Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CURRÍCULO.
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Apresentação da Disciplina:
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
Formação por competências
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Legislação.
Ivoti.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Gestão da Educação Infantil
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Planejamento - Professor
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROFESSOR(A) COORDENADOR(A)
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Medidas educativas para alunos com NEE
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Projeto Brincar para Vencer
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Roteiro de observação de estágio
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Educação Especial Aula 7
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento de Ensino
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Termo de Terminalidade
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial Constituem um conjunto de modificações que se realizam nos objetivos, conteúdos, critérios e procedimentos de avaliação, atividades e metodologia.(Brasil,1999) Para que haja modificações nas escolas e necessário que toda a proposta pedagógica, metodológica, administrativa seja revista, concordamos com Mantoan(97) e Sassaki(98) que afirmam que é a escola que deve se adaptar as crianças, de moda a atender a todos os alunos e não o contrário. * lembramos ainda que a educação formal, justamente porque formação humana envolve a construção de valores que estão acima dos interesses individuais ou de grupos dentro da sociedade, e implicam e ampliam a formação acadêmica visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Aspectos significativos Planejamento escolar e Projeto Político Pedagógico - Interação contínua entre as necessidades do aluno e as respostas educacionais efetivadas. - Concepção de currículo: fundamentos filosóficos, sócio-políticos da educação, referenciais teóricos e suportes que concretize a prática da sala de aula. A interação com pares é fundamental para o desenvolvimento integral de uma pessoa, isto é, a educação deve contemplar os aspectos cognitivos, afetivos e social do desenvolvimento humano. a aprendizagem, é significativa para os alunos, quando suas idéias são respeitadas, seus interesses valorizados, mais também quando novos assuntos são propostos pelos professores, pois é preciso criar um clima de respeito mútuo e de colaboração nas turmas. os elementos chaves de uma classe inclusiva são o ensino colaborativo, o tutoramento pelos pares e a aprendizagem cooperativa. Em relação ao currículo é claro que os alunos com deficiência possuem limitações de ordem sensorial, física, intelectual, afetiva ou social que os diferenciam de seus pares porem não podemos afirmar quando uma criança pode ou não aprender. E importante que o profª entendam que existem diferenças individuais, ritmos de aprendizagem diferenciados. a organização curricular da nossa escola possibilita aos alunos em geral oportunidades da apropriação do saber (ao nível de suas habilidades e competências, o saber conceitual, o saber fazer o saber conviver e o saber ser. Com isto estamos dizendo que cada aluno tem condiçoes de aprender e conseguir assimilar os conteudos escolares não limitando o curriculo a aprendizagem das disciplinas classicas.

Relativas aos objetivos e conteúdos. As adaptações curriculares podem ser organizativas . - Referentes ao tipo de agrupamento de alunos para realizar atividades de ensino aprendizagem, como também à organização didática da aula. Relativas aos objetivos e conteúdos. -Seleção, priorização e sequenciação de áreas ou unidades de conteúdos que garantam funcionalidade e sejam essenciais e instrumentais para as aprendizagens posteriores. - À seleção, inclusão e priorização de objetivos. -A eliminação e ao acréscimo de conteúdos, quando for necessário. Devemos levar em consideração o conteúdo das disciplinas, interligando-os aos problemas sociais contemporâneos e as concepções dos alunos acerca dos mesmos. O aluno necessita muito mais de que a aquisição de conhecimentos fragmentados. Dekirs (1998) assim se refere à questão dos objetivos do ensino: “as quatro aprendizagens fundamentais que ao longo da vida serão de algum modo para cada indivíduo os pilares do conhecimento são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser

Procedimentos didáticos - Alteração na metodologia de ensino. Avaliativas - Faz referência a variação de critérios, procedimentos, técnicas e instrumentos adotados para avaliar e promover o aluno. Procedimentos didáticos - Alteração na metodologia de ensino. - Introdução de atividades complementares ou alternativas, além das planejadas para turma. - Alteração do nível de abstração e de complexidade das atividades, ofercendo recursos de apoio.

Na temporalidade - Alternação no tempo previsto para realização das atividades ou conteúdos. - Flexibilidade para alcançar determinados objetivos. - Prolongamento ou redução no tempo de permanência do aluno na série, fase ciclo ou etapa.

Acesso ao currículo - Mobiliário adequados. - Equipamentos específico. - Recursos materiais adaptados. - Formas alternativas e ampliadas de comunicação. - Modalidades variadas de apoio para participar das atividades escolares.