Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)
Advertisements

QUÍMICA GERAL Aula 10 – Soluções: Exercícios;
NÚMERO DE OXIDAÇÃO Prof.: NILSONMAR.
HISTÓRIA DA QUÍMICA.
Leis Ponderais e o Modelo Atômico de Dalton
Química Aplicada /2012 Professor Valentim Nunes, Departamento de Engenharia Química e do Ambiente Gabinete: J207 (Campus do.
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
NOX OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
OXIRREDUÇÃO.
Representação de átomos e de moléculas
Actividade Experimental nº1
MAGIA SEM TRUQUES – BASTA SER QUÍMICO ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Nº5 Nesta actividade, fizemos a decomposição do cloreto de cobre(II) em cloro (gasoso) e.
Reactividade dos metais
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Reacções de Oxidação-Redução
de equações químicas de
Número de Oxidação – Nox Profº Mano
Observe a ligação química
REAÇÕES DE COMBUSTÃO São transformações químicas em que um dos reagentes, o comburente é o oxigênio.
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
Observe a ligação química
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Sumário: Correcção do TPC.
NÚMERO DE OXIDAÇÃO Definição 1: carga real ou relativa de um elemento em um composto. Exemplos: 1) Compostos iônicos: Na+Cl-  Nox (Na+) = +1 e Nox.
LIGAÇÕES QUÍMICAS A união entre átomos é chamada de ligação química, podendo ocorrer de três formas: Ligação iônica Ligação Covalente Ligação metálica.
Ana Cristina Menezes Ciências Físico- Químicas 18/4/06
Química Inorgânica Número de oxidação (Nox). Oxidação e Redução.
QUÍMICA Oxirredução.
Reacções de oxidação-redução
Inorgânica.
Química Tecnológica Materiais
Reacções em Solução Aquosa Unidade Departamental de Engenharias
Química Aplicada ao Ambiente
OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
REGRAS PARA DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE OXIDAÇÃO
Reacção de Oxidação-Redução FÍSICO-QUÍMICA ESLAESLA.
UNIDADE 7 – REAÇÕES QUÍMICAS
Professora Paula Silva
Substâncias iónicas.
Reacções de oxidação-redução
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Cálculo Estequiométrico.
Profa. Cláudia K. Barcellos Prof. Claudio G. de Paula.
REAÇÕES INORGÂNICAS.
REACÇÕES DOS METAIS.
ÓXIDOS.
ENEM Reações Químicas Prof. Júlio César QUÍMICA PROF. JÚLIO CÉSAR.
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
REAÇÕES INORGÂNICAS Prof. NILSONMAR.
As Reacções Químicas como Rearranjo de Átomos
Prof. : Rafaela B. C. Franken Química 2° Ano do Ensino Médio.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
Calculo Estequiométrico
Equilíbrio Oxidação-Redução
Número de Oxidação (NOX)
Equilíbrio de Oxidação Diana Carvalho nº99159 Disciplina: Física e química Docente: Ana Campos 1º ano de fotografia.
Professora Paula Melo Silva. Saudações jovens cientistas! Vamos continuar o nosso estudo sobre as reações químicas sistematizando alguns conhecimentos.
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
Substâncias e Misturas
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
Autores: Karoline dos Santos Tarnowski Cleomar Copatti 2015.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
REAÇÕES QUÍMICAS 1. CONCEITO: São fenômenos, transformações que modificam a composição química da substância.
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 01 C ONCEITO DE N ox “Nada do que é feito com amor é pequeno ou sem valor”
Chuva ácida Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes Um exemplo de Equilíbrio Químico – Equilíbrio Oxidação-Redução.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Reações de oxidação-redução
Transcrição da apresentação:

Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais

CaCO3(s) + H2SO4 (aq) → CaSO4(s)+CO2(g)+H2O(l) Chuvas ácidas Sobre os carbonatos Os ácidos reagem com os carbonatos, por reacção ácido - base, sendo um dos produtos dióxido de carbono. CaCO3(s) + H2SO4 (aq) → CaSO4(s)+CO2(g)+H2O(l) Pouco solúvel em água Depósitos sólidos nas fendas e poros da pedra “Lepra da pedra”

Fe(s) + H2SO4 (aq) → FeSO4(aq)+H2(g) Chuvas ácidas Sobre alguns metais Influenciam a velocidade de corrosão de estruturas metálicas Os ácidos reagem com alguns metais, por reacção oxidação - redução, provocando a sua corrosão. Fe(s) + H2SO4 (aq) → FeSO4(aq)+H2(g) M(s) + n H+(aq) → Mn+(aq)+n/2 H2(g) Ferro Bronze Pinturas e vernizes Equação geral Cobre Aço galvanizado

? O que são Reacções de Oxidação - redução? Nas Reacções oxidação – redução… há transferência de electrões entre a espécie redutora e a espécie oxidante. ?

