Validação de Sistemas Informáticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Europeia para a Avaliação de Línguas
Advertisements

O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Projeto Qualified Curriculum
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Rational Unified Process
Engenharia de Software
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Planificação do Projecto de SW
Garantia de Qualidade do software
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento da Integração
Auditoria de Segurança da Informação
Implementação de Sistemas
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Proposta de Critérios Ecotoxicológicos
Balanceamento de Linhas
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Validação versus Verificação
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Segurança da Informação
Salas de Matemática.
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Auditoria e Segurança da Informação
Maeil XRTnav KIT Interface NAV-XRT. 2 2 Presentación Kit de XRTnav 2009 Índice 1.Introdução 2.Descrição do Kit »Extracção das Previsões de Origem »Extracção.
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Prof. Alexandre Vasconcelos
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Qualidade de Software Eduardo Nicácio Guilherme Milreu Igor Furlan Jonas Frei Renata Policarpo Wesley Villar.
Técnicas e Projeto de Sistemas
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Por que estudar sistemas de informação?
1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
TELSTAR NO MUNDO Spain USA Portugal France Mexico Belgium Brazil
Controlo de Qualidade Alimentar
Teste de Software Conceitos iniciais.
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Professora: Fabrícia F. de Souza
USA Spain Argentina Brazil UK Holland Italy China France Belgium Mexico India Sweden IrelandEstoniaPortugal TELSTAR NO MUNDO.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
GUTS-RS TESTES EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO ERP.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Validação de Sistemas Informáticos Escola Superior de Tecnologia de Setúbal 2005.05.19 Ana Linhas

Agenda Apresentação da Hovione Porquê Validar? Responsabilidades da Área de Validação Especificação versus Qualificação Tarefas da Validação Informática Como Preparar um Protocolo de Testes? Validação e Qualidade

A Hovione A Hovione é uma empresa portuguesa especializada na área da ciência da saúde Investiga e fabrica produtos farmacêuticos de base de última geração, ou seja as substâncias activas que constituem os medicamentos Emprega 600 profissionais, de dez nacionalidades diferentes e com idade média de 34 anos Exporta 100% da sua produção para os Estados Unidos, Japão e União Europeia Compromisso assumido com as questões ambientais subscreve o Responsible Care Program utiliza tecnologias GreenCycle™

Percurso da Hovione 1959 – Fundação da Hovione em Portugal 1969 – Inauguração da primeira fábrica em Loures 1979 – Abertura de um escritório em Hong Kong 1982 – Primeira inspecção do FDA em Loures 1986 – Abertura de fábrica em Macau 1991 – Fábrica de matérias-primas recicladas (F2) 1992 – Prémio Europeu para Melhor Ambiente na Indústria 1994 – Inicia a produção de APIs injectáveis 1997 – Nova unidade de produção automatizada em Loures 2001 – Nova unidade de produção automatizada em Macau 2002 – Inauguração do TTC em New Jersey

Estrutura do negócio Produtos Genéricos com processos desenvolvidos pela Hovione Corticosteróides Anti-inflamatórios e anti-alérgicos Antibióticos Anti-infecciosos Agentes de Contraste Diagnóstico por raio-X Sub-contratação Desenvolvimento de processo e produção de príncipios activos em exclusivo para terceiros – novas terapias (cancro, sida, alzheimer, parkinson, etc)

100% das vendas para industria pharma Vendemos $71m em 2001 Queremos Vender $140m em 2008 55% of sales 25% of sales 12% of sales

Porquê Validar? Requisitos em termos das normas e guidelines da Qualidade, aplicáves à indústria de APIs: 21 CFR Part 11 - FDA; GAMP; ICH Q7A; CEFIC e outras. Obter evidências documentadas sobre o correcto funcionamento do sistema. Garantir a máxima fiabilidade nos dados e operações do sistema informático.

Responsabilidades da Área de Validação Validar novas aplicações e sistemas informáticos, bem como quaisquer alterações aos sistemas existentes que tenham impacto nas GMPs – Good Manufacturing Practices. Preparar toda a documentação associada ao processo de validação. Definir procedimentos de qualidade para o departamento de informática, nomeadamente: Backups e restores; Controlo de acessos às aplicações; Controlo de alterações; Políticas de segurança informática; E outros.

Especificação versus Qualificação A validação de sistemas informáticos deve demonstrar que o sistema responde a requisitos pré-definidos.

Tarefas da Validação Informática Definição dos Requisitos do Utilizador Plano de validação / Assessment VP Especificações funcionais e de desenho Protocolo de Instalação / Relatório de Instalação IQ Protocolo de Qualificação Operacional / Protocolo de Testes Traceability Matrix TM Plano de Formação Relatório de Go-Live GLR Qualificação de Performance Relatório Final de Validação FVR

Como preparar um protocolo de testes? Requisitos: Conhecer os User Requirements Conhecer o Sistema Informático sujeito a validação Diferentes Tipos de Teste (conforme as diferentes fases do ciclo de vida do sistema): Testes unitários; Testes de integração; Testes de instalação; Testes de aceitação do utilizador.

Protocolo de Qualificação Operacional (Protocolo de Testes) Tópicos a incluir: Âmbito Responsabilidades Cenários de teste ou Scripts de teste Critérios de aceitação. Exemplos: Protocolo de Testes; Script de Teste.

Validação e Qualidade O que é a Qualidade na informática? Desenvolver software sem bugs? Documentar tudo o que se faz durante o ciclo de vida de um sistema informático? Garantir que os “clientes internos” ficam satisfeitos com o nosso produto (aplicação/sistema informático)? Testar aplicações e sistemas? A Validação é um dos requisitos para garantir a Qualidade nos sistemas informáticos.

Validação e Qualidade Algumas referências: www.gamp.org www.21cfrpart11.com www.cefic.org www.labcompliance.com/computer www.ivthome.com www.ispe.org

Perguntas e Respostas

Obrigada. Para informação adicional, por favor contacte: Ana Cristina Linhas Tel: +351 21 982 9467 alinhas@hovione.com Hovione SA Sete Casas • 2674-506 Loures • Portugal www.hovione.com