Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?
Saúde e Prevenção nas Escolas
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
AGENDA 21 Camila Bittencourt Daiana Bonetti Renata Ramos.
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Ministério da Cultura.
PLENÁRIA FINAL.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Agenda 21 Brasileira.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
METODOLOGIA DA AGENDA 21 PASSO A PASSO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.
Comissão de EJA de Alagoas
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Nacional de Cultura
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Características, Possibilidades, Dificuldades e Como Construir
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis                                                                              Agenda 21 Brasileira Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis

A Economia da poupança na sociedade do conhecimento Obj. 1.Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício; Obj 2. Eco eficiência e responsabilidade social das empresas; Obj. 3. Retomada do Planejamento estratégico, infra estrutura e integração regional; Obj.4. Energia renovável e a biomassa; Obj. 5. Informação e conhecimento para o DS; Inclusão social para uma sociedade solidária Obj. 6. Educação permanente para o trabalho e a vida; Obj. 7. Promover a saúde e evitar a doença, democratizando o SUS; Inclusão social e distribuição de renda; Obj. 9. Universalizar o saneamento ambiental protegendo o ambiente e a saúde;

Estratégia para sustentabilidade urbano/rural; Obj. 10 Gestão do espaço urbano e autoridade metropolitana; Obj.11 Desenvolvimento Sustentável do Brasil rural; Obj.12. Promoção da agricultura sustentável; Obj 13. Promover a Agenda 21 Local e o desenv. Integrado e sustentável; Obj. 14. Implantar o transporte de massa e mobilidade sustentável; Recursos naturais estratégicos: água, biodiversidade e florestas Obj. 15. Preservar a quantidade e melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas; Obj. 16. Política florestal, controle do desmatamento e corredores de biodiversidade

Obj. 17. descentralização e o ´pacto federativo:parcerias, consórcios e o poder local; Obj. 18. Modernização do Estado: gestão ambiental e instrumentos econômicos; Obj. 19. Relações internacionais e governança global para o DS; Obj. 20. Cultura cívica e novas identidades na sociedade da comunicação; Obj. 21. Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade

O que é Agenda 21 Local? É um instrumento de planejamento estratégico participativo que envolve todos os setores de uma localidade num processo de construção de um programa de ação que contemple as questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável.

O que é Desenvolvimento Sustentável? É aquele que harmoniza a necessidade do desenvolvimento econômico com a promoção da justiça social e o equilíbrio ambiental na busca da construção de sociedades sustentáveis .

Qual o Objetivo de uma Agenda 21 Local? Formulação e implementação de políticas públicas Como? Por meio de uma metodologia participativa e a institucionalização do Fórum de DS, que produza um plano de ação voltado para um cenário de futuro desejável pela comunidade local; Para que? Para entender as potencialidades e vulnerabilidades do território e as interações de sua base econômica, social, cultural e ambiental; Produto : Plano de Desenvolvimento Sustentável- PDS.

Parcerias Para que servem? Para fortalecer os compromissos pactuados entre os diferentes atores sociais de uma localidade. Evitar construir uma lista de atribuições a ser cumprida pelo poder executivo local. Controle social ativo

Plano Agenda 21 Local Conteúdo Mínimo Apresentação dos objetivos-chaves, das oportunidades e dos problemas. Apresentação de metas específicas a serem atingidas. Apresentação de ações concretas e específicas para atingir as metas e, por conseguinte, os objetivos. Descrição da visão estratégica da comunidade, incluindo uma declaração de consenso sobre os cenários de futuro. Estratégia de implementação das ações e os compromissos pactuados entre os diferentes segmentos sociais. Critérios de avaliação do processo e dos pactos firmados de forma periódica.

Agenda 21 Local Possibilidades e Obstáculos Planejamento voltado para a ação. Propostas voltadas para a construção de uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos. Ações pactuadas, partilhadas. Processo contínuo que possui no governo apenas um de seus atores. Visão multidisciplinar em todas as etapas do processo. Descentralização faz parte do processo. Obstáculos Ausência de informações sobre o desenvolvimento local e suas conseqüências econômicas, sociais e ambientais. Ausência de uma “cultura de participação”. Tradição de planejamento e ações setorizadas

Estruturando o Fórum da Agenda 21 Local Definição da Secretaria Executiva do fórum. Definição de regimento interno do fórum. Definição de mandato para os membros do fórum.

