DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

OS DESEQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Escola e Família: quais são suas competências?
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
DIFICULDADES E FACILITADORES
Ajude – me!!.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Docente: Edson Alencar Silva
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
ELEMENTOS DO PROJETO – EST I 1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
Indisciplina e métodos dialógicos Geisiélli Ap. Carvalho Marin Selma R. de Carvalho Marin Jacarézinho-Pr.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Matriz de avaliação processual
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
Transcrição da apresentação:

DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA DEUSILENE ROSA DOS SANTOS TELES TELESSALA - IPATINGA - MINAS GERAIS

A INDISCIPLINA ESCOLAR AFETA O APRENDIZADO TEMA: A INDISCIPLINA ESCOLAR AFETA O APRENDIZADO

JUSTIFICATIVA O TEMA FOI ESCOLHIDO DEVIDO A VÁRIOS PROBLEMAS DECORRENTES DA INDISCIPLINA TAIS COMO: FALTA DE LIMITES E RESPEITO PARA COM OS PROFESSORES E COLEGAS, FALTA DE COMPROMETIMENTO E DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES ESCOLARES.

OBJETIVO DA PESQUISA O OBJETIVO DA PESQUISA É VERIFICAR, ANALISAR E IDENTIFICAR OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INDISCIPLINA ENTRE OS ALUNOS E COMPARAR AS SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA NA ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR.

FUNDAMENTAÇÃO Ao refletir a questão da indisciplina escolar, busca-se conhecer e entender quais os motivos que levam os alunos a serem indisciplinados. A partir deste ponto, o professor deve juntamente com a escola e a família encontrar meios de eliminar o problema, pois, o mesmo é prejudicial ao desenvolvimento social e cognitivo do aluno.

AUTORES: ◘ La Taille (2001) defende que o desrespeito às normas pode ser sinal de autonomia significando resistência às imposições e ao autoritarismo. ◘ A classe é o lugar onde se tece uma complicada rede de relações. Aquino (1996, p.68)

◘ Içami Tiba (1996, p.11) acredita que os grandes responsáveis pela educação dos jovens são a escola e família, mas eles não estão sabendo cumprir o seu papel. ◘ Afirma Vasconcelos (1995) que não se deve analisar a indisciplina partindo da concepção já formada pelos conceituados líderes da nossa língua, mas do meio que cada educador está inserido.

◘ Para Celso Antunes (2003,p.55) é necessário criar regras disciplinares lúcidas e coerentes, estabelecidas democraticamente entre os diretores, professores e alunos. ◘ Segundo Tânia Zagury (2002,p.127) “dar limites é ensinar que cada direito corresponde a um dever”.

METODOLOGIA A pesquisa se dividiu em três etapas: A primeira abordará a visão de alguns autores sobre a indisciplina escolar. A segunda etapa destacará os principais focos da indisciplina. E por fim o estudo apresentará os fatores que que prejudicam e causam a falta de interesse pelas aulas.

CONCLUSÃO: ◘ Percebemos com este estudo que o tema “indisciplina escolar” apesar de ser debatido por vários autores continua ainda presente na realidade da maioria das escolas e se não for solucionado a tempo poderá destruir toda a estrutura escolar.

◘ É papel do professor, descobrir novas maneiras de inovar as aulas, trabalhando os conteúdos vinculados ao cotidiano. ◘ Cabe as escolas criarem espaços e sistemas para incluírem os pais no processo educativo e aos pais se dedicarem mais à vida escolar dos filhos, motivando-os a serem mais responsáveis com os estudos.

◘ Não se pode ignorar que os tempos mudaram e os alunos também ◘ Não se pode ignorar que os tempos mudaram e os alunos também. Portanto, para se conter a indisciplina é preciso mudar a maneira como as regras são trabalhadas pelas escolas e em casa, com a família.