EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Advertisements

ÉPOCAS CONSTITUCIONAIS NO BRASIL
Professor – Dejalma Cremonese
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
Órgãos de soberania.
A longa luta pelo direito do voto
TÍTULO ELEITORAL.
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
ELEIÇÃO DOS VEREADORES MIRINS do eleitorado; todos os alunos do 3º ciclo diurno matriculados nas escolas participantes até dia 09/02/
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS (1930 – 1945).
Voto e cidadania.
Colégio dos Santos Anjos– 5º ano
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Você esta contente com nosso sistema administrativo?
Políticas Públicas Municipais
Diagrama de Casos de Uso (Use Case)
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
Unidade 2 - Direito Constitucional
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Curso Direito à Memória e à Verdade
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
O Estado e os Três Poderes
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Sistema eleitoral brasileiro e a urna eletrônica
Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção
Órgãos soberania.
LEI 9.504/1997 Estabelece normas para as eleições.
 O DIREITO DE VOTAR: COMO FAZER DESSA CONQUISTA UM MEIO PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE O BRASIL NECESSITA? Ao longo da história da civilização,
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Título de Eleitor.
FERRAMENTAS DE ACESSO A DADOS ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PET Administração Pública XVI SEMAP 10 a 13 de Setembro 20 Anos.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
O voto feminino no Brasil
REGIME MILITAR BRASILEIRO 1964 A ditadura.
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
TÍTULO DE ELEITOR ANA PAULA CÁSSIA JULIANA JOCELEI JYLLIANE RAQUEL.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
Democracia Brasileira
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
O Código Eleitoral e o TSE
Como a corrupção pode se apresentar ?
As diversas formas de organização da coletividade.
Nacionalidade.
Sistema Representativo
A longa luta pelo direito do voto
Prof. Ricardo Justo.
DIREITO ELEITORAL.
C ONSTITUIÇÕES B RASILEIRAS 1 - OUTORGADA ; poderes de Estado, os 3 + Moderador; destaques: - legislativo bicameral; senadores – poder vitalício,
QUER SABER PORQUE O BRASIL É RICO E SEU POVO ESTÁ POBRE?
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
RESPONSABILIDADE DO VOTO COMO CIDADÃO
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
Conseqüências jurídicas da substituição dos candidatos majoritários a menos de 30 dias das eleições Palestrante: Dr. Wesley Crisóstomo Aleixo Barbosa.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas de governo.

Hoje, nas sociedades ocidentais, prevalece a DEMOCRACIA (poder exercido por meio do povo).

Em 1932, o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral com a tarefa de realizar todos os trabalhos eleitorais. O Código Eleitoral de 1932 introduziu o voto secreto, o alistamento feminino e o sistema de representação proporcional em dois turnos simultâneos. Esse código já previa o uso da “máquina de votar”, o que aconteceu na década de 90 com o surgimento da urna eletrônica.

Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. A Constituição extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos políticos, suspendeu as eleições livres, estabeleceu a eleição indireta para presidente da República. Vargas foi deposto em 1945. O Código Eleitoral de 1945 restabeleceu definitivamente a Justiça Eleitoral no país, que voltou a organizar o alistamento eleitoral e as eleições. Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob o regime militar. O período foi marcado por uma sucessão de atos institucionais, com os quais o regime militar conduziu o processo eleitoral. Com a redemocratização, em 1985, começou uma nova etapa na história da Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral está fazendo a sua parte: As eleições no Brasil são as mais informatizadas do mundo; Apuração mais rápida; Resultado confiável.

A Constituição Federal de 1988 ampliou o direito de voto Para analfabetos (facultativo) Para menores entre 16 e 18 anos (facultativo) Votar é um DIREITO e um DEVER de todos cidadãos entre 18 e 70 anos.

Não comparecer para votar tem penalidades: Os cidadãos com 18 anos completos devem tirar seu título de eleitor no cartório eleitoral de seu município. Não comparecer para votar tem penalidades: Pagamento de multa; Impossibilidade de se inscrever em faculdade pública; Cancelamento do título de eleitor após 3 faltas consecutivas; Além de outras consequências na vida civil.

O eleitor deve ter cuidado ao CONFIRMAR seu voto na urna, pois não é possível alterá-lo. Antes de confirmar, o eleitor tem como corrigir seu voto. O eleitor pode utilizar a “COLA”para facilitar a votação.

COMO ACONTECEM AS ELEIÇÕES De dois em dois anos: Eleição Municipal: prefeitos e vereadores. Eleição Geral: Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Este ano teremos eleições municipais. Serão escolhidos os vereadores e os prefeito. Na urna eletrônica serão exibidas as seguintes telas

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos [...]”

A Constituição determina que é OBRIGAÇÃO do PODER PÚBLICO fornecer, com qualidade: Educação Saúde Transporte Segurança Saneamento básico

O CUSTO DOS

A principal função dos nossos representantes eleitos é defender os interesses da sociedade.

FUNÇÕES DO PREFEITO Administrar o município; Apresentar projetos de Lei para a Câmara de Vereadores; Nomear e demitir servidores; Comandar os serviços públicos municipais (SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ETC); Administrar os impostos municipais.

FUNÇÕES DOS VEREADORES Função Legislativa Função de Fiscalização

A COMPRA DE VOTOS O CANDIDATO CORRUPTO OFERECE: Promessa de emprego público; Dinheiro; Bens materiais diversos; Promessa de inclusão em bolsa-família ou outros; Cesta básica; Consulta médica, etc. O CANDIDATO CORRUPTO OFERECE:

2.940.371 CASAS POPULARES Custo ANUAL da CORRUPÇÃO: 69 BILHÕES de REAIS Com esse valor seria possível construir 2.940.371 CASAS POPULARES POR ANO! Fonte: FIESP 2010 – Relatório: Corrupção: custos econômicos e propostas de combate.

SAÚDE PÚBLICA

SEGURANÇA PÚBLICA

EDUCAÇÃO

TRANSPORTE PÚBLICO

INJUSTIÇA SOCIAL

VOCÊ PODE MUDAR ISSO! VOTE CONSCIENTE!

TRANSPORTE PÚBLICO

EDUCAÇÃO

SAÚDE PÚBLICA

VOTE CONSCIENTE! SEU VOTO É O SEU FUTURO!