FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

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FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Exercícios de Fixação e Trabalho em Grupo - 2 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1

1. O valor de depreciação de um item é seu: a) Valor residual. b) Custo inicial menos despesas de operação em comparação à vida útil. c) Custo inicial menos valor residual em comparação à vida útil. d) Valor residual mais despesas de operação. 2.O MELHOR método para controlar custos é: a) Estimar no começo do projeto e então verificar custos em relação à linha de base. b) Estimar durante a execução do projeto e então gerenciar cada tarefa em relação ao orçamento. c) Estimar durante a execução e então re-estimar antes que cada tarefa comece. d) Estimar durante a execução do projeto e fazer com que a gerência confirme as estimativas.

3. “É um custo utilizado no fluxo de caixa para cálculo de impostos que representa a perda real de valor de um ativo ao logo do tempo.” Essa definição refere-se à: a) Valor Presente Liquido. b) Depreciação. c) ROI. d) Nenhuma das anteriores. 4. O Gerenciamento de custo dentro do orçamento aprovado pelos gestores está baseado em metodologia capaz de possibilitar um melhor acerto nas estimativas, para tanto tem com principal necessidade: * ED a) Incluir 1 processo básico de planejamento e 3 processos básicos de controle no gerenciamento do custo. b) Incluir os processos necessários para assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. c) Estimativas dos custos e controle dos custos são o suficiente para o gerenciamento do custo e suas respectivas necessidades. d) Estimativa dos custos, orçamentação e controle dos custos não são os processos da gerência do custo do projeto, segundo o guia de melhores práticas da metodologia do PMI.

a) Não, porque as duas áreas são totalmente independentes. 5. É importante para um gestor da área de Tecnologia da Informação conhecer o funcionamento da gestão financeira de sua empresa? Porque? * ED a) Não, porque as duas áreas são totalmente independentes. b) Sim, porque a área de TI é hierarquicamente subordinada à área de gestão financeira. c) Não, porque o gestor de TI precisa totalmente estar focado em sua área de atuação. d) Sim, por que é desta área que virão os recursos para os projetos de TI. 6. Como parte de seu último relatório de desempenho você decidiu incluir uma previsão de custos. Quando você deve emitir previsões para o projeto: a) Previsões devem ser emitidas no primeiro quarto do projeto. b) Previsões não são úteis até que o projeto esteja pela metade. c) Previsões devem ser atualizadas e refeitas periodicamente conforme o projeto é executado. d) Previsões devem ser emitidas dependendo das necessidades do patrocinador. . 4

7. “Representa o retorno que determinado investimento oferece 7. “Representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados.” Essa definição refere-se à: a) Valor Presente Liquido. b) Depreciação. c) ROI. d) Nenhuma das anteriores. 8. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto ao Gerenciamento de Custos do Projeto: ( V) Seu objetivo é criar um orçamento realista e exequível, além de controlar a sua execução de modo a garantir que o projeto seja realizado dentro do orçamento planejado e aprovado. ( V ) A capacidade de influenciar o custo é maior nos estágios inicias do projeto e esse e o motivo pelo qual a definição do escopo logo no início é essencial. ( V ) Trata principalmente do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma. ( F ) Seu objetivo não é criar um orçamento realista e exequível.

a) Quais são esses processos? 9. Em uma reunião do Comitê do projeto o assunto sobre Gerenciamento de Custos foi o tema mais relevante. João, gerente do projeto, explicou aos participantes sobre os Processos do Gerenciamento de Custos do Projeto. a) Quais são esses processos? b) Descreva resumidamente sobre cada um deles. c) Sobre este mesmo assunto, descreva à respeito de custos diretos, custos indiretos, custos variáveis e custos fixos. Resp. A e B)  Estimativa de Custos: desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos necessários para terminar as atividades do projeto.  Orçamentação: agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base de custos.  Controle de Custos: controle dos fatores que criam as variações de custos e controle das mudanças no orçamento do projeto. C) - Custos Diretos: São aqueles atribuídos diretamente do projeto. - Custos Indiretos: São aqueles custos rateados pela organização para o projeto. - Custos Fixos: São aqueles que não variam conforme a produção, utilização ou quantidade de esforço. - Custos Variáveis: São aqueles proporcionais à sua utilização.