Evolução dos conceitos de Oxidação e Redução Georg Ernst Stahl (1660-1734) Médico e químico alemão, conhecido como chefe da doutrina flogística. Estabeleceu uma relação para a queima dos metais: Metal  calcinado + flogisto e para a situação inversa: calcinado + flogisto Metal Mais tarde, outros cientistas provaram que a teoria do flogisto estava incorrecta mas reconheceram que foi o início para a descoberta do mistério da combustão.

Antoine Lavoisier (1743-1794) Realizou as primeiras experiências bem interpretadas de oxidação de metais. Em 1772, queimando metais (e não-metais) com ar, notou que esse processo era acompanhado de um aumento de peso, tendo sugeriu o nome de oxigénio (“gerador de ácido”) para a substância que era absorvida pelo ar aquando de uma combustão.

Desde que a teoria de Lavoisier foi aceite, os químicos começaram a escrever qualquer reacção entre o oxigénio e um elemento ou um composto como uma oxidação. Exemplo: a reacção entre o magnésio metálico e o dioxigénio para formar o óxido de magnésio envolve a oxidação do magnésio. 2 Mg (s) + O2 (g)  2 MgO (s) Oxidação O termo “redução” vem do latim que significa “voltar atrás”. Depois da descoberta dos electrões, os químicos chegaram à conclusão de que as reacções de oxidação-redução envolvem a transferência de electrões de um átomo para o outro.

Conceitos de Oxidação e Redução Algumas reacções químicas acontecem com a alteração do valor da carga das espécies químicas. São as reacções de oxidação - redução onde: Oxidação é o processo que envolve perda de electrões. Redução é o processo que envolve ganho de electrões.

Conceitos de Oxidação e Redução CORROSÃO DO FERRO

Conceitos de Oxidação e Redução CORROSÃO DO FERRO Peça metálica oxidada 2Fe(s) + H2O (l)+ O2(g)→ 2Fe(HO)2(s) 2Fe(HO)2(s) + H2O (l)+ O2(g)→ 2Fe(HO)3(s) Chuva ácida Fe(s) + 2H+ (aq)→ Fe2+(aq)+H2(g)

Formação da ferrugem 2 Fe (OH)2 H2O , O2 4 OH- 2 Fe2+ Ferrugem Fe2O3 . xH2O 2 Fe 4 e- + 2 H2O , O2 A oxidação do Fe forma um buraco e liberta electrões que atravessam o metal.

n. o. Relaciona-se com a carga das espécies químicas. Número de Oxidação n. o. Relaciona-se com a carga das espécies químicas. Esta carga pode ser real, caso das espécies monoatómicas, ou pode ser atribuídas com determinadas REGRAS: O n.o. das substâncias elementares é zero; O n.o. do ião monoatómico é igual á carga do ião; A soma dos números de oxidação dos átomos de uma molécula é igual a zero; A soma dos números de oxidação de um ião poliatómico é igual à carga do ião; O n.o. do hidrogénio é +1 quando combinado com um elemento mais electronegativo; O n.o. do hidrogénio é -1 quando combinado com um elemento menos electronegativo; O n.o. do hidrogénio é +1 quando combinado com um elemento mais electronegativo; O n.o. do oxigénio é -2; O n.o. do oxigénio é -1 nos peróxidos; O n.o. do oxigénio é -(1/2) nos superóxidos; O n.o. do oxigénio é +1 ou +2 quando combinado com o flúor.

Conceitos de Oxidação e Redução Produção Industrial Fe - hematite diminuição da carga ( redução) +3 -2 0 0 +4 -2 2Fe2 O3 (s) + 3C (g)→ 4Fe(s) + 3CO2 (g) Aumento da carga (oxidação) http://web.educom.pt/fq/reaccoes/redox.htm http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2005/isel/Metais_%20Reactividade.pdf

Conceitos de Semi-reacções de oxidação-redução Fe(s) + 2H+ (aq)→ Fe2+(aq)+H2(g) Chuva ácida OXIDAÇÃO: Fe (s)→ Fe2+(aq)+ 2 electrões REDUÇÃO:2H+ (aq) + 2 electrões → H2(g) O metal Fe foi oxidado O ião H+ foi reduzido

Uma espécie química oxida-se quando aumenta o seu nº oxidação. Conclusão Uma espécie química oxida-se quando aumenta o seu nº oxidação. A espécie foi oxidada cedeu electrões ( sofreu Oxidação) Uma espécie química reduz-se quando diminui o seu nº oxidação. A espécie foi reduzida recebeu electrões ( sofreu Redução)

Espécie Redutora e Espécie Oxidante A espécie química que se oxida chama-se espécie redutora. Ao oxidar-se permite que outra se reduza. A espécie química que se reduz chama-se espécie oxidante.

Reacções entre ácidos e metais Reacção entre o ácido clorídrico e o zinco: Zn (s) + 2 HCl (aq)  ZnCl2 (aq) + H2 (g) OXIDAÇÃO REDUÇÃO +1 -1 +2 -1 Redutor Oxidante

Reacção entre o ácido clorídrico e o magnésio: Mg (s) + 2 HCl (aq)  MgCl2 (aq) + H2 (g) OXIDAÇÃO REDUÇÃO +1 -1 +2 -1 Redutor Oxidante