DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA

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Transcrição da apresentação:

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO 2014

PAUTA 28/01/2014- terça-feira 1- Café 2- Acolhimento/Setores da Supervisão 3- Apresentação Diretor Regional: “Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino – Mais Educação São Paulo” 4- Orientações Gerais-2014 5- Abertura as perguntas e/ou considerações

“Reorganização Curricular- Educação Infantil e Ensino Fundamental” PAUTA 29/01/2014- quarta-feira 1- Café 2- Acolhimento 3- Apresentação Supervisão Escolar e DOT P: “Reorganização Curricular- Educação Infantil e Ensino Fundamental” 4- Formação – DOT –P / 2014 5- Abertura as perguntas e/ou considerações 6- Avaliação das reuniões

“Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino Mais Educação São Paulo” Decreto nº 54.452/13, regulamentado pela Portaria SME nº 5.930/13 traz como Eixos: I – Infraestrutura; II – Currículo; III –Avaliação; IV – Formação do Educador; V – Gestão.

I - Infraestrutura 1- AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS. 2- AMPLIAÇÃO DA JORNADA DIÁRIA DOS EDUCANDOS, ASSEGURANDO CONDIÇÕES DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM – “EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL”. 3-ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS ARQUITETÔNICAS INCLUSÃO

II - Currículo EDUCAÇÃO INFANTIL 1- PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BASE NA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA. 2- PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA INTEGRADORA. 3- ARTICULAÇÃO COM ENSINO FUNDAMENTAL.

CICLOS DE APRENDIZAGEM COM FINALIDADES DEFINIDAS ENSINO FUNDAMENTAL CICLOS DE APRENDIZAGEM COM FINALIDADES DEFINIDAS ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR 1- CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 2- CICLO INTERDISCIPLINAR 3- CICLO AUTORAL ENSINO FUNDAMENTAL – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 1- ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO 2- ETAPA BÁSICA 3- ETAPA COMPLEMENTAR – I E II 4- ETAPA FINAL – I E II

III - Avaliação ENSINO FUNDAMENTAL: CONTÍNUA NO DECORRER DO PROCESSO, INSTRUMENTOS VARIADOS COM SÍNTESE BIMESTRAL, EXPRESSA EM CONCEITOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E EM NOTAS DE ZERO A DEZ NOS DEMAIS CICLOS. NO CICLO AUTORAL CONSIDERAR-SE-Á TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DO EDUCANDO NO TCA TRABALHO COLABORATIVO DE AUTORIA.

EMISSÃO DE BOLETINS COMENTADOS. LIÇÃO DE CASA RECUPERAÇÃO CONTÍNUA E PARALELA. AVALIAÇÃO EXTERNA. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.

IV - Formação do Educador CEU-for Sistema de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

940.000 alunos; 84.000 educadores; 2.722 escolas. A Rede Municipal de Ensino de São Paulo possui as impressionantes ordens de grandeza de: 940.000 alunos; 84.000 educadores; 2.722 escolas. (dados de julho de 2013)

Bacharelado com Magistério De 1996 a 2012 houve um aumento substancial no número de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, passando de menos de 33.000 para mais de 61.000 profissionais. No ano de 2013, o cenário no Município é o seguinte: Normal/ Magistério Licenciatura Curta Licenciatura Plena Bacharelado com Magistério Mestrado Douto rado Total Geral 2.345 201 57.485 842 714 56 61.643 3,8% 0,3% 93,3% 1,4% 1,2% 0,1% 100,0% Fonte: Centro De Informática SME SP - Sistema EOL (Data Base 30/06/2013)

Além da magnitude atual da RME, é importante ressaltar que seus números absolutos são compostos por diversidades e desigualdades – as diferenças presentes na cidade influenciam o dia a dia dos alunos e educadores. A Rede Municipal não é homogênea, guarda particularidades regionais e cada Unidade Educacional tem suas próprias características. Mas o acesso à educação de qualidade é direito de todos.

O CEU-for tem o propósito de organizar iniciativas de formação de Professores oferecidas pelas DREs, SME/DOT ou oferecidos por instituições parceiras (sindicatos, universidades e ONGs), definindo prioridades estratégicas a partir de objetivos claros.

