SPGI 2008 São Paulo, 22 de janeiro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Fernando Augusto Silva Marins
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Equivalente à média dos países da OCDE
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico Fórum QPC 29 de março de de março de 2006.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 Processo de gestão estratégica no MBC
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
1 Processo de gestão estratégica no MBC
Movimento Brasil Competitivo
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Control Objectives for Information and related Technology
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Modelo Rojo para Construção de Cenários
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Equivalente à média dos países da OCDE
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Minas Gerais.
Aplicando tecnologias semânticas ao Balanced Scorecard
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Realização e Coordenação: Execução:
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
O título deve ser curto e objetivo
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Cronograma de Atividades
OBJETIVOS Objetivo Geral
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
E PMA Consultoria
© Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil.
Plano de Ação Participativo - PAP
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Pesquisa de Clima 2013.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

SPGI 2008 São Paulo, 22 de janeiro de 2008

SPGI 2008 INSPIRAÇÃO ASPIRAÇÃO ESTRATÉGIA OPERAÇÃO Indicadores Avaliação Externa Visão, Missão Valores, Modelo, Posicionamento e Atributos Desejados Mapa Estratégico e Direciona-dores de Negócios Pilares de Planejamento Carta Compromisso Planos e Gestão das Áreas e BUs Execução Avaliação Interna Plano da Marca Diretrizes Matriz Indicadores

SPGI 2008 Visão Missão / Modelo Nosso Compromisso Priorização de projetos SWOT An. Interna An. Externa Escolhas Conselho Sustenta-bilidade Visão Missão / Modelo IT Steering Committee Troca Colaboração Comunicação Plano da Marca Nosso Compromisso Mnmnm mnmnm Mapa Estratégico SLAs Planos das Áreas Estratégias e Planos das Áreas Acompanhamento Resultados Ações ERM Cultura Marca … Mnmnm mnmnm Painéis Indicadores Mnm mnm Orçamento Orçamento SMARTs Notas PPR das Áreas

Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios => Benefício – criação de um senso de direção – foco em objetivos comuns, apoiando os esforços de priorização de projetos/iniciativas e entrega de resultados do ano Direcionadores de negócios Objetivos Indicadores Meta Iniciativa

Direcionadores de negócios Aprofundamento do Nosso Compromisso Mapa estratégico Conceitos Direcionadores de negócios Objetivos Indicadores Meta Iniciativa O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para o sucesso? Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Ações chave necessários para se alcançarem os objetivos

Alternativas para atuação em 2008 Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas => Benefício – criação de um senso de direção – foco em planejamento integrado, com compartilhamento de conteúdo e construção colaborativa

Alternativas para atuação em 2008 Acompanhamento das ações 2008 Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas => Benefício – acompanhamento de um cenário interno comum, com foco em acompanhamento de indicadores-chave para a tomada de decisão e correção de rumo – foco em prioridades da organização e criação de repertório comum

Alternativas para atuação em 2008 Criação, divulgação e utilização de ferramenta de colaboração Selecionar funções-chave para exercício da colaboração no ‘Aprofundamento do Nosso Compromisso’, para o desenvolvimento do ‘Ciclo SPGI 2009’, ou acompanhamento das ações e resultados 2008 Implementar uso de ferramenta de colaboração => Benefício – exercício da colaboração entre áreas com o suporte de ferramenta que apóie a ruptura de silos e amplie as possibilidades de integração através do aumento de interação

Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas => Benefício – criação de um senso de direção – foco em objetivos comuns, apoiando os esforços de priorização de projetos/iniciativas e entrega de resultados do ano => Benefício – criação de um senso de direção – foco em planejamento integrado, com compartilhamento de conteúdo e construção colaborativa => Benefício – acompanhamento de um cenário interno comum, com foco em acompanhamento de indicadores-chave para a tomada de decisão e correção de rumo – foco em prioridades da organização e criação de repertório comum O desenvolvimento de uma ferramenta de colaboração poderá dar suporte a todas as alternativas propostas

Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas Filosofia / Experiência O desenvolvimento de uma ferramenta de colaboração poderá dar suporte a todas as alternativas propostas

Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas Articulação / Integração Aprendizagem Interação / Concessão / Consentimento Colaboração / Contribuição Filosofia / Experiência / P&D

Pano de fundo (hintergrund) vs. plano de frente (vordergrund) Conteúdos / Conhecimento / Tangível Fi-lo-so-fia / Evolução da In-te-ra-ção

Modelos de operação Modelos propostos 1. Grupos voluntários paralelos 2. Foco em uma iniciativa priorizada com formação de grupo voluntário por tema Regras gerais 1. Reportes quinzenais de evolução da(s) iniciativa(s) em andamento 2. Ordenação das prioridades segundo disponibilidade de recursos