O Fórum Começa a Trabalhar Definição dos temas críticos/prioritários do município (formação dos GT´s); Definição do cenários que deveram orientar a discussão e refletir as aspirações da comunidade; O processo de diálogo e deliberações deve caracterizar os trabalhos do fórum e é a parte mais importante d processo; A Secretaria Executiva deverá contar com local, pessoal e estrutura para apoiar o processo da agenda; A criação de um canal de comunicação com a comunidade é fundamental.

Etapas para a Elaboração da Agenda 21 Local Semeando a Agenda 21 Local Criar um Grupo de Trabalho (GT) para divulgar e sensibilizar a comunidade local sobre a implantação do processo de construção da Agenda 21 Local. Objetivos do GT: Discutir e divulgar os objetivos, conceitos e metodologia (como fazer) da Agenda 21 Local. Poderá ser feito através de palestras junto aos diversos segmentos da comunidade. O envolvimento da imprensa local é fundamental. O GT poderá ser liderado por qualquer um dos setores da comunidade. Pode utilizar da estrutura dos |Comitês de Bacia, por meio de uma Câmara Técnica.

Etapas para a Elaboração da Agenda 21 Local Criação do Fórum da Agenda 21 Local: Pode ser criado pelo Poder Executivo, por meio de Decreto Municipal ou pelo Poder Legislativo (Câmara dos Vereadores), via Projeto de Lei Legislativo. Quem participa do Fórum da Agenda 21 Local: Uma secretaria-executiva composta por : Representantes do Governo Municipal; representantes da sociedade civil: associações, escolas, igrejas, clubes de serviço, empresários, industriais, fazendeiros, comerciantes, Ongs, Oscip, sindicatos, universidades, entre outros.

Etapas para a elaboração da Agenda 21 Local Estruturando o fórum da Agenda 21 Local: Definição da Secretaria Executiva do fórum, cuja missão será gerir o processo de construção da agenda definição do regimento interno do fórum estabelecimento do apoio do governo local ao processo de construção da agenda; definição de mandato claro para os membros do fórum, especificando responsabilidades de cada membro.

Etapas para a elaboração da Agenda 21 Local O que o Grupo de Trabalho deve fazer: Mobilizar e sensibilizar a comunidade; Fortalecer os canais de diálogo entre governo municipal (do Executivo e Legislativo e sociedade civil); Definir uma metodologia de trabalho; Identificar setores da sociedade / lideranças a serem representados no Fórum da Agenda 21 Local; Coletar e sistematizar informações sobre o município; Organizar debates e definir temas críticos do município.

Identificando Soluções e Meios de Implementação Detalhamento Após o levantamento dos dados e projeções de futuro dos temas prioritários ocorrerá a etapa de debates sobre as estratégias; Identificadas as estratégias e propostas, deve-se pactuar os meios de implementação entre os diferentes segmentos. O PDS Local se consolida quando se consensuarem os temas, recomendações e estratégias de implementação; O lançamento oficial da Agenda 21 Local deverá ser um evento marcante na história do município; Uma publicação deverá ser feita contendo todas as etapas, do processo da Agenda 21 Local.

Roteiro da Apresentação O que é Agenda 21 Local? O que é Desenvolvimento Sustentável? Qual o Objetivo de uma Agenda 21 Local? Etapas para a Elaboração da Agenda 21 Local - Semeando a Agenda 21 Local - O que o Grupo de Trabalho deve fazer - Criação do Fórum da Agenda 21 Local - Quem participa do Fórum da Agenda 21 Local - O Fórum começa a trabalhar Conteúdo Mínimo do Plano Agenda 21 Local Agenda 21 Local - Possibilidades e Obstáculos Identificando Soluções e Meios de Implementação As Experiências Brasileiras de Agenda 21 Local

As Experiências Brasileiras de Agenda 21 Local Ag21 locais por região: Nordeste: 152 Sul: 63 Centro-Oeste: 41 Sudeste: 171 Norte: 57 Total : 484 www.mma.gov.br/Agenda 21