Juventudes, laicidade e cidadania

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Das violações e violências ao corpo da criança
Advertisements

Campanha em Defesa da Vida
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
A Educação Sexual e os seus Contextos
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
TODAS AS FORMAS DE AMOR VALE A PENA, QUALQUER FORMA DE AMOR VALERÁ
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Daniela Leandro Rezende
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
World Education Research Association (WERA)
“La discriminación por etnia o raza”
O NEPSO completa cinco anos no Pólo RS!
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA DO HIV – A ARTE DE COMUNICAR MÁS NOTÍCIAS
17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
Planejamento Familiar
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
“Os Incríveis”.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Luzes e Sombras da Família hoje:
RESISTÊNCIAS LOCAIS: LAICIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Sexualidade, Orientação e Saúde
ESCOLA E DIVERSIDADE: CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Entrevista.
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
3ª Conferência Nacional de Juventude
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
O Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB (Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais) foi lançado no ano de 2004 através de uma.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
VALE SONHAR.
Raça e Saúde Reprodutiva: Mulheres em contexto da gravidez, métodos contraceptivos e aborto Dados preliminares Emanuelle Freitas Goes Novembro, 2015 UNIVERSIDADE.
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
Legislações em Saúde Sexual e Reprodutiva Consultora: Regina Figueiredo
A PRESENTAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS LIGADOS À DEFESA DAS PROSTITUTAS ( ) GMEL – GRUPO FEMINISTA MULHER, ÉTICA E LIBERTAÇÃO Cena de violência sexual.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Juventudes, laicidade e cidadania culturas locais, desafios em direitos sexuais e direitos reprodutivos e democracia Chindalena Ferreira Barbosa Associação Frida Kahlo Articulação Política de Juventudes Negras Articulação Brasileira de Jovens Feministas

Jovens Feministas Presentes! Constituição de Grupo de Jovens da UMSP – 1995. Treinamento Agentes Multiplicadoras em Defesa da Saúde I – 1997 – UMSP. Ceert – área da saúde Seminário Campanha Nacional Jovens pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos – 2006 Jovens Feministas de São Paulo, Rede Jovens Brasil – DSDR, Canto Jovem e Ecos. Pílula de emergência: informação e consciência

Seminário Campanha Nacional Jovens pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos Direitos sexuais: é exercer a sexualidade com autonomia e liberdade, independentemente da orientação sexual, classe social, raça/etnia e faixa etária. Também é ter acesso à informação de qualidade, a métodos contraceptivos para o exercício da sexualidade saudável e plena, livre de preconceitos e discriminações.

Seminário Campanha Nacional Jovens pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos Direitos reprodutivos: é poder decidir sua vida reprodutiva com autonomia e com liberdade de escolha. Decidir o número de filhos que se deseja ou não ter, quanto, como e com quem.

Direitos sexuais, direitos reprodutivos e pílula de emergência Cartilha - Pílula de emergência: informação e consciência Para assegurar que você e todos/as tenham uma vida sexual feliz, os seguintes direitos devem ser defendidos: Ao prazer sexual; a educação sexual; a liberdade; à igualdade; a autonomia; a privacidade; a saúde sexual; a expressão sexual; às escolhas reprodutivas livres e responsáveis.

Co-responsabilidade Além de trocar prazer, fluídos e carinhos, na relação sexual os parceiros e as parceiras também compartilham responsabilidades Reconhecer que o parceiro e a parceira é uma pessoa como você, que tem poder de decidir sobre a sua vida e o seu corpo de maneira que bem entender. Saber que a escolha pelo uso ou não uso do preservativo durante o ato sexual é uma responsabilidade das duas pessoas. Caso o seu ou a sua parceira não conheça as conseqüências que uma relação desprotegida pode trazer, é sua responsabilidade informar e discutir a respeito.

Festa Protesto Somos Todas Pecadoras

São Paulo vai parar dia 11 de Maio São Paulo vai parar dia 11 de Maio... Não pela beatificação de Frei Galvão Não pela visita do Papa! E sim para Celebrar o Direito Divino de Pecar!!! VEM AI A FESTA: SOMOS TODAS PECADORAS! Só o PAPA não foi convidado! Dia 11 de maio, a partir das 23h no Teatro Next Rua Rego Freitas, 454. Perto do Metro República Convite antecipado: 5 reais Mais informações: somostodaspecadoras@gmail.com Lave sua alma com as Jovens Feministas! E Comemore um ano da Associação Frida Kahlo http://jovensfeministasdesp.blogspot.com/

Somos Todas Pecadoras II Somos Todas Pecadoras II Vai ser dia 08 de junho, no final de semana da parada, e o slogan que pensamos dessa vez é Libere a sua Fantasia e Viva a Diversidade SEXUAL! ?!

Somos Todas Pecadoras III Quem disse que acabou. Quem pecou duas vezes quer continua r.... Não viaje no feriado, nem vá para Aparecida! Venha comemorar conosco o seu feriado com doces e fantasias!

Negras Jovens Feministas Roteiro do Fanzine: DENUNCIAR E IDENTIFICAR A CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO COMO PRÁTICA RACISTA QUE PROVOCA O GENOCÍDIO DAS MULHERES NEGRAS JOVENS. A criminalização do aborto e o silêncio do Estado são formas de extermínio das jovens negras e indígenas. LEGALIZAÇÃO DO ABORTO! NEGRAS JOVENS FEMINISTAS PRESENTES NA IICNPM Negras Jovens Feministas

Articulação Política de Juventudes Negras BANDEIRA 1 -Transversalizar a temática racial e de gênero nos programas do governo BANDEIRA 6 - Reconhecer a descriminalização do aborto como um direito de cidadania, visto que são nossas mulheres negras é que estão morrendo com a ilegalidade do aborto. BANDEIRA 7 - Reconhecer o direito de livre exercício sexual de travestis, transexuais e transgêneros, as ações contra todas as formas de discriminação de gênero, e com o combate a violência, maus­tratos, assédio e exploração de mulheres e jovens. BANDEIRA 10 - Combate a exploração e prostituição infantil e adolescência. BANDEIRA 11 - Reconhecimento da prostituição enquanto profissão para maiores de 18 anos, que realizam livremente sua escolha. Articulação Política de Juventudes Negras

Yowli Brasil: diálogo entre brasileiras e africanas