Essas prioridades serão definidas face aos objetivos curriculares e mediante pesquisa junto a educadores da RME.

O objetivo principal do CEU-for é constituir um sistema de formação de educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, por meio da organização da oferta de ações formativas resultando em uma política orgânica que alie a pesquisa na área da Educação à elaboração de novas metodologias de ensino e aprendizagem, com foco na melhoria da qualidade da educação municipal.

LINHAS PROGRAMÁTICAS CURRÍCULO AVALIAÇÃO GESTÃO PEDAGÓGICA

TEMAS PRIORITÁRIOS ALICERÇADOS NA REORGANIZAÇÃO EM CURSO, POR EXEMPLO: INTERDISCIPLINARIDADE AUTORIA CURRÍCULO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL GESTÃO PEDAGÓGICA

ATIVIDADES FORMATIVAS Comunidades de Prática Grupos de Pesquisa Laboratórios Eventos (congressos, seminários, simpósios, conferências, jornadas, ciclos de palestras) com carga horária mínima de 8 horas Cursos de média e longa duração: Doutorado, Mestrado, Mestrado Profissional, Especialização, Extensão, Aperfeiçoamento. Presenciais ou a distância.

Universidade Aberta do Brasil UAB A UAB nos Centros Educacionais Unificados

A Universidade Aberta do Brasil, no Município de São Paulo, beneficiará os educadores da Rede Municipal de Ensino de forma integrada às demais iniciativas do CEU-for. Beneficiará, além desses, os demais educadores da educação básica e os cidadãos do Município em geral.

Cursos e vagas a serem ofertados no primeiro semestre de 2014 No ano de 2014, serão ofertadas pela UAB no Município de São Paulo 5.967 vagas, das quais 3.438, aproximadamente 57%, serão destinadas a professores em exercício, perfazendo o total de 167 turmas.

Os critérios de admissão, prazos e datas são determinados pela Instituição de Ensino Superior que oferta o curso, através de Editais Serão considerados componentes do CEU-for, com efeitos para pontuação para evolução funcional, apenas os cursos da área da Educação, conforme determinações a serem dispostas em portaria específica.

QUADRO SÍNTESE DOS CURSOS QUE SERÃO OFERTADOS EM 2014 NOS PÓLOS DE SÃO PAULO (média de nove cursos por Polo)

RELAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR QUE FIZERAM ADESÃO AO EDITAL DA CAPES PARA OFERTA, EM 2014, DE CURSOS NOS PÓLOS DE SÃO PAULO

PÓLO CEU ARICANDUVA

CEU-for OUTRAS AÇÕES Tecnologias e recursos digitais: utilização dos recursos, tecnologias e conteúdos de programas de formação do PROINFO e da TV ESCOLA/MEC. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: PIBID/PROUNI/MEC. O Programa fornece bolsa para o Professor tutor da escola que receberá o estudante e para o Professor da Universidade responsável. Biblioteca do Professor: programa por meio do qual o profissional receberá títulos de seu interesse, específicos para subsidiá-lo em sua prática docente.

PNAIC Formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização. 2013- Língua Portuguesa 2014 – Língua Portuguesa e Matemática – ênfase maior em Matemática.

V- GESTÃO Implementação dos Regimentos nas Unidades Educacionais Nomeações, contratações, autorização de concursos Parcerias intersecretariais Recursos- PTRF

DRE ITAQUERA E SUAS MACRO-AÇÕES- 2014 Ampliação do atendimento da Educação Infantil de 0 a 3 anos. Qualidade da Educação Infantil. Implementação da reorganização curricular- Ed. Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos. Atendimento dos educandos e crianças com deficiência. Ação Educativa considerando as especificidades dos adolescentes e jovens da região. Fortalecimento na articulação com a rede de proteção. Maior conhecimento e envolvimento com a comunidade e realidade local com vistas a aprendizagem ( aumentar o repertório e ampliar as possibilidades de intervenções sociais).