10. Ao calcular o ROI de um projeto, o Depto 10. Ao calcular o ROI de um projeto, o Depto. Financeiro de uma empresa chegou ao resultado de 70%. Descreva com suas próprias palavras o que isso significa. Resp. Significa que para cada real investido no projeto haverá um retorno (LUCRO) de R$ 0,70 para a empresa. 11. Um equipamento foi adquirido pela empresa por $ 550.000. Calcular a depreciação anual sabendo-se que terá uma vida útil de 6 anos e o valor residual da máquina será de $ 25.000. P = $ 550.000,00 VR = $ 25.000 N = 6 D = (550.000,00 – 25.000) / 6 = 87.500 Calculando a depreciação anual: Ano valor contábil = $ 550.000 Ano 1 valor contábil = $ 550.000 – $ 87.500 = $ 462.500 Ano 2 valor contábil = $ 462.500 – $ 87.500 = $ 375.000 Ano 3 valor contábil = $ 375.000 – $ 87.500 = $ 287.500 Ano 4 valor contábil = $ 287.500 – $ 87.500 = $ 200.000 Ano 5 valor contábil = $ 200.000 – $ 87.500 = $ 112.500 Ano 6 valor contábil = $ 112.500 – $ 87.500 = $ 25.000

12. O Depto. Contabilidade está calculando o valor contábil no 6º ano de um equipamento que foi adquirido por $ 80.000, possui 9 anos de vida útil e valor residual nulo. a) Qual o valor? b) O que isso significa? Resp. A) P = $ 80.000,00 VR = $ 0 N = 9 D = (80.000,00 – 0) / 9 = 8.888,88 Calculando a depreciação anual: Ano valor contábil = $ 80.000 Ano 1 valor contábil = $ 80.000 – $ 8.888,88 = $ 71.111,12 Ano 2 valor contábil = $ 71111,12 – $ 8.888,88 = $ 62.222,24 Ano 3 valor contábil = $ 62.222,24 – $ 8.888,88 = $ 53.333,36 Ano 4 valor contábil = $ 53.333,36 – $ 8.888,88 = $ 44.444,48 Ano 5 valor contábil = $ 44.444,48 – $ 8.888,88 = $ 35.555,60 Ano 6 valor contábil = $ 35.555,60 – $ 8.888,88 = $ 26.666,72 B) O equipamento adquirido por $ 80.000, após 6 anos ele terá o valor contábil de $ 26.666,72

13. Suponha que o lucro da empresa tenha sido de $ 70 13. Suponha que o lucro da empresa tenha sido de $ 70.000 e o investimento exigido para o projeto foi de $ 40.000. Calcule o ROI Resp. ROI = Lucro líquido ÷ Investimentos Lucro Liquido = $ 70.000,00 Investimento = $ 40.000,00 ROI = 70.000 / 40.000 = 1,75 => 175% 14. Uma empresa espera obter como benefícios de um projeto um valor da ordem de R$ 250.000,00. O valor investido neste projeto foi de R$ 180.000,00. Calcular o ROI. Lucro Líquido = Receita – Custo (investimento) Benefício (Receita) = $ 250.000,00 Investimento = $ 180.000,00 Lucro Liquido = 250.000 – 180.000 = 70.000 ROI = 70.000 / 180.000 = 0,38 => 38%

a) Quanto esta empresa espera em termos de lucro? 15. Uma empresa espera obter um ROI de 30% em um projeto cujo valor de investimento será de R$ 60.000,00. a) Quanto esta empresa espera em termos de lucro? b) Quanto esta empresa espera em termos de “benefícios”? Resp. Lucro Líquido = Receita – Custo (investimento) ROI = Lucro líquido ÷ Investimentos ROI = 30% = 0,3 Investimento = $ 60.000,00 A) 0,3 = Lucro Liquido / 60.000 => $ 18.000,00 B) 18.000 = Receita – 60.000 => $ 78.000,00

16. Se Valor Agregado (VA) = $ 350, Custo Real (CR) = $ 400, Valor Planejado (VP) = $ 350. Qual é a Variação de Custo (VC) e o que isso significa? Resp. VC = VA-CR VC = 350 – 400 => - $ 50 NEGATIVA: Está acima do orçamento POSITIVA: Está abaixo do orçamento 17. VP = $ 4.000 VA = $ 1.000 CR = $ 2.000 Qual o IDC para este projeto e o que ele nos diz sobre a performance do custo até o momento? IDC = VA/CR IDC = 1000 / 2000 = 0,5 IDC > 1: Indica que o projeto está gastando menos do que o planejado.