SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Formação continuada de Professores
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Passos para Revisão do PPP
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 ORIENTAÇÕES GERAIS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
III Encontro de Boas Práticas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Projeto de Recuperação
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Planejamento e 7 de março de 2014.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
DESENHO DO.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
REPLANEJAMENTO 2015.
Análise da Pesquisa de Campo Cristina Martins Giselle Massaro Márcia Leão Suelen Lemos Abril/2011.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Devolutiva do acompanhamento às UEs
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas QUEM É O PROFESSOR COORDENADOR QUE PODE MUDAR OS RESULTADOS DE SUA ESCOLA? O PC como integrante da Equipe Gestora – Funções, espaços de atuação, suportes e parcerias. SERRA NEGRA / AGOSTO / 2009

Resoluções SE de 19/12/2007 Resolução SE 88 - dispõe sobre a função Gratificada de Professor Coordenador Resolução SE 89 – Professor Coordenador de 1ª a 4ª séries EF Resolução SE 90 – Professor Coordenador Ciclo II do EF e EM Resolução SE 91 – Professor Coordenador da Oficina Pedagógica

ENTRAVES NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO: ORIGEM: FALTA DE CLAREZA DAS ATRIBUIÇÕES CONSEQUÊNCIA DESVIOS DE FUNÇÃO

DESVIOS DE FUNÇÃO - EXEMPLOS SUBSTITUIÇÃO DE DIREÇÃO SUBSTITUIÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUIÇÃO DE INSPETORES DE ALUNOS SUBSTITUIÇÃO DE SERVENTES SUBSTITUIÇÃO DE PESSOAL DA SECRETARIA

PROFESSOR COORDENADOR O sentido da palavra COORDENAR nos leva a ações como: organizar, ligar, juntar. Na prática do Professor Coordenador devemos pensar em ações como: acompanhar, avaliar, fortalecer o trabalho participativo, subsidiar, capacitar, divulgar, conhecer e selecionar materiais... propiciar condições de participação de todos nas decisões a serem tomadas É fácil fazer isto? Claro que não. Há receita pronta para ser seguida? A resposta também é não. No entanto, entendemos que determinados aspectos são imprescindíveis na busca desse ideal.

Ensina melhor quem se propõe a aprender PC FORMADOR APRENDIZ Ensina melhor quem se propõe a aprender

- AS HTPCs DEVEM CUMPRIR SUAS FINALIDADES O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental: - AS HTPCs DEVEM CUMPRIR SUAS FINALIDADES

PROJETOS DA ESCOLA E PLANOS DE ENSINO: O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental PROJETOS DA ESCOLA E PLANOS DE ENSINO: PLANEJADOS, CONTEXTUALIZADOS, DISCUTIDOS COLETIVAMENTE E COERENTES COM O CURRÍCULO.

SUPORTES

na organização das turmas; no subsídio ao professor da turma; O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental ACOMPANHAR A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA - ACOMPANHAR A RECUPERAÇÃO PARALELA E DE CICLO: na organização das turmas; no subsídio ao professor da turma; na elaboração e implementação dos projetos; na articulação entre os professores da classe e da RP - FREQÜÊNCIA IRREGULAR / COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS

O resultado pedagógico de sua escola pode mudar O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental - Acompanhamento do trabalho realizado em salas de aulas, devolutiva aos professores e análise dos registros.

ORGANIZAR E TEMATIZAR REGISTROS O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental: DINAMIZAR O USO DOS RECURSOS MATERIAIS E ESPAÇOS FÍSICOS (BIBLIOTECA, SAI, VÍDEOS, JOGOS, ETC.) ORGANIZAR E TEMATIZAR REGISTROS

O resultado pedagógico de sua escola pode mudar O resultado pedagógico de sua escola pode mudar. A atuação do PC é fundamental: - DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA ESCOLA E PROPOSTAS DE AÇÕES – ENVOLVENDO TODA A EQUIPE ESCOLAR.

Diretor Supervisor PCOP Alunos Comunidade... Conselho de Classe - Então, o PC que pode mudar o resultado de sua escola é aquele que ...