DIJ Planejamento administrativo e pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Plano Nacional de Formação
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
O ESDE COM QUALIDADE.
Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
1.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Planejamento estratégico
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Essa é minha escola.
Educação Ambiental - GPEEA
Evangelização Infanto Juvenil 2014
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
GRÊMIO ESTUDANTIL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Estatuto da Criança e do Adolescente
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
O Papel do Monitor.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Gerenciamento de Sala de Aula:
Rio Mulher.
TÉCNICAS DE ENSINO.
Relatório de atividades
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A formação integral do cristão
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
Evangelização Desafio de Urgência
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
Apresentação da Síntese do Trabalho
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
SOCIEDADE FEMININA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA......
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
MINISTÉRIO JOVEM.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
CENSO DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO – JUVENIL FEP
O futuro chegou!.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Revisita ao PPP.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico DARCY NEVES MOREIRA V Encontro Nacional de Diretores de DIJ/2007

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico “O coração infanto-juvenil é abençoado solo onde se deve albergar a sementeira de vida eterna nele ensementando os postulados libertadores do espiritismo” Vianna de Carvalho

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico É o processo de reflexão, de tomada de decisão É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada Toda atividade humana está marcada por um ato de planejamento

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico Organização e funcionamento das atividades A Diretoria indica a equipe de coordenação Diretor Dirigente Coordenador forma a equipe de trabalho responsáveis por atividades e evangelizadores

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico O FACILITADOR DO CONHECIMENTO ESPÍRITA RESPONSABILIDADES ATRIBUIÇÕES Ser membro da diretoria Administrar e acompanhar as atividades do DIJ Serem pessoas com experiência em evangelização Coordenar as atividades de infância, juventude e pais

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico O FACILITADOR DO CONHECIMENTO ESPÍRITA Reuniões de serviço Campanha de sensibilização na C.E Matrícula Registros de freqüência Os grupos de evangelizadores ou ciclos de evangelização ORGANIZAR

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico GRUPOS DE EVANGELIZANDOS/CICLOS DE EVANGELIZAÇÃO a classificação não é rígida; há que considerar as características atuais dos participantes do: 3o ciclo de infância (a antecipação da adolescência) as crianças com menos de 3 anos que chegam à C.E. e que requerem um atendimento diferenciado. ASPECTOS A CONSIDERAR:

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico GRUPOS DE EVANGELIZANDOS/CICLOS DE EVANGELIZAÇÃO maternal jardim 1o ciclo 2o ciclo 3o ciclo A Casa Espírita atende a crianças e jovens na faixa etária entre 3 e 21 anos. Esta forma de organização está de acordo com às características psicológicas dos evangelizandos. 3 e 4 anos 5 e 6 anos 7 e 8 anos 9 e 10 anos 11 e 12 anos 13 e 14 anos 15 a 17 anos 18 a 21 anos INFÂNCIA JUVENTUDE

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico PLANEJAMENTO DAS AULAS/ENCONTROS DE EVANGELIZAÇÃO 1- Conhecer Doutrina Espírita conteúdo primordial para a ação evangelizadora, de onde são extraídos os conteúdos mínimos a serem trabalhados de uma forma dinâmica e contextualizada. 2- Ter familiaridade com “O Currículo”/FEB CONDIÇÕES PARA A QUALIDADE DE ATENDIMENTO:

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico PLANEJAMENTO DAS AULAS/ENCONTROS DE EVANGELIZAÇÃO CONDIÇÕES PARA A QUALIDADE DE ATENDIMENTO: 3- Conhecer o grupo dos evangelizandos: característricas físicas situação sócio-econômica interesses grau de instrução comportamentos

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico ORIENTAÇÃO DIDÁTICA Adoção de um programa de ensino que pode ser obtido através de um planejamento cooperativo, com reuniões de estudo onde se utilize técnicas dinâmicas e desafiadoras.

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico A ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE TEM POR FINALIDADE: oferecer o estudo da Doutrina Espírita, oportunizando vivências - contextualizando os conteúdos conceder oportunidade de desempenhar tarefas na Casa Espírita, de acordo com as suas possibilidades:

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico colaboração nas aulas para os ciclos de infância prestação de serviços de secretaria, tesouraria, informática e nas atividades assistenciais colaboração nas reuniões públicas, com exposição doutrinária, momentos de arte, sensibilização para a evangelização de jovens, noticiário, participação nas atividades da biblioteca, periódicos, murais, instalação de sites, distribuição de mensagens

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico A ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE TEM POR FINALIDADE: proporcionar uma visão histórica do Movimento Espírita e de que são os continuadores desse movimento organizado favorecer o intercâmbio com outras juventudes do bairro, da região e do Estado, fortalecendo sentimento de "pertencimento"

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico “O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus, trazendo uma bagagem acumulada ao longo de sua trajetória evolutiva.” Currículo, pág. 14

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico “Recebamos os jovens de qualquer procedência por nossos próprios filhos, estimulando neles o amor ao trabalho e a iniciativa da educação. Diante de todos os que começam a luta, a senha será sempre "velar e compreender", a fim de que saibamos semear e construir, porque em todos os tempos, onde a juventude é desamparada a vida perece.” Emmanuel - Religião dos Espíritos