Condições que Favorecem o Maior Conhecimento e Envolvimento com a Comunidade para Melhor Aprendizagem dos Alunos A Região da DRE Itaquera passa por circunstâncias que podem estimular a curiosidade dos alunos: As rápidas mudanças em pontos de sua paisagem; Construção e desconstrução Pergunta: o que deve permanecer? Ser tombado?

Elementos materiais e humanos; Fixos e fluxos Elementos da Construção que marcam o atual período e que podem suscitar estudos, reflexões Elementos materiais e humanos; Fixos e fluxos Movimento de pessoas, bens, riquezas, capital, trabalho, ideias Movimento de forças visíveis e invisíveis Desejos e novas possibilidades de encontros e conflitos

Os Vários Tipos de Fluxos Milton Santos traz o Conceito de Fluxo que se relaciona dialeticamente com os fixos econômicos, sociais e culturais, fornecendo-lhes “qualidade e peso político”. Podemos, portanto, analisar a localização da riqueza, sua origem, mas cabe também conhecer sua circulação, distribuição. Temos os “Fluxos” organizados nas ruas e outros espaços públicos por grupos de jovens (inclusive sua variável recente, o “rolezinho”); Temos o “Fluxo” que designa o ponto de encontro dos consumidores de crack (Uma das últimas escalas da degradação humana)

Características dos Fluxos de Segundo Tipo Pontos de Encontro; Entretenimento; Espaços de Relações Momentos, oportunidades para ver e ser visto (Exposição) Oportunidade de assédio do mercado lícito e ilícito; exposição para a oferta de drogas lícitas e ilícitas; Exposição do corpo, imagens, aparência Espaços com Riscos; pouca exposição ou troca de ideias. -

A Escola como Ponto de Encontro, Produção e Troca de Saberes Escola como Refúgio do Pensamento; Escola como Espaço de Relação para a produção e troca de ideias; Escola como Espaço que pode gerar ações refletidas Escola como Refúgio da Civilização diante da barbárie das cracolândias e presídios

Escola como Espaço de Interação Entender a Escola como local de “refúgio”, de Proteção, de Cuidados, não significa a defesa do isolamento. Pelo contrário: Para melhor enfrentar os riscos de nossa época, sobreviver, trabalhar, ser livre, saber viver em sociedade, se comunicar, intervir, nossos alunos precisam ter mais oportunidades de conhecer o mundo. Ter envolvimento com as coisas de sua comunidade e também com o mundo. Ampliar seu repertório cultural. Conhecer e respeitar outras culturas. Ter sua cultura respeitada.

A região da DRE Itaquera nos próximos meses será um grande Ponto de Encontro Teremos nosso Encontro com representantes de variadas partes do mundo; Teremos Oportunidades de Comunicação Oportunidade para apresentações recíprocas (quem nós somos? Quem são os visitantes?) Apresentação do que somos (entendendo nossa variedade de sujeitos: indivíduos, gêneros, etnias, idades); o que fazemos, o que pensamos, o que queremos...

Oportunidade de Conhecer os Povos Visitantes O que representam os atletas, jornalistas e torcedores de várias nacionalidades virão para os jogos a Copa? Quais Culturas? Quais Histórias? Quais Pensamentos? Oportunidade de conhecer as imagens e pensamentos destes povos visitantes e mostrar nossas imagens e pensamentos.

Oportunidades de Maior Aprendizagem na DRE Itaquera Vamos criar oportunidades para maior exposição ao conhecimento: sobre nós mesmos (nossa história, geografia, cultura, projetos); sobre os nossos visitantes e suas várias culturas LEGADO DE MAIOR APRENDIZAGEM

Relembrando algumas das Macro-ações definidas pela DRE Itaquera Além das ações relacionadas à ampliação e qualidade na Educação Infantil, chamamos atenção para estas outras Macro-ações que precisam estar articuladas para o objetivo de obter uma educação com qualidade social: Ação Educativa considerando as especificidades dos adolescentes e jovens da região. Fortalecimento na articulação com a rede de proteção. Maior conhecimento e envolvimento com a comunidade e realidade local com vistas a aprendizagem ( aumentar o repertório e ampliar as possibilidades de intervenções sociais). TODAS ESTAS AÇÕES DEMANDAM ORGANIZAÇÃO