ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei 11.788/2008).

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Transcrição da apresentação:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).

“ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante”, proporcionando aprendizagem social, profissional e cultural, através da sua participação em atividades de trabalho, vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional. Reconhecido como “um vínculo educativo- profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do educando”, o estágio se fundamenta em um “compromisso formalizado entre o estagiário, a instituição de ensino e a empresa com base em um plano de atividade que materializa a extensão ao ambiente de trabalho do projeto pedagógico desenvolvido nas disciplinas do currículo escolar.”

 matrícula e freqüência regular do educando público-alvo da lei  celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; e  compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso (art. 3º, incisos I, II e III da Lei nº /2008).

 ONDE BUSCAR AS BASES TEÓRICAS QUE ORIENTAM E ESTRUTURAM O ESTÁGIO?

 documento que estabelece as diretrizes de funcionamento de um curso contendo orientações sobre as disciplinas e seus conteúdos, carga horária, possibilidade de estágios etc.  O Estágio deve corresponder aos fundamentos do processo formativo.

As teorias devem oferecer instrumentos e esquemas para análise e investigação que possibilitem avaliar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos. A prática permite colocar em questionamento a teoria, já que estas são explicações sempre provisórias da realidade.

 O estágio não é a parte prática do curso ou da formação do estudante;  Ele é um dos momentos da formação que permite a interação com a realidade onde o profissional irá atuar;  A interação oferece elementos para a reflexão à respeito do universo do trabalho.

 “o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade”.  PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004

 O estágio é parte do processo de formação do aluno, estabelecendo a interlocução entre a formação escolar e o mundo do trabalho.

 O estágio deve ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e pelo supervisor da parte concedente

O conjunto de experiências que vive o estudante durante o estágio deve proporcionar:  resignificação dos saberes adquiridos no conjunto de disciplinas que constituiu a trajetória formativa;  avaliação do projeto pedagógico;  avaliação do mundo do trabalho;  avaliação da dinâmica da ocupação.

 O que é o saber técnico?  O que é o fazer técnico?  O que é a formação técnica?

A concepção e estruturação do estagio deve levar em conta:  O perfil formativo delineado;  As características e dinâmica da profissão;  As diferentes possibilidades de ocupação;  O universo do trabalho;  As condições da escola de supervisionar.

 Limitadores:  A escola  O lugar do trabalho  As características da ocupação  As condições do formando

 Como estruturar o estágio?  Que parâmetros utilizar para definir o tempo necessário de experiência no(s) local (ais) de trabalho?  Como definir as experiências mais significativas para o processo formativo?