ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Nazaré Marta M. C. Lazarone
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
A LEITURA E A ESCRITA NO COLÉGIO JK
Sérgio Elias Vieira Cury
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Edna Maria Barbosa Arrebola
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Estudante, pesquisador, autor.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Rodas de leitura, conversando sobre livros
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Lendas do folclore brasileiro
Elementos da Narrativa
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A NARRAÇÃO.
Relatório de Proposta de Projeto
Narrativa de terror e de suspense
UMA AULA DE MATEMÀTICA COM MÚSICA
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Ponto de partida Capítulo 3
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
PROJETO.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Roteiro básico para Plano de Aula
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
PROFª. Leila de Souza Ganem
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Equipe responsável pela produção
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Como redigir um bom texto?
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O cinema na vida de cada um
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Projeto: “Colcha de Retalhos”
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
Abrir o Apetite Poético
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Turmas: 9º Ano – 414 A e 414 B Professora: Luciana Djalma Tema: Contos de Mistério

INTRODUÇÃO: Em uma primeira sondagem de leitura e escrita realizada nas turmas de 9º ano, pode-se perceber uma grande dificuldade em produzir textos com uma sequência narrativa básica: introdução, clímax e desfecho. Alguns alunos demonstram uma ótima oralidade ao narrar algum acontecimento, mas apresentam problemas com a linguagem escrita, muitas vezes por não dominarem as características e as formas de uma narração. Esta Sequência Didática visa recordar a estrutura dos textos narrativos, revisando as etapas para se chegar a construção dos mesmos.

Conteúdos específicos: Objetivo: Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério. Conteúdos específicos: Elementos da narrativa. Estrutura da narrativa. Léxico específico relacionado ao clima de mistério. Leitura dos contos de mistério com fluência e boa dicção.

Tempo necessário: Material necessário: 05 a 06 aulas. Cópias do “Conto de Mistério” de Stanislaw Ponte Preta Filme Sherlock Holmes para ser assistido em classe. Projetor ou DVD e televisão. Mural para exposição dos contos.

Desenvolvimento das atividades: Primeira aula: 1- Conversar com os alunos sobre o que eles pensam sobre a palavra “mistério”, “suspense” e anotar as opiniões no quadro. 2- Entregar o texto Conto de Mistério retirando o final. 3- Perguntar como eles acham que a história terminou. Ouvir e anotar as sugestões no quadro. 4- Entregar o final do texto e ouvir comentários sobre a ex- pectativa de cada um em relação ao final. 5-Trabalhar com as palavras desconhecidas.

Segunda aula: 1- Assistir com os alunos o filme Sherlock Holmes 1. 2- Comentar com os alunos a história do personagem Principal. 3- Argumentar quais as características de suspense podem ser encontradas no filme. 4-Trabalhar com as características dos personagens. Terceira aula: 1- Trabalhar as características do “Conto de Mistério”: O quê? Quando? Como?

Onde Por que Trabalhar também o foco narrativo, relembrando que o narrador pode ser personagem ou observador. Retirar do conto as palavras desconhecidas e procurar o significado no dicionário. Pedir aos alunos que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa outras histórias de mistério. Quarta aula: Escolher um grupo de alunos para ler o conto que trouxeram de casa, sugerindo para que não contem o final da narrativa, deixando os colegas opinarem sobre o desfecho.

Pedir para que cada aluno reescreva a história, dando-lhe um final diferente. Solicitar que os alunos procurem gravuras de lugares, objetos ou pessoas que transmitam um ar “misterioso”. Quinta aula: Agora é o momento de cada aluno escrever uma história de mistério. É preciso deixar claro para o aluno para que tipo de público o texto será escrito. Os alunos devem ser motivados a criar um clima de mistério, usando adjetivos e advérbios apropriados para o,tipo de texto É importante lembrar aos alunos dos textos que já foram lidos e da maneira como são escritos de forma a incentivar o suspense.

Complete as lacunas com as palavras ou expressões do quadro, acrescentando emoções e sentimentos a ele. Foi uma cena ......................... Entramos no quintal vagarosamente e para não espantar nem uma nem outra, mas ficamos ...................... Desmentindo o dito popular 'vivem como cão e gato', a visão era ........................... Dentro da casinha, deitadas estavam a ........................ dobermann preta, de dentes afiados, espalhada no chão e a gatinha vira-lata toda branquinha com sua orelha cinza .................., mamando em uma das tetas da outra, como filhote. Não se mexiam, como em um ..................... espetáculo a não ser modificado. Restou-nos ficar ali ..........................., contemplando aquele ................... momento de satisfação. raro- de muita delicadeza- extasiados- inesquecível- temida- maravilhados- inconfundível- magnífico

Avaliação: A avaliação será realizada após a correção das produções de texto. Os textos ficarão expostos no mural da escola confeccionado pelos próprios alunos.

Referência bibliográfica: JOLIBERT, Josette, Formando Crianças Produtoras de Textos, P. Alegre:Artes Médicas,1994 KAUFMAM, Ana Maria e M. Elena Rodriguez, Escola, leitura e produção de textos, Porto Alegre: Artes Médicas,1995 PORTO, Sérgio (Stanislaw Ponte Preta) Conto de Mistério, www.casadobruxo.com.br PORTO, Sérgio, (Stanislaw Ponte Preta) Testemunha Tranquila In: Dois amigos e um chato. São Paulo: Moderna, 2006. p. 24-25