A Contabilidade do Balanço de Pagamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
Advertisements

MEIOS DE PAGAMENTO.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Fontes de Recursos e Custos de capital
Método Contabilístico Débito/Crédito
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Curso Contabilidade Social –Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Sistema de Contas Nacionais SCN
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Balanço de pagamentos II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais V Conferência Nacional de Estatística.
Balanço.
Departamento Jurídico-Financeiro
E para que servem as contas?
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Demonstrações Contábeis
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 12 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 17/04/2007.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Inflação e Índice de Preços
Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2014
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 14 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 26/04/2005.
Contabilidade Básica Aula 6
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
O Setor Externo da Economia
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
CONTAS EXTERNAS GRUPO: Charlot Clarissa Flávio Henrique Polianne.
BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância.
O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Partidas Dobradas Luciano Bernardo
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
“Recepção e Remessa de Capitais” Lei n.º 4.131, de 03 de Setembro de 1962 Disciplina a aplicação do capital estrangeiro e as remessas de valores para.
APRESENTA.
Contabilidade Internacional
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Aula 01.
Integração das Demonstrações
SETOR EXTERNO
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
BALANÇO DE PAGAMENTOS Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2015.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
TTI - Senac Disciplina: Economia e Mercado Prof°. Edgard Tema: Contabilidade Social Lenilson Fernando Gilvaneide Anderson Da paz Eduardo Selma.
TRIBUTAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Baseado na Obra: Economia – Micro e Macro Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos.
Parte II Capítulo 10Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 1 BALANÇO DE PAGAMENTOS É o registro sistemático das transações entre residentes e não- residentes.
Transcrição da apresentação:

A Contabilidade do Balanço de Pagamentos As contas do balanço de pagamentos de um país registram as transações entre residentes e não-residentes de um país. Toda transação internacional entra nas contas do balanço de pagamento duas vezes: como crédito (+) e como débito (-). Este é o princípio das partidas dobradas. Existem dois tipos de contas: Operacionais Caixa (reservas Internacionais)

Contas Operacionais: correspondem aos fatos geradores das transações, como, exportações, importações, seguros, juros, investimentos, etc. Contas de Caixa: registram o movimento de meios de pagamentos internacionais – reservas e ouro monetário. Lançamentos: Uma conta operacional é creditada quando a transação dá origem a uma entrada de recursos para o país; uma conta operacional será debitada toda vez que a transação der origem a uma saída de recursos do país.

Transações Correntes: (a+b+c+d) a. Balanço Comercial (mercadorias) b. Balanço de Serviços c. Balanço de Rendas d. Transferências Unilaterais 2. Conta Financeira 3. Conta de Capital 4. Erros e Omissões 5. Balanço de Pagamentos: (1+2+3+4) Necessidade de Financiamento Externo: (-) entre transações correntes e investimentos estrangeiros diretos.

Rendas: registra a remuneração do trabalho e as rendas de investimentos: lucros, bonificações, dividendos e juros da dívida. Transferências Unilaterais: corresponde às remessas na forma de bens e moeda, para consumo corrente. Excluem-se as transferências relativas à patrimônio de migrantes internacionais, alocadas na conta capital. Conta Financeira:registra as transações com ativos e passivos financeiros entre residentes e não-residentes. Existem quatro grupos: investimento direto; investimentos em carteira; derivativos e outros investimentos.

Na conta financeira, cada grupo é desdobrado em ativos e passivos Na conta financeira, cada grupo é desdobrado em ativos e passivos. Um é destinado a registrar os fluxos de ativos externos detidos por residentes no Brasil e outro para registrar a emissão de passivos por residentes cujo credor é não-residente. Os desdobramentos destas contas são: Investimentos diretos no exterior e investimentos diretos no Brasil; Investimento em carteira: Ativos: aplicações brasileiras em títulos estrangeiros, negociados no país ou no exterior.

Passivos: registram as aquisições por não-residentes de ações e títulos de dívida de emissão brasileira.

Derivativos financeiros: registra os fluxos financeiros referentes à liquidação de haveres e obrigações decorrentes de operações de swap, opções e futuros e os fluxos relativos aos prêmios de opções. Outros Investimentos: Ativos: empréstimos e financiamentos brasileiros concedidos a não-residentes; moeda e depósitos mantidos no exterior como disponibilidades, cauções e garantias; inclui a participação do Brasil no capital de organismos internacionais.

Passivos:inclui créditos de fornecedores internacionais a seus clientes no Brasil; empréstimos diretos , créditos de organismos internacionais e agências governamentais. Inclui os empréstimos do FMI. Erros e Omissões: feitos os lançamentos, o total líquido teoricamente é igual a zero; existem discrepâncias estatísticas nos dados utilizados, e esta conta se presta a compensar a sobre/subestimação dos componentes registrados.

As Contas do Balanço de Pagamentos A Identidade Fundamental do Balanço de Pagamentos Qualquer transação internacional automaticamente ocasiona dois lançamentos equivalentes no balanço de pagamentos, resultando na identidade fundamental: transações correntes + conta financeira + conta capital = 0