Escola em Casa- Conversas em Casa Inspiradas na Escola Ano letivo 2012-13.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Conversas em Casa Inspiradas na Escola.
ADOÇÃO INTUITU PERSONAE E A LEI /09
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
Qualidade de Vida no Trabalho
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Conversas em Casa Inspiradas na Escola. Em resultado da aplicação de três guiões inerentes ao Projecto Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na.
RESPONSABILIDADE NO DIA A DIA
A ESCOLA QUE A GENTE QUER È A ESCOLA QUE A GENTE FAZ
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Monitoria 2013 Informações Gerais.
Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, Ms.C
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Jogos Trabalho de T.E.C..
“O ENSINO DA GEOMETRIA NO 1º CICLO”
DIVERSIDADE E VALORES:
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Os Estudantes e a Leitura
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Jardim-de-Infância de Quarteira nº3
Declaração dos Direitos da Criança
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
Questionário Diagnóstico
Índice:  1º Diapositivo- Apresentação;  2º Diapositivo-Índice;  3º a 4º Diapositivo-Ideias de como tornar Valongo melhor e mais habitável;  5º a 6º.
Jardim-de-Infância da Abelheira
Todo dia é dia de educação!
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Como renovar minha matrícula na UFU?
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia):
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Vivência de Orientação com Surdos
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Escola EB 1/JI da Abelheira
Portifólio PIBID – Educação Física
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Área de Incidência: ESTRUTURAS INTERMÉDIAS DEPARTAMENTOS
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 4
Agrupamento Escolas D. Dinis BOAS PRÁTICAS 2010/2014.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
“Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
CICLOTURISMO DIA DA ESCOLA DIA DA CRIANÇA. HISTORIAL CICLOTURISMO.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Os gatos da família Oliveira.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 213 fevereiro 2014.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Atividades do Clube Europeu 2014/2015
Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 2014 fevereiro 2015.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago Setúbal (Bela Vista) -TEIP- Seminário “A avaliação do aprender e do ensinar " 20/02/ UCP.
Transcrição da apresentação:

Escola em Casa- Conversas em Casa Inspiradas na Escola Ano letivo

Em resultado da aplicação de três guiões inerentes ao projeto Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na Escola, no ano letivo de , foi realizada uma análise estatística de uma amostra de dez guiões devolvidos por turma em cada aplicação. A partir desta análise é possível avaliar de uma forma mais exata a concretização do projeto, nomeadamente a forma como foram realizadas as atividades propostas em cada guião e o grau de satisfação dos intervenientes (alunos e respetivas famílias). A continuidade do projeto no Agrupamento e a forma como este pode ser conduzido no futuro, dependem de uma reflexão fundamentada, em que todos têm um papel essencial. Alguns dados: Número de guiões: 3 - À Volta dos Feriados, À Volta de Hábitos de Vida Saudável, À Volta da Escola de Ontem e de Hoje Número de alunos intervenientes: 234 (totalidade dos alunos do 4º, 5º e 6º anos) Nº de guiões analisados: 10 guiões por turma de cada aplicação ( Guiões devolvidos e identificados) – Total de 107 ( 1º guião); 106 (2º guião); 108 (3º guião) Anónimos: 4 (1º guião); 2 (2º guião); 2 (3º guião)

Turmas 4º A4º B4º C5º A5º B5º C5ºD6º A6º B6º C6º D Total Nº alunos º guião º guião º guião

Atividades realizadas:

Registo do grau de parentesco do familiar com quem efetuaram as atividades :

Algumas atividades realizadas:

Autoavaliação do aluno e familiar:

Autoavaliação do aluno e familiar

A autoavaliação feita pela criança e pelos familiares revela que as atividades dos guiões de conversas são interessantes mas algo difíceis. A maioria diz que as atividades proporcionaram a partilha de saberes em casa entre pais e os seus educandos. No que diz respeito aos comentários/sugestões, a grande parte não faz comentários nem indica sugestões. Existem alguns comentários relacionados com o elevado grau de interesse dos assuntos tratados e a troca de saberes intergeracional. As críticas prendem-se com, sobretudo, a dificuldade em conjugar outras tarefas escolares com a realização das atividades propostas no guião e a impossibilidade de as concretizar no tempo requerido: uma semana.

Conversas em Casa Inspiradas na Escola junho 2013 Cristina Sofia Alves Ana Isabel Ribeiro