SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas QUEM É O PROFESSOR COORDENADOR QUE PODE MUDAR OS RESULTADOS DE SUA ESCOLA? O PC como integrante da Equipe Gestora – Funções, espaços de atuação, suportes e parcerias. SERRA NEGRA / AGOSTO / 2009
Resoluções SE de 19/12/2007 Resolução SE 88 - dispõe sobre a função Gratificada de Professor Coordenador Resolução SE 89 – Professor Coordenador de 1ª a 4ª séries EF Resolução SE 90 – Professor Coordenador Ciclo II do EF e EM Resolução SE 91 – Professor Coordenador da Oficina Pedagógica
ENTRAVES NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO: ORIGEM: FALTA DE CLAREZA DAS ATRIBUIÇÕES CONSEQUÊNCIA DESVIOS DE FUNÇÃO
DESVIOS DE FUNÇÃO - EXEMPLOS SUBSTITUIÇÃO DE DIREÇÃO SUBSTITUIÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUIÇÃO DE INSPETORES DE ALUNOS SUBSTITUIÇÃO DE SERVENTES SUBSTITUIÇÃO DE PESSOAL DA SECRETARIA
PROFESSOR COORDENADOR O sentido da palavra COORDENAR nos leva a ações como: organizar, ligar, juntar. Na prática do Professor Coordenador devemos pensar em ações como: acompanhar, avaliar, fortalecer o trabalho participativo, subsidiar, capacitar, divulgar, conhecer e selecionar materiais... propiciar condições de participação de todos nas decisões a serem tomadas É fácil fazer isto? Claro que não. Há receita pronta para ser seguida? A resposta também é não. No entanto, entendemos que determinados aspectos são imprescindíveis na busca desse ideal.
Ensina melhor quem se propõe a aprender PC FORMADOR APRENDIZ Ensina melhor quem se propõe a aprender
- AS HTPCs DEVEM CUMPRIR SUAS FINALIDADES O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental: - AS HTPCs DEVEM CUMPRIR SUAS FINALIDADES
PROJETOS DA ESCOLA E PLANOS DE ENSINO: O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental PROJETOS DA ESCOLA E PLANOS DE ENSINO: PLANEJADOS, CONTEXTUALIZADOS, DISCUTIDOS COLETIVAMENTE E COERENTES COM O CURRÍCULO.
SUPORTES
na organização das turmas; no subsídio ao professor da turma; O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental ACOMPANHAR A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA - ACOMPANHAR A RECUPERAÇÃO PARALELA E DE CICLO: na organização das turmas; no subsídio ao professor da turma; na elaboração e implementação dos projetos; na articulação entre os professores da classe e da RP - FREQÜÊNCIA IRREGULAR / COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
O resultado pedagógico de sua escola pode mudar O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental - Acompanhamento do trabalho realizado em salas de aulas, devolutiva aos professores e análise dos registros.
ORGANIZAR E TEMATIZAR REGISTROS O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental: DINAMIZAR O USO DOS RECURSOS MATERIAIS E ESPAÇOS FÍSICOS (BIBLIOTECA, SAI, VÍDEOS, JOGOS, ETC.) ORGANIZAR E TEMATIZAR REGISTROS
O resultado pedagógico de sua escola pode mudar O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental: - DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA ESCOLA E PROPOSTAS DE AÇÕES – ENVOLVENDO TODA A EQUIPE ESCOLAR.
Diretor Supervisor PCOP Alunos Comunidade... Conselho de Classe - Então, o PC que pode mudar o resultado de sua escola é aquele que ...