“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”

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“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Transcrição da apresentação:

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE” Projeto “EDUCANDO PARA A LIBERDADE”

GESTÃO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS e ASPECTOS PEDAGÓGICOS 1ª Etapa (eixo central) GESTÃO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS e ASPECTOS PEDAGÓGICOS PRODUTO “Construção das Diretrizes Nacionais”

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 2ª Etapa (eixo central) PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRODUTO “Documento orientador que contribuirá com a elaboração dos ‘Planos Estaduais de Educação’”

Objetivos Os Seminários Regionais se constituíram como o momento oportuno para discutir o papel das políticas estaduais de educação prisional na busca pela transformação da realidade do sistema penitenciário brasileiro, através da construção de planos estratégicos estaduais de educação nas prisões.

TEMÁTICAS CENTRAIS Articulação institucional; Formação de formadores; Certificação das atividades educativas; Desenvolvimento de um percurso social formativo que extrapole os limites da alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos no formato presencial.

DOCUMENTO REFERENCIAL COM AS PROPOSIÇÕES DOS SEMINÁRIOS REGIONAIS

ELEMENTOS ORIENTADORES MEC e MJ – fomento, apoio e indução da política de educação nas prisões em parceria com os estados; Parceria Institucional – Secretaria Estadual de Educação e as Secretarias responsáveis pela administração penitenciária; Construção do Plano Estadual de Educação nas Prisões; Parcerias com Universidades e Sociedade Civil Organizada;

Proposta Pedagógica; Financiamento da Educação de Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade; Espaços adequados para a oferta em todas as Unidades; Formação e valorização dos profissionais.

1ª Etapa: Plano estratégico para consolidação de uma política estadual de educação de jovens e adultos nas prisões. 2ª Etapa: Elementos básicos para elaboração dos planos estratégicos estaduais.