Recebimento de cliente 1 Farmácias e Drogarias
Objetivo: Efetuar a baixa de parcelas. Para que serve? Efetuar a baixa de parcelas do Contas a Receber, ou seja, confirmar o recebimento de contas. As parcelas são geradas de contas cadastradas no Contas a Receber ou por vendas à prazo. Recebimento de Cliente 2
Abra o módulo PDV do SisMoura. Abertura do caixa 3
Clique no menu vendas e selecione a opção Recebimento de Cliente. 4
No campo Cliente, informe o código ou parte do nome do cliente e pressione. OU No campo Código Receber informe o código de contas a receber para procurar os débitos do cliente. 5
Procedimento para o pagamento de uma ou mais parcelas 6
O sistema irá mostrar na grade todas as contas que o cliente ainda não pagou. 7
Clique na coluna Pago de cada parcela, para selecionar as parcelas que serão pagas pelo cliente. Observação: o X indica que a parcela está selecionada. Clique no botão Gravar ou pressione a tecla. 8
Automaticamente será aberta a tela para efetuar o recebimento da conta. Preencha a forma de pagamento e utilize descontos caso julgue necessário. 9
Clique na tecla ou digite até que apareça a tela de finalização do recebimento. 10
Procedimento para o pagamento de um valor menor que a parcela 11
Caso o cliente não for pagar o valor inteiro das contas, informe no campo 'Valor Pago' o valor que está sendo recebido. Note que será gerado um valor restante (resíduo). 12
Clique no botão Gravar ou pressione a tecla. Preencha os dados solicitados (forma de pagamento) na tela que será aberta: Clique no botão Concluir ou pressione a tecla. 13
Preencha os dados solicitados na tela que será aberta: Emissão: data de geração do resíduo. Vencimento: data que o valor residual deverá ser pago. Juros (em porcentagem (%) ou em valor monetário (R$)). Nº do Doc. Mercantil: número do comprovante de recebimento (boletos, carnês, etc). Clique no botão OK e será exibida a mensagem de Recebimento efetuado com sucesso. 14
Verifique que o resíduo encontra-se nas contas pendentes como uma parcela. 15
Informações adicionais Explicação de campos da tela Recebimento de cliente 16
Valor total de todas as parcelas que o cliente não pagou. 17
Data em que a venda foi realizada. 18 Valor total das parcelas que serão pagas. (selecionadas na coluna Pago)
Juros é o valor somado a parcela, após a data de vencimento. Neste campo o usuário pode informar um valor que será acrescido ao valor total das parcelas. 19
Valor das parcelas mais juros e acréscimos. 20
Exercícios 1) Cadastre um cliente no sistema (Retaguarda > Cliente > Cadastro de cliente). 2) Faça uma venda no crediário no valor de R$100,00 para este cliente. 3) Divida o valor da venda em 2 parcelas. 4) Na tela Recebimento de Cliente, efetue o recebimento das duas parcelas. 21
Dúvidas? Acesse o site e conecte-se ao suporte on-line. 22