PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES CONSENSO CONFORMIDADE
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Consentimento Livre e Esclarecido
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
NOÇÕES PRELIMINARES.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Boas Práticas Clínicas Documento das Américas Introdução
Tipos.
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Manuais Conceitos: “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem.
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
GLOSAS É Possível Evitá-las..
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Código de Ética dos TILS
AULA 01 Prof. Ailton Azevedo M. da Nóbrega Disciplina: AUDITORIA
Controle da Qualidade em Microbiologia (parte I)
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
PRÉ-AUDITORIA 1) Planejamento da auditoria Definição do objetivo,
Ética e Contabilidade.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
Notas de aula Prof. Vicente Prado
Orientações sobre o Estágio II
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
Certificação e Auditoria
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Teste de atenção concentrada
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Comitê de Ética em Pesquisa
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Aspectos Científicos da Medicina Veterinária
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
Práticas e princípios éticos Ênfase nas pessoas. Como tudo começou Em Nuremberg 1939–1945 Experimentos médicos em prisioneiros de campos de concentração,
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Teste Não Verbal de Inteligência
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II
Departamento de ciências exatas e experimentais Disciplina de Física Francisco Máximo Carvalho Materiais de apoio à Disciplina de.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Ética e Deontologia Princípios Éticos da Psicologia O Processo de Av. Psicológica e a Ética Pesquisa com Seres Humanos Responsabilidades Éticas dos Autores e Editores de Testes

I. ÉTICA E DEONTOLOGIA Ética: valores morais, ideais de conduta Deontologia: deveres e princípios morais ÉTICA = DEONTOLOGIA Conselhos de Psicologia

II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA Competência Integridade Responsabilidade científica e profissional Respeito à dignidade das pessoas Preocupação com o bem estar alheio Responsabilidade social

II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA 1. Competência: procurar o + alto padrão; reconhecer limites; buscar atualizar; não usar teste ultrapassados. 2. Interidade: ser honesto e respeitoso; evitar q. valores pessoais interfiram.

II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA 4. Respeito à dignidade do S: direito de privacidade e autonomia do S; avaliar de acordo c/ características do S; devolução de testes válidos/precisos/padronizados. 3. Respons. cient e profissional: saber selecionar, aplicar, interpretar, fazer laudos e devoluções.

Continuação do item 4. Principais faltas éticas q Continuação do item 4. Principais faltas éticas q. afetam a dignidade dos S: xerocar material; usar t inadequados (p/ laudos ou desatualizados); desconsiderar os erros da medida; usar folhas de R impróprias; não explicar pontuações ao solicitante; permitir pessoas não qualificadas aplicar t; desprezar as condições q. afetam a val dos t; não arquivar o material; Interpretar além dos limites dos t utilizados.

II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA 5. Preocupação c/ o bem estar: ser sensível à relação de poder. 6. Responsab. social: divulgar o conhecimento psi; atulizar e construir novos instrumentos.

III. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A ÉTICA Seleção do teste Aplicação do teste Correção/interpretação Elaboração de laudos e devolução

III. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A ÉTICA 1. Seleção: definir os instrumentos; Características psicométricas; características do S; Manuais completos solicitar ajuda se necessário. 2. Aplicação: informar objetivos e instrumentos; consentimento; ambiente físico; material e rapport; cpt. do S e não ausentar; seguir manual; não desviar atenção; responsabilidade pela aplicação.

OBSERVAÇÃO VETADO AO PSICÓLOGO Xerocar ou reproduzir material Avaliar a distância Gravar sem consentimento Substituir o psicólogo por material informatizado

III. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A ÉTICA 4. Laudo/Devolução: evitar ser influenciado; documento claro, dinâmico e circunstancial; linguagem adequada ao destinatário; não informar se C ou E; devolver os resultados ao S; preservar a identidade do S; fazer relatório sempre; rubricar laudas/local/ data/assinaltura e CRP. 3.Correção/Interp: tabelas e critérios apropriados; Avaliar qti, qli ; dinâmica, circunstancial e específica; não substituir o psicólogo pelo comutador; Arquivar material

IV. PESQUISA COM SERES HUMANOS 1. Planejamento: risco físico; risco psicológico; risco social; risco econômico; risco legais; devolução; acompanhamento psicológico. 2.Consentimento escrito: tema e objetivo; S, critérios e justificativa; procedimentos; acompanhamento; possíveis riscos; anonimato; registros/audiovisuais; ressarcimento; devolução; direito de recusa.

V. RESPONDABILIDADES ÉTICAS 1. Dos Autores: informar objetivos, características e limitações do instrumento; procedimento de desenvolvimento; evidências empíricas; amostra; normas; correção e interpretação. 2. Editores: investir em atualização; manuais c/ informações completas; qualidade gráfica; segurança p/ material informatizado; banco de dados.

INSTITUTO BRASILEIRO DE AV. PSICOLÓGICA - IBAP PARABENIZAR INSTITUTO BRASILEIRO DE AV. PSICOLÓGICA - IBAP