Princípios e Diretrizes de Planejamento São Paulo, 09 de janeiro de 2008

Priorização de projetos Painéis de indicadores SPGI Visão Missão / modelo Escolhas Compromisso Swot Priorização de projetos Comunicação Planos das áreas Mapa Planos das áreas IT SC SLAs Painéis de indicadores Planos de ação Orçamento Smart PPR

Reunião de 18/dez/07 Objetivo: formar uma imagem do planejamento estratégico das áreas para os próximos 3 a 6 meses e para o médio prazo. Roteiro de planejamento de curto prazo Definir roteiro básico de planejamento - Janete + Américo  Montar cursinho - esperar Montar cronograma de planejamento do 1° semestre - Lara + Alvalá  Conectar Smart ao processo - Eduardo Mapear grupo alvo para cursinho (pessoas envolvidas no planejamento) - Ebert Definição de papéis e responsabilidades das pessoas envolvidas - esperar Desenvolver uma ferramenta de colaboração (e-forum) – Paula + Janete + Alvalá  Ajuste limitado dos indicadores de PPR - Américo + Eduardo + Ulisses Comunicação - esperar Fóruns das áreas/geral - Alexandre Gama  Desenvolvimento iniciado

SPGI 2008 CICLO 2008 Resp. CURTO PRAZO AE / AI Mapa Pilares Estratégia FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ AE / AI Mapa Direcionadores Pilares Estratégia CURTO PRAZO AE / AI Revisar SWOT Cursinho E-forum Direcionadores Indicadores PPR Conectar SMART SLAs Painéis ind. Estratégia Papéis e resp. Sincronizar c/ SDE Revisão trim planej. Fóruns das áreas Benchmarks

Contéudo proposto para as fases do SPGI SWOT (duração: fevereiro a março) Solução proposta: construção conjunta através da swot atual + fatos novos Palestra inicial: 1) economia: mensal ou bimestral 2) ambiente regulatório: trimestral 3) mercado (concorrência): trimestral 4) impactos do novo controlador: sob demanda Público das palestras: cada área decide Célula SPGI centraliza as informações e captura fatos relevantes que podem trazer impacto no banco MAPA ESTRATÉGICO (duração: abril) Abrir para GIPE comentar Colher inputs da Direx Rever o mapa à luz do Santander

Contéudo proposto para as fases do SPGI PILARES DE PLANEJAMENTO (duração: maio) Revisar e aprofundar as escolhas Analisar os impactos e os gargalos para os viabilizadores Manter o mesmo fluxo de interações ESTRATÉGIA (duração: junho a setembro) Apresentar o processo da Aymoré Conciliar PfC e Portfólio Day Colocar drivers no começo do processo Fazer link com a convenção anual

Apresentação da revisão estratégica da Aymoré SLIDES AMÉRICO MARTINS

SPGI 2008 2008 Avaliação Interna e Externa Plano da Marca + DS + DH JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Avaliação Interna e Externa Plano da Marca + DS + DH Mapa Estratégico Direcionadores de Negócio SMARTS Pilares Carta Compromisso Versão 1 Versão 2 Estratégia Priorização PfC Benchmarks Revisão trimestral do planejamento das áreas Treinamentos

Apresentação da ferramenta de fórum SLIDES ALVALÁ

Princípios e Diretrizes de Planejamento São Paulo, 09 de janeiro de 2008

SPGI 2008 Fev-Mar/08 Abr/08 Mai/08 Jun e Nov/08 Jun-Set/08 Out/08 INSPIRAÇÃO ASPIRAÇÃO ESTRATÉGIA OPERAÇÃO Avaliação Externa Visão, Missão Valores, Modelo, Posicionamento e Atributos Desejados Mapa Estratégico e Direciona-dores de Negócios Pilares de Planejamento Carta Compromisso Planos e Gestão das Áreas e BUs Execução Avaliação Interna Plano da Marca Diretrizes Matriz Indicadores

Curto prazo 3 a 6 meses – temas a desenvolver 2 a 3 painéis - promover uma interligação entre eles e apoiar o PfC Possível revisão trimestral do planejamento Fazer um roteiro básico Elaborar um treinamento expresso (fevereiro) com as principais diretrizes de planejamento Atualizar a SWOT Acompanhar indicadores gerais (exercício interno) Aproximar dos SLA's Ajustes limitado aos indicadores de performance das áreas para 2008 Fóruns / incêndios

Desenho do processo do novo ciclo – médio prazo – temas a desenvolver Cronograma integrado que garanta uma execução integrada Ins / Outs Áreas / temas transversais incluídos concretamente Chegar ao PfC e torná-lo um sub-processo do planejamento Definir a governança – ter mandato para trazer mais disciplina para as diferentes frentes Concatenação dos indicadores de performance das áreas / smart Considerar Santander Educação Benchmark Estudar uma infra-estrutura que promova colaboração no planejamento