativas de vendas futuras são obtidas diretamente dos clientes. Clientes individuais são pesquisados para determinar quais quantidades dos produtos da empresa eles pretendem comprar em cada período de tempo futuro. Uma previsão de vendas é determinada combinando-se as respostas de clientes individuais. Esse método é um dos preferidos das empresas que têm relativamente poucos clientes, como, por exemplo, concessionárias de veículos.   23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Analogia histórica. Esse método une a estimativa de vendas futuras de um produto ao conhecimento das vendas de um produto similar. O conhecimento das vendas de um produto durante várias etapas de seu ciclo de vida é aplicado à estimativa de vendas de um produto similar. Esse método pode ser especialmente útil na previsão de vendas de novos produtos.   23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Pesquisa de mercado. Nas pesquisas de mercado, questionários por correspondência, entrevistas telefônicas ou entrevistas dde campo formam a base para testar hipóteses sobre mercados reais. Em testes de mercado, produtos comercializados em regiões ou centros de compras tipo outlets são estatisticamente extrapolados para mercados totais. Esses métodos comumente são preferidos para novos produtos ou para produtos existentes a serem introduzidos em novos segmentos de mercados. 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO O consenso do comitê executivo e o método Delphi descrevem procedimentos para assimilar informações dentro de um comitê executivo com o propósito de gerar uma previsão de vendas e são úteis tanto para produtos e serviços existentes como para novos. Por outro lado, a pesquisa da equipe de vendas e a pesquisa de clientes descrevem métodos que são usados principalmente para produtos e serviços existentes. A analogia histórica e as pesquisas de mercado descrevem procedimentos úteis para novos produtos e serviços. O método de previsão, portanto, depende da etapa do ciclo de vida de um produto. 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

MÉTODOS QUALITATIVOS DE PREVISÃO Em resumo, estes métodos qualitativos são subjetivos ou optativos por natureza e são baseadas em estimativas e em opiniões. Funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras. Tais técnicas são utilizadas, principalmente, quando não existem dados disponíveis. 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Exemplos de fatores que devem ser previstos em APO 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 Métodos de previsão Métodos Qualitativos Baseiam-se em julgamentos; Exemplos; Consenso do comitê executivo; Pesquisa da equipe de vendas; Pesquisa de clientes; Analogia histórica; Pesquisa de mercado; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 Métodos de previsão Modelos Quantitativos: modelos matemáticos baseados em dados históricos; Séries temporais: conjunto de valores observados medidos ao longo de períodos de tempo sucessivos – tendências; Regressão linear; Média móvel; Média móvel ponderada; Média móvel com ponderação exponencial; Média móvel exponencial com tendência 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Previsões de longo prazo Estima condições futuras ao longo de intervalos de tempo normalmente maiores que um ano, sustentando decisões estratégicas do tipo: Projetar um novo produto; Determinar a capacidade de produção para um novo produto; Planejar o abastecimento de materiais a longo prazo; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Previsões de longo prazo Regressão linear e correlação: Estabelece relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes; RL simples; Apenas uma variável independente Séries temporais Variável independente: tempo Variável dependente: vendas 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 RL: Exemplo Ano Vendas anuais Vendas Anuais 1 50 6 430 2 220 7 550 3 250 8 500 4 300 9 5 410 10 730 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Problema 2: continuação Determine o coeficiente de correlação para os dados e interprete seu significado; Encontre o coeficiente de determinação para os dados e interprete seu significado; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

RL múltipla No. unidades vendidas (Y) No. vendedores contratados (X1) Valores gastos com publicidade (X2) Preço cobrado (X3) 12.000 11 20,00 14.000 15 12.700 20,50 15.500 13 11.400 24,50 17.900 16 14.100 29,00 23.000 19 19.000 30,00 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Sazonalidade em previsões de séries temporais Flutuações que se desenvolvem dentro de um ano e tendem a ser repetidas anualmente Passos: Conjunto de dados representativo; Índice de sazonalidade para cada estação; Remova os padrões sazonais; Execute a RL; Compute as previsões para o futuro; Reaplique os padrões sazonais às previsões; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Previsões de curto prazo Estimativas das condições futuras no decorrer de intervalos que variam de alguns dias a diversas semanas, auxiliando nas seguintes decisões: Quanto de estoque de um produto deve ser mantido no próximo mês; Quanto de cada produto deve ser produzido na semana seguinte; Quanto de cada mp deve ser encomendada para a semana seguinte; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Previsões de curto prazo Métodos: Média Móvel Simples; Média Móvel Ponderada; Média Ponderada Exponencial; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Média móvel simples: exemplo Semana Demanda 1 800 8 1700 2 1400 9 1300 3 1000 10 4 1500 11 5 12 6 13 2300 7 1800 14 2000 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Média móvel com ponderação exponencial Utiliza a previsão correspondente ao período anterior e faz um ajuste para obter a previsão do período seguinte Este ajuste é uma proporção do erro de previsão no período anterior e é computado multiplicando-se o erro da previsão do período anterior por uma constante de amortecimento entre 0 e 1. São necessários: A previsão de venda do último período; A venda ocorrida no último período; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Como escolher um método de previsão Fatores a considerar: Custo e precisão: Dados disponíveis; Intervalo de tempo; Natureza dos produtos e serviços: sazonalidade; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Razões para previsões ineficazes Ela é fundamental para o planejamento de negócios; Envolvimento de vários setores (informações); Previsões estão sempre sujeitas a erros: escolha do método e acompanhamento; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 SOFTWARES DE PREVISÃO Tanto o governo como a indústria usam computadores para fazer muito de seus cálculos. Numerosos programas de computador baseados nos modelos de previsão apresentados neste capítulo estão disponíveis para efetuar estes cálculos. 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 SOFTWARES DE PREVISÃO Os pacotes de softwares listados em seguida são exemplos de programas que fornecem capacidade de previsão. Os três primeiros são usados principalmente para previsão, e os quatro últimos têm módulos de previsão incluídos. Forecast Pro tsMetrix SAS SAP 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Previsão em pequenos negócios e novos empreendimento Características: Ambiente pobre em dados; Curto histórico; Solução: busca de auxílio externo; 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4

Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4 EXERCÍCIO AULA4 1-O que significa Projeções por APO? 2-Quais são as razões de previsões? 3-Descreva o que significa cada uma de previsões? 4-Quais são os métodos de previsões? 5-O que significa a Sazonalidade em previsões de séries temporais? 6-Como escolher um método de previsão? 7-Quais são as razões para as previsões ineficazes? 8-Quais são os softwares de previsão? 23/03/2017 Administração- Administração de Produção2ºSem2012Aula4